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Em casa: dicas de yoga para iniciantes

Em casa: dicas de yoga para iniciantes

O aumento da busca pela prática de yoga é real. Com mais pessoas em casa, a atividade está se popularizando cada vez mais.

No gráfico abaixo, você consegue visualizar o aumento das buscas no Google em relação à palavra yoga nos últimos 5 anos:

gráfico de aumento de buscas para o tema de yoga no google
Fonte: Google Trends

Percebe como houve um crescimento?

Isso está acontecendo por diversas razões…

  1. Com mais tempo livre, as pessoas estão buscando atividades para ocupar a mente;
  2. Devido a atual situação, muitas pessoas estão preocupadas com a saúde e buscando soluções de bem-estar para inserir na rotina;
  3. Ao mesmo tempo, existem pessoas procurando atividades que tragam paz e diminuam a sensação de ansiedade causada pelas circunstâncias atuais.

Você se encaixa em alguma dessas razões? O yoga começou a aparecer para você como uma prática útil nesse momento?

Bom, independentemente dos motivos que te trouxeram a esse texto, nós sabemos que pode ser que você esteja ainda iniciando na prática. Por isso, é essencial que você entenda como tudo funciona, certo?

E foi exatamente por isso que decidimos escrever esse conteúdo com algumas dicas essenciais que podem te ajudar a começar a praticar o yoga.

E aí, vamos entender juntos quais pontos você deve prestar atenção antes de começar a praticar?

Mas antes: yoga é muito mais que uma atividade física!

Muitas pessoas que buscam no yoga apenas os benefícios de uma atividade física, acabam se surpreendendo com o poder de transformação que a prática traz.

Além do aumento da elasticidade e do fortalecimento muscular, o yoga pode:

  • Diminuir sintomas de ansiedade e depressão;
  • Aumentar a sua consciência respiratória;
  • Aumentar a sua capacidade de foco e concentração;
  • Mudar a forma como você enxerga o mundo ao seu redor.

Incrível, não é?

A prática de yoga pode mudar vidas! Afinal, não se trata apenas de um exercício físico e sim de uma filosofia.

Mas, se você quiser entender mais a fundo o que é o yoga e a sua filosofia, nós temos um conteúdo exclusivo e bem completo sobre tudo isso! Confira aqui >

Agora, se você já decidiu que vai começar a praticar e acha que precisa inserir essa atividade na sua vida agora, vamos às dicas!

5 dicas essenciais de yoga para iniciantes

Para que a sua prática seja saudável e segura, é necessário que você siga algumas orientações. 

Geralmente, essas orientações são dadas pelos professores de yoga. Com a ajuda desses profissionais, em um ambiente voltado à prática, fica muito mais fácil evoluir e manter a segurança nas posturas.

Mas, calma, não é impossível praticar em casa. Foi por isso que reunimos todos os nossos professores de yoga para nos contar quais são as principais dicas para quem está começando a praticar agora.

1. Encontre uma referência…

Se você nunca teve contato com o yoga, vai precisar de ajuda profissional!

Nós estamos aqui para te ajudar com isso! Estamos oferecendo, em nosso canal no Youtube, diversos vídeos de aulas de yoga semanais.

Legal, né? Confira uma das aulas abaixo:

Assim, você vai ter a ajuda de um profissional, para conhecer as posturas e começar a praticar com quem realmente entende do assunto.

Para acompanhar os vídeos, basta seguir o nosso Instagram clicando aqui! Nos stories, divulgamos os vídeos de cada semana.

2. Encontre o local ideal

A prática de yoga exige silêncio.

Tudo bem, com todo mundo em casa pode ser um pouco mais difícil encontrar um ambiente 100% silencioso. Mas, tente achar o lugar mais silencioso da sua casa.

Assim, você vai entender como o yoga tem tudo a ver não só com o corpo, mas também com a sua mente.

O silêncio fará você relaxar e meditar enquanto pratica, focando somente em você, na sua respiração e nos movimentos do seu corpo. A ideia é deixar os problemas de lado, se libertar e focar.

3. Apoio

Quem frequenta studios de yoga ou já pratica há algum tempo sabe que a utilização do tapete de yoga é essencial para que você não se machuque.

Isso porque pode ser desconfortável realizar as posturas diretamente no chão, certo?

Em algumas delas você estará com as costas, ou o joelho e às vezes até mesmo a cabeça no chão. Por isso, ter um apoio fará com que você se sinta mais confortável durante as aulas.

Claro, se você não tiver o tapete nesse momento, pode pegar um cobertor, por exemplo. E se você mora em Curitiba e tem interesse em comprar um tapetinho para praticar, pode entrar em contato com a gente aqui, pelo WhatsApp.

4. Tome cuidado com o seu limite!

Yoga é conforto.

Nada de sair por aí achando que você pode fazer todas as posturas logo no início. Isso pode acabar gerando algum tipo de machucado!

Por isso, sempre dizemos que é necessário confiar no limite do seu corpo. É necessário ter calma para evoluir na prática.

Aceite que você não vai sair por aí virando de ponta cabeça se nunca praticou antes. Algumas pessoas podem conseguir, mas não ache que isso é necessário para que você evolua.

Por isso, um profissional é essencial para quem está começando a praticar. Um professor de yoga consegue ajudar os alunos a evoluírem de uma forma muito mais eficiente.

Mas, enquanto você estiver em casa: calma! Deixe a ansiedade de lado e vá aos poucos!

5. Posturas para iniciantes

Como falamos anteriormente: pode ser que você não consiga sair por aí virando de ponta cabeça logo na primeira tentativa de praticar yoga.

É por isso que, geralmente, nós indicamos algumas posturas iniciais para quem está começando a praticar sozinho.

Vrikshasana (árvore);

Trikonasana (triângulo estendido);

Bhujangasana (cobra);

Esses são algumas das posturas que são mais tranquilas ao praticar yoga.

Bateu a curiosidade para saber como elas são?

Clique aqui e confira um conteúdo sobre as 6 posturas ideais de yoga para iniciantes! >

Mas, lembre-se: a prática de yoga possui uma evolução gradual. Ninguém nasce sabendo, ninguém é obrigado a conseguir realizar as posturas logo na primeira vez. Portanto, nada de frustração, ok?

Uma dúvida bastante comum: os estilos de yoga

Existem diversos estilos de yoga e pode ser que você tenha ficado em dúvida sobre qual seria o ideal para você, não é?

A verdade é que só experimentando os estilos é que você vai descobrir qual é o que você mais gosta. Afinal, cada um deles possui uma intensidade e um objetivo.

Por isso, vale muito à pena conhecer os diferentes estilos para conseguir escolher o melhor para a sua vida.

Aqui no Gaya Bem-Estar, os principais estilos que trabalhamos são:

  1. Iyengar;
  2. Ashtanga;
  3. Vinyasa;
  4. Hatha;
  5. e Kundalini.

Cada estilo possui uma característica específica, mas todos podem praticar, até mesmo quem está começando.

Agora você pode começar!

O que achou? Conseguimos deixar um pouco mais claro para você? Vai conseguir começar a praticar?

Faça alguma de nossas aulas que estão disponíveis no Youtube e depois nos conte como foi a sua experiência.

Mas não esqueça de respeitar os seus limites e tomar cuidado com o seu corpo.

Acompanhe o nosso Instagram para não perder nenhuma novidade sobre as aulas disponíveis de forma gratuita. 

Agora, caso você tenha interesse em inserir essa prática verdadeiramente na sua rotina, estamos com vagas abertas para o nosso projeto Yoga em Casa, onde estamos oferecendo aulas AO VIVO para nossos alunos.

Para mais informações sobre os nossos planos de yoga, mande uma mensagem para o nosso WhatsApp clicando aqui! 

Esperamos que o yoga possa transformar a sua vida como já transformou de tantos alunos que passaram pelo nosso espaço.