Blog

como começar a praticar yoga
Yoga para iniciantes: 5 dicas essenciais para começar a praticar

Yoga para iniciantes: 5 dicas essenciais para começar a praticar

O nosso corpo precisa de atividade física e o yoga pode ser a solução ideal. Entenda por que você deve começar a praticar e como você pode fazer yoga para iniciantes com 5 dicas essenciais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais. Ou seja, a atividade física é necessária para manter a nossa saúde e bem-estar. Mas a busca por um exercício que você goste de praticar pode ser uma tarefa complicada por algumas razões: você tem que encaixar a atividade na sua agenda, necessita de motivação para continuar e precisa entender que essa deve ser uma prática constante. E se você nunca pensou nessa opção, chegou a hora de entender por que o yoga pode ser a solução ideal para o seu dia a dia.


Quais são os benefícios da prática de yoga?

Antes de começar a praticar, é importante entender como o yoga pode ser benéfico para a sua vida. Existem diversas vantagens em trazer essa atividade física para a sua rotina, que vão além de manter o corpo saudável e passam também pela saúde da mente. Entenda:


Flexibilidade

É óbvio que o yoga vai melhorar a sua flexibilidade. Isso porque você vai trabalhar diferentes posições com essa prática, fazendo com que seus músculos sejam movimentados e alongados. Pode ser que nas primeiras aulas você não consiga realizar algumas posturas, mas com o tempo e a prática constante a sua flexibilidade irá aumentar.


Emagrecimento

Apesar de não ser o foco da prática de yoga, ao realizar uma atividade física você estará gastando energia e, consequentemente, emagrecendo.


Foco

Como os benefícios da realização dessa atividade física vão além de manter o corpo saudável, o yoga tem o poder de fazer com que você permaneça focado. Por estar muito relacionada com a meditação, a prática ajuda a trabalhar questões da sua mente, mantendo-a mais concentrada e focada.


Relaxamento

Além do foco, a prática dessa atividade permite que você tenha um momento de relaxamento único.

Viu só? Essas são só algumas das vantagens. Praticar yoga vai muito além dos benefícios físicos e pode ser muito benéfico para quem leva uma vida agitada e estressante. Mas se você faz parte daquele grupo que sempre observou e se pergunta até hoje como é que as pessoas conseguem fazer aquelas posições, chegou a hora de entender como começar a praticar yoga!


Qual é o primeiro passo para praticar yoga?

O primeiro passo é entender que todos podem praticar Yoga, todo mundo começa por algum lugar. Ninguém vai até um studio de yoga, se inscreve em uma aula e começa a fazer posições difíceis no primeiro dia.

posição desafiadora de yoga
Shirshasana – Uma das posições do yoga (Fonte: stocksy)

É necessário tempo de prática para fazer as posturas mais difíceis, além de que, se você não tem o hábito de praticar outras atividades físicas, também vai ser preciso um período para aumentar a flexibilidade da sua musculatura.

Portanto, o primeiro passo para um iniciante é assumir que você não nasceu sabendo e que só o tempo fará com que  você consiga realizar as posturas mais desafiadoras e evoluir para atingir outros benefícios da prática de yoga.

Bom, agora que você já assumiu e está disposto a aprender, confira as dicas para começar!


1. Escolha um estilo de yoga

Você sabia que existem diversos estilos de Yoga? Alguns deles são: Hatha, Ashtanga, Iyengar, Kundalini e diversas outras.

Os estilos possuem formas diferentes de trabalhar a prática. Alguns podem ser considerados mais leves, enquanto outros trazem asanas (posturas do yoga) mais desafiadoras. É essencial escolher qual linha você deseja seguir, optando pela que mais se adequa ao seu perfil e ao que você está buscando no momento.

Por exemplo, o Hatha Yoga é considerado um estilo mais lento e tranquilo. Muitos enxergam essa prática como uma das que mais se adequam a quem está começando. Mas entenda que todas as linhas podem se adequar a quem está iniciando!

Lembre-se: as diferenças entre as linhas estão mais relacionadas com a forma como o yoga é trabalhado do que com o nível de dificuldade.


2. Procure ajuda profissional

Um profissional do yoga pode te ajudar a entender o seu perfil, a escolher qual estilo pode ser melhor para o momento em que você está, além de te ajudar a evoluir.

O profissional também tem o conhecimento sobre os conceitos mais teóricos do yoga e como aplicar isso em aulas práticas. Reconheça a importância e procure um professor de yoga.


3. Entenda que o yoga é mais do que uma atividade física!

O yoga não é apenas uma atividade em que você vai emagrecer ou cumprir 150 minutos de exercícios semanais. A prática é considerada um estilo de vida, uma filosofia que trabalha corpo, respiração e mente para a melhoria da qualidade de vida e a geração de bem-estar.


4. Encontre um espaço ideal

É muito importante que você pratique o yoga em um espaço tranquilo e que te faça permanecer focado, ajudando na concentração. Por isso, é importante encontrar um local de prática que seja calmo, arejado e iluminado.


5. Desligue o celular

Muito relacionado com a dica anterior, o celular pode ser uma grande distração para o momento da sua prática. Portanto, mantenha seu telefone desligado enquanto estiver praticando, pois isso pode te ajudar a manter o foco.


Viu como é fácil?

Entendeu como a prática do yoga pode ser mais simples do que você imagina? Seguindo essas cinco dicas, pode ter certeza de que logo mais estará pronto para realizar as posições mais desafiadoras do yoga.

Antes de concluir, temos uma dica extra: se você quer realmente começar a praticar yoga, não deixe os ensinamentos da atividade apenas no tapete, leve-os para sua vida. Com o yoga, você aprende diversas técnicas de relaxamento e respiração que podem te ajudar em momentos de estresse, trazendo mais bem-estar para a sua rotina.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre como começar a praticar yoga e quais são os benefícios dessa prática. Acesse também o nosso Instagram para conhecer melhor o Gaya.