Blog

Yoga trabalhando corpo, mente e espírito.
Corpo, mente e espírito: 12 razões para trazer o Yoga para a sua vida!

Corpo, mente e espírito: 12 razões para trazer o Yoga para a sua vida!

Existem vários motivos para levar a prática do Yoga para a vida. E você, já refletiu sobre o que lhe impede de mergulhar de corpo e alma nessa filosofia milenar? 

Tem receio de que as posturas sejam muito difíceis? Sente medo de ser julgada por estar começando? Ou está em dúvida se vale mesmo a pena se dedicar às aulas de Yoga?

Seja qual for o motivo que faz você sentir que ainda não é o momento para começar, nós compreendemos perfeitamente. A insegurança é natural e faz parte do ser humano, mas saiba que o Yoga respeita as escolhas e o ritmo de cada um. Não existem julgamentos.

Praticar Yoga é seguir uma filosofia focada no desenvolvimento do equilíbrio interior. Portanto, não é preciso sentir vergonha por ter dificuldade ao fazer as primeiras posturas. Assim como tudo na vida, sempre existe a primeira vez e todo praticante já sentiu pelo menos alguma dificuldade.

Ao trazer o Yoga para a vida, cada praticante segue em busca de uma jornada pelo autoconhecimento. Durante as aulas, o foco é para dentro. Então, toda a concentração é focada em conseguir se conectar profundamente com o próprio corpo, mente e espírito.

Agora você se sente mais à vontade para levar o Yoga para a vida? Então, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para conhecer os benefícios dessa prática para o corpo, mente e espírito.

Corpo

Praticar Yoga traz uma série de melhorias para o corpo. Listamos a seguir as principais delas:

1. Aumenta a consciência corporal

Ao praticar as posturas de Yoga e os exercícios para controle de respiração, você conquista equilíbrio físico e consciência corporal. Descobre quais são os seus limites e aprende a amar mais a si mesmo.

2. Funciona como uma atividade física

Os dias parecem curtos e está cada vez mais difícil encontrar tempo para praticar atividades físicas? Como pode ser praticada onde e quando quiser, o Yoga ajuda a manter a saúde em dia. Um exercício físico e mental que traz flexibilidade para o corpo, além de melhorar a autoestima e também a qualidade de vida.

3. Leva à perda de peso

Engana-se quem pensa que o único objetivo do Yoga é o relaxamento ou que é uma atividade que não leva ao gasto calórico. Algumas modalidades de Yoga podem queimar tantas calorias quanto aulas de crossfit, acredite.

4. Melhora a qualidade do sono

Ao relaxar com Yoga, o corpo, o espírito e a mente entram em sintonia. Você muda a forma como encara os problemas e traz mais leveza e serenidade para os seus dias. Com isso, até mesmo a qualidade do sono melhora. Os problemas não são levados para a cama.

5. Reduz as dores no corpo

Entendemos que dores limitam muito a vida, mas você pode se desapegar delas ao praticar Yoga e encontrar seu equilíbrio. Como é uma prática milenar que trabalha todo o corpo, é possível se recuperar de dores, inclusive, causadas pelo estresse e pela má postura.

Espírito

Também proporciona benefícios contínuos para a saúde espiritual:

6. É um convite para a evolução espiritual

Fazer Yoga para a vida é seguir em aprendizado constante. Aprender a evoluir e a se tornar uma pessoa melhor, reconhecendo os próprios erros e limites ao olhar para dentro de si.

É como uma faxina interna de sentimentos prejudiciais. Nos torna ainda mais humanos em essência.

7. Nos ensina a ter mais compaixão pelo mundo à nossa volta

O praticante de Yoga aprende a valorizar momentos, pessoas e tudo o que tem ao seu redor. A prática desperta o sentimento de amor e compaixão pelo mundo interior e exterior.

Perder o autocontrole e agir de forma exagerada devido à sobrecarga de problemas se torna uma atitude do passado. O Yoga ensina a focar mais em você para voltar a ter controle de suas emoções.

8. Promove a paz interior

Como uma jornada pelo autoconhecimento, o Yoga também é um estilo de vida. Induz seus praticantes a atingirem um estado de paz e quietude em perfeito equilíbrio com o eu interior.

9. Proporciona importantes lições sobre a simplicidade

A filosofia ensina que aquilo que temos é o suficiente para vivermos em equilíbrio. Revela que não é preciso se apegar a coisas externas para encontrar a felicidade, mas olhar e estar bem de corpo, espírito e mente.

Mente

E, como se não bastasse, é uma filosofia que desperta a mente para o equilíbrio e aprendizado constante:

10. Alivia a ansiedade e o estresse com as preocupações do dia a dia

Ao praticar Yoga, desvia-se o foco das preocupações e se aprende a ter controle sobre pensamentos e emoções. Assim, a atividade ajuda a reduzir a ansiedade e a trazer a atenção para o momento que mais importa: o presente.

11. Levar o Yoga para a vida é um constante desafio de superação

Você aprende que é capaz de tudo e que é a única pessoa que pode superar suas próprias limitações. O que funciona como um incentivo para acreditar e confiar ainda mais no seu potencial e conquistar tudo o que deseja.

12. Melhora a concentração

Fazer Yoga também nos ensina a ter mais concentração nas atividades que mais importam e a mudar a forma como reagimos a elas.  

13. Traz o nosso foco para o momento que mais importa: o presente

Como mencionamos, o Yoga nos ensina a viver mais no presente. Com isso, reduz nossos níveis de ansiedade e a forma como reagimos a situações que fogem ao nosso controle. 

Reduz também a criação de expectativas em relação ao futuro, pois às vezes as situações fluem de maneira diferente do que planejamos e tudo bem. Nos ensina a ter paciência para esperar e confiar no tempo.

Uma das modalidades de meditação que mais se destacam se chama Mindfulness e consiste no exercício da atenção plena. É mudar nossa percepção sobre problemas e transformá-los em algo natural, que flui como o vento.

Praticar Yoga é transformar a vida. Tenha certeza de que está perto também de transformar a sua, especialmente após esta leitura.

Caso sinta que chegou o momento de seguir em frente e levar o Yoga para a vida, fique à vontade para conhecer nosso espaço. No Gaya Bem-Estar oferecemos estilos variados e exclusivos de Yoga. Cabe a você escolher aquele que melhor se alinha aos seus objetivos e necessidades atuais.