Pode-se começar a praticar com qualquer idade e qualquer condição física. Não há limites de idade. Pessoas mais maduras também não têm restrições quanto ao início das práticas. Todas essas atividades seguem o ritmo de cada um, sem exigir além do que o corpo pode dar. Nesse caso, basta que o praticante inicie aos poucos, escutando os limites do seu corpo. Aqui no Gaya, a idade mínima para participar das turmas é 18 anos.
Há muitas maneiras de começar sua prática de yoga. O importante é que você dê o primeiro passo. O Gaya se empenha em oferecer a melhor qualidade em prática aliada com o desenvolvimento de sua autoconsciência, espiritualidade e percepção interna e externa. Recomendamos que você comece em estilos mais suaves de práticas, como a Hatha Suave ou Hatha Contemporâneo. Entretanto, se ainda existirem dúvidas quanto às possibilidades, peça um horário para falar em particular com um professor – ele certamente o ajudará a escolher a melhor opção para você.
No Gaya oferecemos yoga para todos os tipos de idade e todos os níveis de experiência. É ideal que você possa experimentar e escolher a forma mais adequada às suas expectativas. Para isso, uma conversa com seu professor de yoga pode ajudar você a escolher um estilo de yoga mais adequado às suas necessidades.
Sim. Em sua ficha de cadastro há um espaço para você relatar qualquer tipo de restrição física ou de saúde, para que seu professor esteja atento a esses pequenos detalhes. Entretanto, de acordo com a necessidade de cada caso, você pode conversar diretamente com seu médico para nos trazer informações mais específicas sobre o que você pode e o que não pode fazer em sua prática, garantindo integridade à sua saúde.
Você precisa de um tapete de prática (mat) e apenas isso! Todos os acessórios importantes para sua prática são fornecidos pelo Gaya, para assegurar uma aula completa e diferenciada. É importante que você tenha o seu próprio tapete, pois ele será o seu companheiro de prática. O tapete delimita o seu espaço na sala de aula e ainda simboliza o seu compromisso com a sua prática de Yoga. É nele que o praticante coloca sua energia, seu suor e seu corpo. Assim, seu tapete tem muito a dizer sobre você. Para cuidar do seu tapete e mantê-lo limpo, misture 1 colher de sopa de óleo de melaleuca com 1 litro de água e borrifar em seu tapete. Nós disponibilizamos tapetes caso necessário, porém o uso de tapetes compartilhados deve ser evitado para sua própria higiene. Se você transpira muito, traga sempre uma toalha.
Roupas leves e confortáveis que possibilitem movimentação e transpiração. Roupas de banho (sungas e biquínis) não são recomendáveis. Em dias mais frios, é recomendado utilizar um moletom não muito pesado. As salas são aquecidas para garantir o conforto de sua prática. As práticas são feitas sem sapatos.
No momento, por conta do distanciamento e diminuição da capacidade das salas, pedimos que você agende sua prática. É só escolher o melhor horário para iniciar sua prática e agendar no nosso whatsapp, e no dia da sua aula chegar com 10 a 15 minutos de antecedência, para garantir sua vaga. Por favor, retire seus sapatos e desligue seu celular antes de entrar na sala.
É recomendado ter refeições leves tanto antes como depois de uma prática. Evite refeições pesadas duas horas antes da prática, e depois dela beba bastante líquidos, mas procure não ingerir líquidos durante a aula.
Uma excelente forma de conhecer mais sobre essa filosofia milenar é através da leitura. Entretanto, a melhor forma de aprender mais sobre o Yoga é com a própria prática. Uma prática frequente trará uma consciência maior de si mesmo, um aprendizado sobre seu próprio corpo, seus limites, avanços e informações. O Yoga trabalha profundamente todos os níveis do seu corpo, aumentando seu bem-estar físico e mental. Portanto, procure praticar o máximo possível, seja no Gaya ou em casa.
Na prática de Yoga, o ideal seriam turmas exclusivas para gestantes, o que muitas vezes não acontece em função de as gestantes terem restrições a horários, ou por preferirem continuar com seu professor e sua turma. Caso a aluna já pratique antes da gravidez, ela poderá continuar, assim que o médico liberá-la para as atividades físicas. Normalmente se recomenda que os três primeiros meses sejam de repouso. Para pessoas que nunca praticaram Yoga, o ideal é conversar com o professor para que este possa avaliar uma melhor possibilidade para você. Na nossa grade horária, oferecemos aulas adaptadas e direcionadas para gestantes, para entender qual é a melhor opção, converse conosco pelo whatsapp!
A resposta é sim! Qualquer aula de yoga pode ajudar você a perder peso. A combinação do movimento através das posições e trabalhar com a respiração é uma ótima maneira de acelerar seu metabolismo e queimar calorias. E, praticando yoga, fará você mais consciente e atento ao que você está comendo e como está cuidando do seu corpo. Yoga também melhora sua postura, flexibilidade e tônus muscular, ajudando você a se tornar mais esbelto e longo. Mas lembre-se de que o Yoga não é uma atividade cardiorrespiratória de alto gasto calórico. Ele participa de seu emagrecimento associado a uma dieta adequada, e prática de outras atividades físicas regulares.
Yoga é uma das mais antigas e veneradas formas de alívio do stress. É uma prática completa que promove clareza mental, incremento de autoconsciência, calma física e mental e um senso geral de bem-estar e relaxamento. Qualquer uma de nossas aulas oferecerá excelente alívio ao stress e ajudará você no seu caminho para uma paz maior e mais felicidade, mas especialmente recomendamos uma de nossas práticas de yoga Hatha Contemporâneo ou Yoga e Alinhamento para ajuda imediata para o alívio do stress.
É aconselhável que você evite uma prática mais vigorosa ou posições invertidas durante este período. O ideal seria praticar a Hatha Contemporâneo ou Yoga e Alinhamento no início de sua menstruação, pois é o momento em que seu corpo precisa parar e buscar um momento de equilíbrio e tranquilidade. Alguns mestres aconselham repouso total nos três primeiros dias do ciclo menstrual. Entretanto, outros professores não vêem problema algum em se praticar durante o período menstrual. A melhor dica é você sentir sua energia e disposição nesse período, e fazer as adaptações necessárias em sua prática.