Blog

Livre-se do estresse com o bem-estar
O seu trabalho te estressa? 10 dicas para se livrar dessa sensação

O seu trabalho te estressa? 10 dicas para se livrar dessa sensação

Todo dia é a mesma coisa, você chega em casa depois de uma longa jornada de um trabalho estressante e não consegue se desconectar do serviço. Como resultado, desconta o estresse em discussões desnecessárias com as pessoas que ama e deixa de fazer as coisas que gosta. 

Na verdade, por trás de toda a dedicação ao trabalho, pode estar um corpo cansado e implorando pelo devido descanso físico e mental que merece.

Embora a expressão popular diga que o trabalho dignifica o homem, é preciso lembrar que não existem seres humanos invencíveis. Trabalhar até tarde, acumular funções, resolver os problemas dos outros e lidar com situações nem sempre agradáveis desgastam e muito sua saúde. E, por mais que acredite estar fazendo a coisa certa, o simples fato de ter chegado até este post já comprova que precisa dar um break.

Atenda a este chamado para fazer as pazes com o seu bem maior: seu próprio corpo e sua saúde. Para te ajudar a cumprir esse desafio, vamos compartilhar algumas dicas para viver uma vida mais leve e livre do estresse. Acompanhe!

1. Deixe o estresse do trabalho no trabalho

Concorda que sair do trabalho com a cabeça ainda nele não vai ajudar você a relaxar como precisa? Já é um primeiro passo. 

Agora, só falta tomar algumas medidas básicas para aproveitar o período de descanso longe do ambiente de trabalho:

  • para que o cérebro entenda que é hora de relaxar, troque de roupa assim que chegar em casa e coloque aquela em que se sinta confortável;
  • procure sorrir pelos motivos mais simples e encontrar razões para praticar a gratidão, isso ajuda a melhorar o humor e também a disposição;
  • experimente incluir um aroma diferente em seu cômodo preferido, como camomila ou lavanda, para que o cérebro perceba que mudou de ambiente.

São truques simples que fazem toda a diferença rumo ao relaxamento.

2. Dedique pelo menos alguns minutos do seu dia para fazer o que gosta

Pesquisadores de diversos estudos recomendam que impulsionar o sentimento de alegria é um dos melhores meios de prevenir o estresse. Então, nada melhor do que incluir em sua rotina diária pelo menos alguns minutos para fazer o que gosta. Pode ser desde brincar com o cachorro, dançar ou assistir à sua série preferida, por exemplo.

3. Identifique a causa do estresse para preparar um plano de ação para tratá-lo

De acordo com a Associação Americana de Psicologia (AAP), uma das melhores soluções para reduzir o estresse é identificar sua causa. 

Por mais clichê que pareça, monitorar seus sentimentos ao longo do dia permite entender quais situações causam estresse e por qual motivo. Após alguns dias de análise, é possível criar um plano de ação para enfrentar essas situações.

4. Reserve momentos para estar com quem você ama

Estar com os amigos, familiares ou com o amor da sua vida é uma forma de aumentar a produção da oxitocina: o hormônio do amor. 


Quando ele está em alta, os níveis de cortisol – hormônio do estresse – diminuem no organismo e, com isso, a sensação de bem-estar e prazer é maior. Experimente reservar mais momentos para estar com quem você ama e verá na prática o quanto isso é bom.

5. Sempre que sentir raiva, respire e conte até 10

Alguém já te recomendou ter calma, respirar fundo e contar até 10 em um momento de ansiedade, medo ou raiva? É um truque de relaxamento que faz todo o sentido para ajudar seu corpo a liberar a tensão e aliviar os sintomas de estresse.

Praticar algumas técnicas de respiração pode ajudar muito para aliviar o estresse e combater a ansiedade. 

6. Dê-se ao luxo de ir até um spa para receber massagens e aliviar as dores musculares causadas pelo estresse

A massagem pode se tornar uma grande aliada para aliviar o estresse e oferecer ao seu corpo o relaxamento que você precisa. Isso porque ajuda a livrar os músculos das tensões e ameniza desequilíbrios como dor, fadiga e má postura. 

7. Dê à sua mente o descanso que ela precisa

Estimativas da Associação Americana de Psicologia apontam que o estresse mantém quatro em cada dez adultos acordados na hora de dormir

Para ter noites mais tranquilas e dar à sua mente o descanso que ela precisa, procure ter de sete a oito horas de sono e evite distrações como celular e televisão antes de se deitar. Isso ajuda o corpo a descansar e melhora também a qualidade do sono.

8. Acredite no poder da meditação

A meditação é uma atividade que, por mais simples que pareça, pode trazer uma série de benefícios para as nossas vidas. Além de diminuir o estresse, proporciona uma sensação de paz e equilíbrio capazes de renovar a saúde do corpo e da mente. 

Combinando diferentes técnicas de respiração, auxilia o praticante a se acalmar e a enxergar as situações de outra maneira. Dessa forma, aumenta a paciência e a tolerância para seguir a jornada da vida.

Entre tantas práticas de meditação existentes hoje em dia, destacamos o mindfulness, uma prática para aprimorar a atenção plena. Ajuda você a encarar a realidade com atenção ao momento presente, com abertura e sem julgamentos. A origem é budista, mas curiosamente sua divulgação se deu pela própria ciência. Atualmente, é usada, inclusive, em hospitais como uma intervenção terapêutica para aliviar o desconforto de pacientes com dores crônicas.

9. Pratique Yoga

Toda atividade física ajuda a aumentar a produção de endorfina, trazendo sensação de bem-estar. Por isso, dedicar-se ao seu esporte favorito é uma ótima forma para reduzir os níveis de estresse. 

E, se quiser uma dica extra, pode se render aos benefícios do Yoga, uma prática milenar que ajuda a melhorar a saúde e diminuir os níveis de estresse.

Veja aqui: 6 posturas de Yoga ideais para iniciantes

10. E cuide mais de você

Por mais que você tenha a sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas, é importante se colocar sempre em primeiro plano. Você, seu corpo e sua mente são os seus bens maiores. Portanto, cuide-se para que tudo o que está à sua volta e o que está por vir flua da melhor e mais serena forma possível.

Embora pareça difícil, se desligar um pouco da rotina de estresse e deixar os problemas de lado é recompensador. É ainda a melhor solução para viver em paz consigo, melhorar a qualidade de vida e ter mais controle sobre a própria reação diante dos desafios do dia a dia.

Este conteúdo sobre como diminuir o estresse do trabalho foi útil para você? Então, compartilhe o link deste post com amigos que também precisam aliviar suas tensões e encontrar mais tempo para si.