Conheça 3 posturas de yoga que trazem equilíbrio para o corpo e a mente!

Conheça 3 posturas de yoga que trazem equilíbrio para o corpo e a mente!

Quando falamos em posturas de yoga, o que vem a sua mente? Belas posições? Posturas complexas? A beleza do corpo em movimento?

As posturas do Yoga encantam por si só, mas além da beleza estética da movimentação do corpo durante a prática, os benefícios que as posturas e o Yoga como um todo trazem para a nossa vida são incontáveis!.

Entre os principais, temos:

  • Diminuição do estresse e ansiedade.
  • Alívio de dores corporais.
  • Aumento da nossa elasticidade.
  • E algo muito importante: auxilia no equilíbrio do corpo e da mente!.

É isso mesmo. O Yoga é uma prática que trabalha com o corpo e a mente de forma integrada. Ao movimentar o corpo físico, a prática auxilia no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, mas vai além: melhora o nosso equilíbrio, tanto físico, como mental, com o objetivo de promover a sensação de bem estar e o aumento da nossa disposição. 

Equilíbrio Físico vs. Equilíbrio Emocional

É quase óbvio que as posturas de yoga nos proporcionam um equilíbrio físico, certo? As posturas realizadas no momento de prática do yoga fortalecem a nossa musculatura, nos trazem mais força e equilíbrio. Mas é importante entender que não é apenas pela complexidade de algumas posturas que a prática nos traz o equilíbrio de forma completa, ou seja, tanto da mente quanto do corpo.

Você vai perceber que muitas posturas são aparentemente fáceis. Mas é exatamente essa noção de facilidade que nos revela o equilíbrio emocional ao praticar o yoga.

Você teria paciência de ficar na postura do Tadasana (conhecida por postura da montanha) por algum tempo entendendo que isso está auxiliando o seu equilíbrio? Essa postura é basicamente ficar em pé, com os pés enraizados no chão. Mas apesar de ser uma postura básica da prática de yoga, ela exige muita concentração e cuidado.

Mas em breve vamos falar um pouco mais sobre as posturas!

O ponto que queremos chegar aqui é: a filosofia do Yoga, junto à sua prática é que promovem a integração entre corpo e mente. Nada é apenas baseado na dificuldade física.

É isso que torna a prática integrada e uma verdadeira promotora do equilíbrio físico e emocional, juntos.

Ao iniciar no yoga, você começa a se tornar mais consciente de si, buscando se conhecer mais e melhor. É isso que irá auxiliar você a encontrar o caminho evolutivo e um equilíbrio.

Autoconhecimento, autoaceitação, desapego de resultados imediatos, aceitar que não estamos no controle de certas situações, tudo isso é resultado de uma prática de yoga voltada para uma vida equilibrada.

É dessa maneira que conseguimos alcançar o controle das nossas emoções. É dessa maneira que conseguimos nos libertar da dominação das emoções, e sem nos deixar sermos dominados por elas, vamos aprendendo a controlar e conduzir a nossa essência de uma forma leve.

Interessante, não é?

Mas quais são as posturas que mais nos trazem essa sensação de equilíbrio?

Posturas do Yoga: o equilíbrio físico e mental 

Agora que já entendemos como o yoga contribui para o nosso equilíbrio, vamos descobrir quais posturas são importantes para chegar a esse objetivo?

1. Tadasana: postura da montanha

Como já comentamos, a Tadasana, ou postura da montanha, é uma das posturas básicas da prática. 

É simples de ser realizada, você apenas deve ficar em pé, fixar bem os pés no chão, deixando-os paralelos um ao outro. As suas mãos devem ficar estendidas ao longo do tronco, relaxadas. 

Além disso, você deve fechar os olhos e manter o seu foco na respiração. 

Para pessoas ansiosas, essa postura pode ser bem complexa, já que exige uma certa concentração. Mas é importante entender que é isso que vai te ajudar na busca pelo equilíbrio físico e emocional.

Dessa forma, você alcançará a serenidade e estabilidade de uma montanha. 

2. Padahastasana: postura da cegonha

A postura da cegonha é bastante conhecida por aumentar a nossa flexibilidade da coluna e dos músculos posteriores da coxa. 

Além disso, exige um pouco mais de esforço físico, sendo essencial para o alinhamento do equilíbrio físico e mental da prática de yoga. Essa postura vai proporcionar uma melhora na circulação, bem como promover uma clareza maior nos pensamentos.

Para realizar, basta ficar em pé, com os calcanhares paralelos, posicionando as suas mãos ao lado do corpo, prestando atenção para que a coluna fique ereta. 

É necessário inspirar profundamente o ar ao mesmo tempo que levanta as duas mãos. 

Ao expirar bem devagar, estenda o tronco e as mãos para frente, como se você fosse tocar seus pés. Na execução do movimento, solte o pescoço, para relaxá-lo, e olhe para seus joelhos. Após seguir os passos acima, deixe as palmas das mãos descansarem na superfície do chão.

3. Vrksasana: postura da árvore

Essa postura também é bem famosa na prática de yoga. A sua beleza estética é tão encantadora quanto os benefícios ao equilíbrio físico e mental.

Essa postura possui benefícios calmantes e meditativos, sendo considerada uma variação de uma postura de meditação sentada. 

Aqui, é necessário manter a calma e o foco enquanto se equilibra em um único pé. Isso vai ensinar a balançar suavemente. E é daí que vem a sua inspiração na árvore, o balanço é como uma árvore ao vento, que se mantém firme e segura, sejam quais forem as interferências externas.

Para realizar essa postura, faça o seguinte:

  1. Permaneça em pé e posicione os seus braços na lateral do corpo. 
  2. Coloque o seu peso para a perna esquerda e, com o auxílio da mão, mova o pé direito para sustentá-lo na coxa esquerda. 
  3. Siga juntando as mãos na frente do peito, erguendo-as juntas acima da cabeça. 
  4. Tente manter a postura, de forma serena e concentrada. 

Hora de praticar: leve mais yoga para a sua vida!

O que você achou das posturas? Algumas podem realmente parecer mais fáceis, mas a verdade é que, como já falamos, os benefícios da prática não estão relacionados à facilidade ou dificuldade da realização das posturas de yoga. 

É importante entender também que aos poucos você vai encontrando esse equilíbrio. Ou seja, se a sua ideia é chegar nesse objetivo, entenda que ele vai ser alcançado aos poucos. A espera pelos benefícios do yoga também é uma forma de treinar o seu equilíbrio emocional e físico.

Tem interesse em praticar Yoga em Curitiba? Clique aqui para conhecer mais sobre o Gaya >

Continue acompanhando os nossos conteúdos por aqui. Com certeza você vai encontrar dicas e informações relevantes para entender como começar a investir no seu bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta