DICA DE CAFÉ DA MANHÃ – Mingau de aveia

DICA DE CAFÉ DA MANHÃ – Mingau de aveia

De acordo com a Ayurveda, no início do dia, nosso Agni – energia metabólica que ajuda o corpo a assimilar os nutrientes e transformar a matéria física nas formas mais sutis de energia para a vitalidade – está mais fraco, e não é fácil para a maioria dos organismos digerir alimentos pesados como pães, ovos, queijos, leite gelado e iogurte com frutas, entre outros alimentos. Por esse motivo, o Ayurveda recomenda uma refeição de fácil digestão, pela manhã, que nutre o corpo sem sobrecarregá-lo.

Isso significa consumir algo morno, cozido, bem temperado, saboroso, com ênfase em cereais quentes e frutas cozidas. Uma dica é começar o dia com um delicioso e nutritivo mingau.

Thinkstock

Dá para variar as frutas, as especiarias e o tipo de leite. Pode usar maça, pera, banana, uva passa, damasco, tâmaras, leite de coco, de amêndoas, de arroz ou até mesmo água.

Aproveite para usar a criatividade, sempre sentindo o que seu corpo necessita.

Receita de Mingau (porção para 1 pessoa)

3 colheres de sopa de aveia em flocos

1 colher de sobremesa de mascavo

1 cardamomo

1 banana picadinha

2 xícaras de água.

1 pitada de canela em pó

1 pistilo de açafrão

COMO FAZER

Em uma panela coloque as sementes de cardamomo e leve ao fogo por cerca de 1 minuto, adicione o pistilo, a aveia, o mascavo e a banana. Mexa bem. Coloque a água e deixe cozinhar até começar a ficar bem cremoso. Desligue o fogo, adicione a canela e sirva morno.

Bom dia e bom apetite!!!

*Receita do blog busca da essência.