Blog

Benefícios científicos do yoga
5 benefícios científicos do yoga

5 benefícios científicos do yoga

A prática de yoga é bastante conhecida pelo seu teor espiritual, mas você sabia que existem benefícios comprovados cientificamente para quem inseriu essa atividade na rotina?

Conheça os cinco benefícios científicos do yoga que vamos tratar aqui neste conteúdo:

1- Melhora da ansiedade e da depressão.

2- Melhora da consciência respiratória.

3- Aumento da flexibilidade corporal.

4- Alívio das dores corporais.

5- Alívio do estresse.

Por ser muito ligado a uma questão espiritual, inclusive muitas vezes relacionado erroneamente à religião, as pessoas acabam esquecendo as vantagens físicas e outros benefícios que o yoga pode trazer para o dia a dia. Ou seja, é essencial reforçar que a prática pode ajudar em diversas áreas da vida de cada um.

Se você é uma daquelas pessoas céticas, que ainda não conseguiu entender toda a essência, nem quais são os benefícios do yoga para a vida, este conteúdo é seu! Aqui, vamos trazer fatos comprovados sobre como a prática pode efetivamente mudar a sua vida.

Vamos entender melhor?

Sintonia entre corpo, mente, espírito e respiração

Antes de entrarmos a fundo nos benefícios, é importante entender que o yoga não é um esporte, uma religião ou uma terapia (apesar de atingir, muitas vezes, os objetivos que essas outras atividades possuem) e, sim, uma prática que alinha o nosso corpo com a mente, com o espírito e com a respiração.

Devido a uma rotina agitada, cheia de compromissos e estresse, esquecemos muitas vezes do cuidado com a nossa mente e o nosso corpo. Por isso, o yoga é uma ótima solução para escapar de todo o caos que a vida nos proporciona.

Inserir a prática do yoga na rotina traz vantagens únicas e pode resolver, muitas vezes, problemas que você nem imagina!

Então vamos entender melhor quais são os cinco benefícios científicos do yoga?

1. Melhora da ansiedade e da depressão

A ansiedade é um dos grandes problemas da atual geração. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo.

Sendo assim, além da terapia, outras atividades começaram a se destacar como uma solução para aliviar a ansiedade, como é o caso do yoga.

Mas como o yoga pode ajudar uma pessoa ansiosa?

Antes de falarmos sobre isso, é muito importante deixar claro que a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra é essencial para quem está passando por essa fase. Então, se busca soluções para aliviar a sua ansiedade, você pode inserir o yoga na sua rotina sem problema nenhum. Mas não se esqueça: procure um profissional capacitado para ajudar com as questões que envolvem a ansiedade de forma direta.

De qualquer forma, pode ser relevante para você entender os motivos que fazem a prática trazer essa sensação de alívio!

Basicamente, isso acontece porque praticar yoga aumenta a liberação de algumas substâncias que geram bem-estar, como o GABA (Ácido gama-aminobutírico), a serotonina e a dopamina, neurotransmissores responsáveis por controlar o nosso humor e geralmente utilizadas em antidepressivos e ansiolíticos.

Ou seja, a prática de yoga ajuda na regulação hormonal, além de, claro, fazer com que consigamos aumentar o nosso controle da respiração, proporcionando mais calma, ponto que vamos trabalhar no próximo tópico!

2. Respire, respire e respire: melhora da consciência respiratória

A consciência respiratória é um dos primeiros benefícios percebidos ao se praticar yoga. Se, em algum momento, você já teve a oportunidade de entrar em um studio e realizar a prática, deve ter notado. 

Geralmente nós não nos damos conta da forma como respiramos, e, devido ao yoga trabalhar os movimentos do corpo sempre focando nesse ponto, nós acabamos aumentando a nossa consciência respiratória.

E para quem sofre com ansiedade, por exemplo, a respiração pode ajudar, e muito, visto que ela auxilia a regular o sistema nervoso.

3. Aumento da flexibilidade corporal

Assim como qualquer outra atividade física, os benefícios da prática do yoga para o corpo são muitos. Entre eles, está o aumento da flexibilidade.

Talvez esse seja um dos benefícios mais óbvios, visto que o yoga é conhecido por posturas que desafiam muitas pessoas por aí! E é claro que isso tem o poder de aumentar a flexibilidade do corpo.

Além disso, o yoga também trabalha com a flexibilidade da nossa mente, no sentido de aceitar situações e aprender a lidar com os problemas do dia a dia.

4. Alívio das dores corporais

Nós sabemos que, conforme a vida vai passando, as dores vão surgindo. Dores nas costas, nas pernas, em várias partes do corpo.

É claro que isso geralmente acontece com mais frequência em pessoas que não praticam nenhuma atividade física e levam uma vida sedentária. Mas as dores podem, muitas vezes, também serem causadas por algumas doenças, como a fibromialgia e a artrite, por exemplo.

Em todos os casos, tanto para quem só precisa de uma atividade como para quem sofre com dores crônicas, o yoga se torna um grande aliado para aliviar essas sensações.

Mas além de aliviar essas dores, a prática de yoga também pode ajudar a preveni-las! É isso mesmo, existe até mesmo um estudo em que é possível constatar que as posturas e exercícios de respiração melhoram e previnem as dores nas costas.

5. Alívio do estresse

Qualquer atividade que tire você da rotina estressante do seu dia a dia já tem o poder de fazer com que você relaxe.

E, da mesma forma que o yoga consegue combater a ansiedade e a depressão, a prática também traz muitos benefícios para o alívio do estresse. Também, em grande parte, pela questão da alteração hormonal que uma aula de yoga pode trazer para o seu corpo, mas, principalmente, porque a prática tem a capacidade de fazer você parar, respirar fundo e colocar os pensamentos em ordem.

O que exatamente o yoga faz pelo seu corpo?

A área de bem-estar do portal de notícias G1 trouxe, há algum tempo, um conteúdo bem interessante sobre os efeitos que o yoga traz para o nosso corpo e mente. Confira o quadro-resumo desenvolvido abaixo:

Fonte: G1.com.br

Perceba como os efeitos são variados, mas todos com foco na geração do nosso bem-estar.

Se você ainda está pensando em praticar yoga, chegou a hora de tomar a decisão e incluir na sua rotina essa atividade que traz inúmeros benefícios para a sua vida.

Para entender ainda mais a fundo como o yoga pode transformar a sua vida, que tal conhecer o Gaya Bem-Estar?

Agora que você já entendeu quais são os benefícios (comprovados) da prática de yoga, você tem mais alguma dúvida?

Entre em contato através dos nossos comentários e acesse outros conteúdos do nosso blog para entender mais sobre a história, os estilos e sobre o poder de transformação do yoga.