Blog

nódulos de tensão
Como nosso corpo tem acumulado nódulos de tensão sem percebermos?

Como nosso corpo tem acumulado nódulos de tensão sem percebermos?

Todos nós sabemos que o ritmo de vida de uma cidade grande é acelerado. E não há mal nenhum em viver uma vida agitada! Mas é muito importante saber conciliar essa aceleração com práticas que trazem relaxamento e melhorias para a nossa vida. Trabalhar, levar os filhos para a escola, almoçar, voltar ao trabalho, fazer compras para a casa, comprar presente do aniversário do colega do filho. Os compromissos não param e devemos prestar atenção no que estamos fazendo, porque muitos de nós têm o hábito de esquecer de cuidar da saúde. Isso nos leva a sentir estresse, tensão muscular, dores no corpo e considerar tudo isso normal. Muitas vezes somos capazes até de adquirir nódulos de tensão pelo corpo e nem se dar conta disso.

No curto prazo, pode ser que não existam problemas em relação aos nódulos de tensão e talvez o estresse também não te incomode. A longo prazo, é necessário estar ciente de que isso poderá causar diversos problemas para a sua saúde.

Portanto, se você tem uma rotina mais acelerada, saiba que a vida moderna pode causar um impacto na tensão muscular e nós vamos explicar o motivo para você.


Em primeiro lugar, o que são os nódulos de tensão?

Nódulos de tensão, também conhecidos como nós musculares, aparecem em nosso corpo quando as nossas fibras musculares ficam comprimidas e tensas. São pontos em nossos músculos que se tornam doloridos e, muitas vezes, nós podemos até mesmo conviver com eles sem percebê-los por um longo período, principalmente se você não praticar nenhuma atividade física.

Eles podem ser causados por diversos fatores, como o estresse, a ansiedade e a utilização inadequada dos músculos.

Por exemplo, sabe aquele dia em que você teve que falar ao celular ou ao telefone durante muito tempo por causa do trabalho? A forma como você segura o aparelho pode causar nódulos de tensão.

Se você trabalha em um escritório, as chances de a sua posição enquanto trabalha fazer com que esses pontos doloridos se formem é muito grande, principalmente se você apoia seus braços sobre a mesa do trabalho. Essa posição pode causar nódulos de tensão nas costas ou no pescoço.

Esses pontos dolorosos, chamados pelos médicos como pontos de gatilho, podem ser considerados como ativos e latentes. No primeiro caso, as pessoas geralmente não conseguem tocá-los, devido a dor. Já no segundo, mesmo sendo dolorido, é possível tocá-los.


Mas, por que é tão ruim quando nós não sentimos esses pontos de tensão?

Não sentir os nódulos de tensão pode ser muito mais sério do que quando eles atrapalham a nossa rotina. Isso porque você só vai se dar conta de que está com um nó muscular quando fizer um movimento diferente daquele que está acostumado.

Portanto, se você mantém uma rotina mais sedentária e o seu dia é agitado, procure fazer alguns alongamentos para sentir se você está com algum ponto de tensão muscular. Além disso, o alongamento pode te ajudar a melhorar as dores causadas pelo nó muscular.

Se você não cuidar, ele pode causar muitos problemas

O impacto dos nódulos de tensão a longo prazo são muitos! Eles podem causar problemas diversos pelo seu corpo. Além da diminuição da sua flexibilidade com a rigidez muscular, dores de cabeça, dor no ombro, dor nas costas e por aí vai.

É importante buscar um especialista para entender qual é o melhor tratamento para resolver o seu problema, que muitas vezes pode ser resolvido com uma simples massagem ou a prática de uma atividade física constante.


Movimente-se!

Você sente que pode ter um desses pontos de gatilho pelo corpo? Então está na hora de cuidar para que o seu corpo não sofra mais consequências futuras!

Alongamentos, exercícios de respiração, massagens. Levar uma vida saudável, mesmo que o seu cotidiano seja agitado e acelerado, é essencial para se manter bem. Os benefícios de qualquer prática de atividade ou busca pelo alívio do estresse são inúmeros.

Além disso, se mexer não está apenas relacionado com a solução do problema, afinal, é possível prevenir os nódulos de tensão de aparecerem no nosso corpo com todas essas atividades que nós citamos. Entenda como:


1. Massagens

As massagens são ótimas para o alívio da tensão. Portanto, além de atuarem como solucionadores do problema, podem preveni-lo, principalmente quando a origem é o estresse ou a ansiedade.

2. Alongamentos

Alongar o corpo é essencial. Além de ter o poder de acabar ou aliviar a tensão muscular, o alongamento pode ser responsável por ajudar a aumentar a nossa flexibilidade muscular.

3. Respiração

Aprender técnicas de respiração pode ajudar a relaxar em momentos de tensão. Apesar de não ser uma prática que previna diretamente a formação de nódulos de tensão, ela pode aliviar o estresse e a ansiedade.


4. Yoga

O próprio yoga é uma prática que pode ajudar no alívio das tensões musculares. Por alongar o corpo ao trabalhar diferentes posturas, você tem aumento da sua flexibilidade muscular e pode prevenir o aparecimento desses pontos doloridos.


O ponto em que tudo muda: seus hábitos!

Antes de mais nada, é necessário entender que a formação de nós musculares é ocasionada principalmente pelos maus hábitos que temos em nossa vida, sejam eles relacionados a nossa postura ou à falta de exercícios físicos (sedentarismo).

Portanto, existem alguns pontos que devemos tomar cuidado no nosso dia a dia, como:
Arrume a sua postura: durante o trabalho, ou quando sentamos em alguma mesa, temos o costume de tensionar os ombros ou nos aproximar de telas de computadores. Esse hábito pode fazer com que os nódulos de tensão apareçam

Pratique exercícios físicos: busque uma atividade física em que você se sinta determinado a praticar. Ela vai fazer bem não só para o seu corpo, como também para a sua mente.

Busque por momentos de relaxamento: como nós dissemos no início do texto, uma vida agitada é comum, mas é muito importante rever seus hábitos para que tenham momentos relaxantes durante os seus dias.

Gostou das dicas?

Gostou das nossas dicas? Agora você sabe como melhorar os sintomas dos nódulos de tensão, além de também saber como prevenir o aparecimento dessa dor muscular. Continue acompanhando o nosso blog para encontrar técnicas e soluções para o alívio do estresse do cotidiano.