Yoga

Perguntas Frequentes

  • Qual é a idade própria para iniciar Yoga?

    Pode-se começar a praticar com qualquer idade e qualquer condição física. Não há limites de idade. Existem práticas especificas de Yoga para crianças com idade entre 04 e 13 anos, para que o professor possa trabalhar com práticas mais voltadas ao desenvolvimento motor, consciência na respiração e foco definido. Pessoas mais maduras também não têm restrições quanto ao início das práticas. Todas essas atividades seguem o ritmo de cada um, sem exigir além do que o corpo pode dar. Nesse caso, basta que o praticante inicie aos poucos, escutando os limites do seu corpo.

  • Nunca tive aula de yoga. Como eu começo?

    Há muitas maneiras de começar sua prática de yoga. O importante é que você dê o primeiro passo. O Gaya se empenha em oferecer a melhor qualidade em prática aliada com o desenvolvimento de sua autoconsciência, espiritualidade e percepção interna e externa. Recomendamos que você comece em estilos mais suaves de práticas, como a Hatha Suave ou Hatha Contemporânea. Entretanto, se ainda existirem dúvidas quanto às possibilidades, peça um horário para falar em particular com uma professora – ela certamente o ajudará a escolher a melhor opção para você.

  • Como eu escolho qual tipo de yoga experimentar? Com tantas opções, eu posso tentar mais de uma?

    No Gaya oferecemos yoga para todos os tipos de idade e todos os níveis de experiência. É ideal que você possa experimentar e escolher a forma mais adequada às suas expectativas. Para isso, uma conversa com seu professor de yoga pode ajudar você a escolher um estilo de yoga mais adequado às suas necessidades. Além disso, oferecemos um pacote especial para iniciantes justamente para que você possa experimentar todas as aulas que quiser, para então decidir o estilo, horário ou professor que mais combina com você!

  • Existe alguma forma de avaliar minha saúde antes de começar as práticas no Gaya?

    Sim. Em sua ficha de cadastro há um espaço para você relatar qualquer tipo de restrição física ou de saúde, para que seu professor esteja atento a esses pequenos detalhes. Entretanto, de acordo com a necessidade de cada caso, você pode conversar diretamente com seu médico para nos trazer informações mais específicas sobre o que você pode e o que não pode fazer em sua prática, garantindo integridade à sua saúde.

  • O que eu preciso para praticar?

    Você precisa de um tapete de prática (mat) e apenas isso! Todos os acessórios importantes para sua prática são fornecidos pelo Gaya, para assegurar uma aula completa e diferenciada. É importante que você tenha o seu próprio tapete, pois ele será o seu companheiro de prática. O tapete delimita o seu espaço na sala de aula e ainda simboliza o seu compromisso com a sua prática de Yoga. É nele que o praticante coloca sua energia, seu suor e seu corpo. assim, seu tapete tem muito mais a dizer sobre você do que tapetes públicos. O uso de tapetes compartilhados deve ser evitado para sua própria higiene. Para cuidar do seu tapete e mantê-lo limpo, misture 1 colher de sopa de óleo de melaleuca com 1 litro de água e borrifar em seu tapete. O Gaya disponibiliza tapetes para seus alunos, mas sempre encorajamos que você adquira seu próprio tapetinho. Se você transpira muito, traga sempre uma toalha.

  • O que vestir para as práticas de Yoga ?

    Roupas leves e confortáveis que possibilitem movimentação e transpiração. Roupas de banho (sungas e biquínis) não são recomendáveis. Em dias mais frios, é recomendado utilizar um moleton não muito pesado. As salas são aquecidas para garantir o conforto de sua prática. As práticas são feitas sem sapatos.

  • Eu preciso fazer o check-in antes da aula, fazer uma reserva para aula, ou posso simplesmente aparecer?

    Você pode acessar nossa grade horária, escolher o melhor horário para iniciar sua prática e chegar com 10 a 15 minutos de antecedência. Não é necessário fazer reserva prévia. Chegue antes para preencher seu cadastro, conhecer o espaço e já ir se ambientando. Por favor, retire seus sapatos e desligue seu celular antes de entrar na sala.

  • O que comer antes e depois das práticas?

    É recomendado ter refeições leves tanto antes como depois de uma prática. Evite refeições pesadas duas horas antes da prática, e depois dela beba bastante líquidos, mas procure não ingerir líquidos durante a aula.

  • Como posso aprender mais sobre o Yoga?

    Uma excelente forma de conhecer mais sobre essa filosofia milenar é através da leitura. Entretanto, a melhor forma de aprender mais sobre o Yoga é com a prática. Uma prática frequente trará uma consciência maior de si mesmo, um aprendizado sobre seu próprio corpo, seus limites, avanços e informações. O Yoga trabalha profundamente todos os níveis do seu corpo, aumentando sue bem-estar físico e mental. Portanto, procure praticar o máximo possível, seja no Gaya ou em casa.

  • Grávidas podem praticar junto com outros alunos?

    Na prática de Yoga, o ideal seriam turmas exclusivas para gestantes, o que muitas vezes não acontece em função de as gestantes terem restrições a horários, ou por preferirem continuar com seu professor e sua turma. Caso a aluna já pratique antes da gravidez, ela poderá continuar, assim que o médico liberá-la para as atividades físicas. Normalmente se recomenda que os três primeiros meses sejam de repouso. Para pessoas que nunca praticaram Yoga, o ideal é conversar com o professor para que este possa avaliar uma melhor possibilidade para você. Oferecemos turmas especiais para gestantes. Conheça nossa Grade Horária completa.

  • Preciso perder peso. O yoga pode me ajudar com isso e que aulas são melhores para perder peso?

    A resposta é sim! Qualquer aula de yoga pode ajudar você a perder peso. A combinação do movimento através das posições e trabalhar com a respiração é uma ótima maneira de acelerar seu metabolismo e queimar calorias. E, praticando yoga, fará você mais consciente e atento ao que você está comendo e como está cuidando do seu corpo. Yoga também melhora sua postura, flexibilidade e tônus muscular, ajudando você a se tornar mais esbelto e longo. Mas lembre-se de que o Yoga não é uma atividade cardio-respiratória de alto gasto calórico. Ele participa de seu emagrecimento associado a uma dieta adequada, e prática de outras atividades físicas regulares.

  • Meu médico me recomendou yoga para me ajudar a controlar o stress. Funciona?

    Yoga é uma das mais antigas e veneradas formas de alívio do stress. É uma prática completa que promove clareza mental, incremento de autoconsciência, calma física e mental e um senso geral de bem-estar e relaxamento. Qualquer uma de nossas aulas oferecerá excelente alívio ao stress e ajudará você no seu caminho para uma paz maior e mais felicidade, mas especialmente recomendamos uma de nossas práticas de yoga restaurativa para ajuda imediata para o alívio do stress.

  • Posso praticar durante meu período menstrual?

    É aconselhável que você evite uma prática mais vigorosa ou posições invertidas durante este período. O ideal seria praticar a Yoga Restaurativa no início de sua menstruação, pois é o momento em que seu corpo precisa parar e buscar um momento de equilíbrio e tranquilidade. Alguns mestres aconselham repouso total nos três primeiros dias do ciclo menstrual. Entretanto, outros professores não vêem problema algum em se praticar durante o período menstrual. A melhor dica é você sentir sua energia e disposição nesse período, e fazer as adaptações necessárias em sua prática.

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