10 coisas para manter a mente positiva
10 dicas para manter a mente positiva

10 dicas para manter a mente positiva

1. Escolha pensar sempre de forma positiva

Desenvolva a vigilância sobre os pensamentos. E, quando perceber que um pensamento negativo surgiu, substitua-o, por um pensamento oposto. Para isso, você precisa de muita disciplina mental, ou seja, esse é um exercício diário. Ter uma atitude positiva diante da vida atrai pessoas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas.

2. Não alimente preocupações

Compreenda que alimentar os estados de sofrimento gera ainda mais dor para você e para quem está ao seu redor. Todos passam por momentos difíceis, mas cada um é responsável por se manter no sofrimento ou não.

3. Pare de se queixar

Quando você reclama atrai para si mesmo a carga negativa das próprias palavras. Para mudar o hábito de reclamar, é preciso policiar as palavras e o tom de voz. Comece a se observar e ficará surpreso como, diariamente, você reclama muitas vezes. Reclama do tempo, dos governantes, do país, do marido que deixou a toalha na cama, da mulher que gastou demais, do filho que não fez o que você queria, dos acontecimentos e por aí vai… Dessa maneira, você passa seu dia se irritando e se sentindo descontente.

4. Aceite o que lhe acontece no momento presente

Entenda que nada acontece por acaso. Não se revolte com os fatos e pessoas. Extraia lições do que lhe acontece, e com paciência e coragem, supere os obstáculos e desafios.

05. Estabeleça metas

Uma das melhores maneiras de manter a positividade é gastar energia com coisas motivadoras e que são significativas para você. Ao invés de deixar pensamentos negativos tomarem conta, manter-se confiante e ocupado com projetos e iniciativas, é muito mais satisfatório e faz bem para alma e para a mente.

6. Não dê tanta importância às coisas e não se aborreça com facilidade

Não perca tempo com melindres e preocupações que trazem doenças e tiram seu equilíbrio e paz mental. Quando você se irrita ou quando explode de raiva, envenena seu corpo e sua mente. Em vez disso, desenvolva tolerância e compreensão.

7. Pare de querer controlar os outros ou a vida

Ninguém muda ninguém e nem pode controlar os acontecimentos. Podemos e devemos, sim, controlar nossa mente e mudar a nós mesmos.

8. Desenvolva o sentimento de gratidão

Gratidão é sair de nós mesmos, de nossos recuos internos e de nossas necessidades pessoais para se colocar à disposição das outras pessoas. Estar grato é reconhecer a impermanência das coisas e gratificar o que temos hoje. Praticar a gratidão no dia a dia é uma maneira de trazermos à tona para a mente as qualidades positivas do presente.

9. Liberte-se do sentimento de culpa

A culpa cria uma prisão interna. Ao invés de nutrir este sentimento, aprenda com seus erros. Desenvolva a humildade de reconhecê-los e peça desculpas. Faça o melhor que puder, libertando-se das cobranças e do perfeccionismo.

10. Desenvolva a habilidade de estar presente

Entenda que o ansioso vive pensando no futuro. A pessoa com raiva vive no passado. Não perca o presente, pensando nas expectativas do futuro ou nas lembranças do passado. Ele é a única coisa que temos. Valorize seu dia, pois nada se repete. Viva o aqui e agora e seja mais tranquilo e equilibrado. Fique em paz!

Namastê!