Trabalhando em casa? Cuidado com a postura!

Trabalhando em casa? Cuidado com a postura!

Nós já trouxemos alguns conteúdos sobre os nódulos de tensão e como eles podem atrapalhar o nosso dia a dia, certo? E você sabia que um dos motivos que causa esse problema é a má postura no trabalho

E esse pode ser o momento ideal para pensarmos sobre isso, visto que muitas pessoas perderam o conforto das cadeiras do trabalho (que são pensadas exatamente para garantir uma postura correta) e estão tendo que se virar com o dia a dia em home office.

Se você já sentiu alguma dor pelo corpo e, quando foi tocar no local que estava doendo, doeu mais ainda, mas não sabia o motivo exato disso, pode ser um sinal de excesso de tensão muscular. Esse é um problema comum na vida de qualquer pessoa que tenha uma atividade diária, mesmo que seja no escritório.

Por isso, é preciso conhecer maneiras de evitar vários problemas de saúde, trazidos com a dor por causa da postura por anos. Descubra neste post o que são os nódulos de tensão, suas principais causas e como se proteger de dores! 

Quais são as causas das dores pelo corpo?

A cena é cotidiana: você sai da cama, se arruma, toma o seu café da manhã e vai trabalhar por oito horas em uma cadeira.

Não há nada errado nessa rotina, afinal de contas, é com ela que você se realiza.

Porém, se você fica com uma postura errada dentro do escritório e ainda leva uma vida sedentária, a realidade é diferente…

E, levando em consideração o momento que estamos passando, ao trabalharmos em casa, podemos prejudicar ainda mais a saúde das nossas costas, ocasionando ainda mais dores causadas pela má postura.

Duas das principais causas dos nódulos de tensão são exatamente permanecer por longas horas em uma posição e não fazer nem um alongamento para aliviar a carga nos músculos. 

As dores nas costas são os primeiros sinais que aparecem com a sobrecarga de horas sentado, mais o estresse do dia a dia de trabalho e vida pessoal.

Esse “combo” prejudica a saúde e leva a graves lesões a longo prazo, quando não são tratadas como se deve. 

Algumas das dores mais comuns são, além das dores costas, aquelas que ocorrem no pescoço e nos braços. Esses são membros muito exigidos por ficarmos olhando para a tela de um computador ou o teclado, além de digitar e de mexer no mouse. 

O que são nódulos de tensão?

Mas o que são exatamente os nódulos de tensão?

Eles são pontos do músculo em que as fibras se contraem e ficam extremamente rígidas.

Isso acontece devido ao alto estresse do local, seja pela falta de movimento como pela má postura na hora de trabalhar e até mesmo em outras atividades. 

Esses pontos de tensão não aparecem do dia para a noite, mas, sim, do acúmulo de um estresse na região por longos dias.

Ainda, eles podem ser do tipo ativo, em que você toca a área e ela dói, como do tipo latente, em que o nó muscular existe, mas ele não causa dor. 

No entanto, em algum momento o nódulo latente pode se tornar ativo e causar muita dor nas costas, nas pernas, no pescoço e nos braços, áreas do corpo mais afetadas pelo problema. 

Como acabar com as dores causadas pelos nódulos de tensão?

Há diversas formas de aliviar as dores causadas pelos nódulos de tensão e minimizar o aparecimento deles.

Mas é preciso ter em mente que manter a saúde do corpo em dia exige  melhorias frequentes, e não apenas pontualmente para remediar o problema. 

Ter ergonomia no trabalho (e no home office) e fazer pausas

A ergonomia no trabalho é essencial para diminuir o estresse muscular causado por uma posição errada ou mesmo certa, mas que é praticada por longas horas do dia.

Uma cadeira confortável e com encosto que dê apoio à maior parte das costas, além de uma mesa com teclado à altura dos braços, faz toda a diferença. 

Também é preciso fazer pequenas pausas durante a rotina de trabalho para aliviar a tensão do corpo sentado em uma cadeira, além de digitar por muitas horas.

Fora dar um “respiro” ao organismo, pausar faz bem à mente, trazendo relaxamento entre uma tarefa e outra. 

Sabemos que estabelecer uma rotina de cuidado estando em casa pode ser mais complicado, mas não é impossível!

Receber massagens

A massagem retira todo o estresse do corpo, principalmente das áreas afetadas por nódulos de tensão.

Além disso, as massagens são formas eficientes de ativar a circulação sanguínea, contribuindo para a eliminação de toxinas. 

Elas também ajudam na elasticidade do corpo, soltando as áreas que estão tensionadas — rígidas — devolvendo uma maior movimentação.

Algumas sessões por mês trazem efeitos positivos prolongados e aumentam o bem-estar em curto e longo prazo. 

Praticar alongamentos

Os alongamentos são formas rápidas para evitar a tensão muscular e podem ser feitos em casa, no trabalho ou em outros lugares.

Com movimentos repetidos e de longa duração, essa prática devolve a elasticidade aos membros e músculos, além de melhorar a flexibilidade e dar mais disposição. 

Dedicar-se a, pelo menos, 30 minutos de alongamentos diários, é um excelente começo para evitar os nódulos de tensão.

Fazer natação 

A natação é um exercício considerado completo, pois, de forma intensa, trabalha todos os músculos do corpo, promovendo uma maior flexibilidade a todo o corpo.

Outro ponto alto da natação é que ela desenvolve uma grande capacidade de respiração, fornecendo muito fôlego para diversas tarefas. 

Praticar yoga

O yoga é uma prática que desenvolve corpo, mente e espírito. Focada na prevenção de nódulos de tensão, há uma série de movimentos que dão essa vantagem a curto prazo.

A atividade ainda é um excelente meio de alinhar a postura e proporcionar, ao mesmo tempo, um ganho de autoconsciência no sentido de se cuidar mais. 

Portanto, ao mesmo tempo em que o yoga desenvolve o corpo, gera flexibilidade e aumenta a força.

Ele também promove o autoconhecimento, o que é uma das principais diferenças para se prevenir de problemas como os nódulos musculares.

Por que é importante cuidar do corpo sempre?

Cuidar do próprio corpo é uma maneira de manter-se sempre com disposição, energia, flexibilidade e também de prevenir qualquer tipo de problema de ordem física. 

Problemas de coluna graves incapacitam pessoas de terem suas vidas profissional e pessoal em harmonia, e até de realizarem as atividades mais simples e prazerosas. Isso tira muita qualidade de vida e leva a prejuízos físicos, psicológicos e financeiros — devido à compra de remédios e outros recursos. 

Por isso, investir em uma ou mais atividades físicas é a melhor maneira de evitar problemas trazidos a curto e longo prazo, causados por má postura no trabalho. Um dos piores são os nódulos de tensão, mas você não precisa conhecer todos para saber que eles prejudicam a sua saúde. Apenas invista em você e em seu corpo para ficar longe deles!

Saiba mais sobre os nódulos de tensão e como evitá-los aqui!

Deixe uma resposta