Shantala: um toque de carinho e cuidado para seu bebê 

Shantala: um toque de carinho e cuidado para seu bebê 

Técnica de massagem é eficaz para relaxar o corpo, aliviar cólicas e intensificar o vínculo afetivo entre mãe e filho, diz professora de yoga Lygia Castro

O médico Frederic Leboier em viagem à Índia observou uma mulher, chamada Shantala, na cidade de Calcutá, que massageava todos os dias seu bebezinho. Por vários dias, ele resolveu fotografar essa mãe e seu bebê e descobriu que a massagem era passada de mãe para filho há muitos anos. Ele escreveu um livro e trouxe a técnica para o ocidente, nomeando-a de Shantala.

“É indicada para todos os bebês a partir de um mês de vida, em alguns casos é terapêutica, trazendo benefícios como: desenvolvimento psicomotor, diminui cólicas, melhora no sono, acalma, entre outros”, conta Lygia Castro.

Originalmente é feito pelas mães, mas qualquer um que se disponha a aprender a técnica é bem vindo para executar tais manobras. Fisioterapeutas costumam realizar a massagem para fins terapêuticos. Mas, o ponto principal da massagem é intensificar o relacionamento mãe e filho, o vínculo afetivo. “Existe o contato pele a pele a partir do momento em que a mãe, com a palma da mão e com óleo, massageia seu filho, olho no olho”, isso aumenta o vínculo entre os dois, afirma a professora de yoga.

Lygia explica que as mães precisam aprender a sequência da massagem original. Energeticamente é importante que seja feita como as mulheres indianas fazem, para que se obtenha os resultados da massagem em sua totalidade.   “A partir do momento que a criança passa a ter como hábito fazer a Shantala ela fica mais tranquila, porque acaba conhecendo melhor o seu corpo e a sua relação com a mãe fica mais saudável”, diz a professora.

Ela afirma que o bebê passa a se alimentar bem, toda a parte gastrointestinal dele vai funcionar melhor. Além disso, a técnica alivia as cólicas e gases, principalmente na parte da noite, fazendo com que mão e filho possam ter uma noite tranquila.

Neste vídeo, Lygia dá uma dica de manobra da Shantala para aliviar a cólica do bebê:

 

 

Se você gostou e deseja aprender a técnica que ajuda na qualidade de vida do bebê, inscreva-se no Workshop de Shantala que acontece no próximo sábado, 12 de março, no Gaya Bem-Estar.  Será das 14h às 17h30 e custa  R$ 120,00 por pessoa ou R$ 160,00 com acompanhante.  As vagas são limitadas.