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Posições de yoga ashtanga
Posições de yoga – 2º capítulo: Ashtanga

Posições de yoga – 2º capítulo: Ashtanga

Na busca por encontrar um estilo de yoga que seja ideal para você praticar, destacamos, neste segundo post da série de posições de yoga, o Ashtanga yoga. Nessa posição, um dos principais objetivos da prática é a purificação do corpo e da mente por meio de oito pilares. 

Em nosso primeiro capítulo, abordamos o Hatha yoga, que trabalha bastante a atenção e o alinhamento do corpo, da mente e da respiração. Já aqui neste texto, você também conhecerá desde a origem do Ashtanga aos seus benefícios, uma prática que é voltada à mente e corpo de forma gradual. 

Descobrir um entre vários estilos de yoga adequado aos seus objetivos de vida e de saúde é preciso e é muito comum. Então, venha conhecer o Ashtanga yoga no segundo capítulo da nossa série especial sobre posições de yoga

Qual é a origem do Ashtanga Yoga?

O Ashtanga Vinyasa Yoga tem origem no ocidente, no manuscrito antigo Yoga Korunta, que agrupava diferentes séries de asanas, como vinyasa, bandhas e mudras. A forma como o Ashtanga yoga se apresenta hoje, e é aplicada, é baseada nas posições desenvolvidas por Sri K Pattabi Jois, que o criou em Mysore, na Índia. 

A prática criada por Pattabi Jois se apoia no desenvolvimento contínuo e gradual do corpo, buscando sua purificação por meio de posturas intensas. 

Nesse método, são introduzidos oito limbos da Ashtanga yoga, que são: 

·         Yama: autodisciplina.

·         Niyama: observância religiosa.

·         Asana: postura.

·         Pranayama: contenção da respiração.

·         Pratyahara: abstração dos sentidos.

·         Dharana: concentração.

·         Dhyana: meditação.

·         Samadhi: estado de supraconsciência. 

Em todos esses pilares, a característica em comum é que as asanas são feitas de maneira bastante fluida e por períodos mais curtos, o que confere o dinamismo típico do Ashtanga yoga. Mas, não se preocupe, assim como outras posições de yoga, essa posição é voltada para todas as pessoas.

O que diferencia o Ashtanga Vinyasa yoga de outros estilos? 

No Ashtanga yoga, além de as séries terem maior intensidade, elas têm muitas posições em cada uma, o que faz com que o  praticante leve, na maioria das vezes, mais de um ano para dominar plenamente todos os movimentos de uma série. E, só depois, passe para a série seguinte. 

Assim, esse tipo de yoga exige muita disciplina e dedicação para se atingir os estágios mais avançados. Essas características também fazem parte das outras vertentes, como a Hatha yoga, porém, a Ashtanga yoga tem posições mais pesadas. 

Claro, você deve ter sempre em mente que qualquer posição de yoga trabalha o corpo e a mente de forma gradual, para que a atividade seja incorporada de forma plena pelo praticante. 

Quais são as séries do Ashtanga Yoga? 

Ao todo, o Ashtanga yoga tem seis séries, que se dividem da seguinte maneira: 

·         Primária.

·         Intermediária.

·         Avançada A.

·         Avançada B.

·         Avançada C.

·         Avançada D. 

Antes de iniciar a série primária, são feitas as saudações ao Sol, chamadas de Surya namaskar A e B. Depois da série avançada D, ainda há as posturas finais. Ou seja, o Ashtanga yoga é bastante intenso, longo e com um ciclo que leva anos até o praticante atingir as séries mais avançadas. 

Série primária 

A série primária do Ashtanga yoga se desenvolve com o objetivo de desintoxicar o corpo de todas as substâncias nocivas. Tanto os órgãos internos quanto a pele e outros tecidos são também trabalhados nessa série, que aumenta a temperatura corporal para que o praticante transpire bastante. 

Ainda, é nessa fase dessa posição do yoga que tendões e músculos começam a ganhar flexibilidade, por meio do aquecimento muscular. Isso favorece as fibras de cada músculo, fazendo com que se acomodem e fiquem reforçadas.

Além disso, em posições dessa série que colocam o praticante com a cabeça e tronco para baixo, e pernas para cima, a pressão se inverte. Isso ajuda na rápida eliminação de toxinas que prejudicam a saúde física e mental. 

Série intermediária 

Na série intermediária do Ashtanga yoga, a limpeza do sistema nervoso e o fortalecimento dos nervos são as principais buscas. Nessa segunda etapa, com os músculos e tendões já bastante flexíveis e com resistência para posições mais exigentes, são desenvolvidas posturas mais avançadas. 

Equilíbrio, força e flexão da coluna são trabalhados, junto com movimentos que mudam a curvatura dos feixes nervosos e também a curvatura da medula espinhal. Dessa maneira, todo o sistema nervoso é beneficiado com os movimentos da série intermediária. 

Série avançada A 

Os movimentos da série avançada A do Ashtanga yoga conduzem a maior concentração da mente e ampliam o controle e consciência sobre os movimentos do corpo. As posições que exigem alta concentração, equilíbrio, força muscular e flexibilidade. 

Séries avançadas B, C e D 

As séries mais avançadas do Ashtanga yoga têm a transcendência do corpo e da mente como principais buscas, com movimentos ainda mais intensos. É preciso muitos anos de prática para se chegar a esses níveis. 

Veja o estilo na prática – VÍDEO 

Quais são os benefícios do Ashtanga Yoga? 

O Ashtanga yoga proporciona uma série de benefícios ao corpo e a mente. Os primeiros impactos positivos dessa posição são para o organismo. E, à medida que as novas séries são introduzidas para o praticante, eles se estendem para a mente, gerando efeitos profundos e duradouros.            

Gera mais flexibilidade 

O aumento da flexibilidade é um dos primeiros efeitos positivos à saúde gerados pelo Ashtanga yoga. Com movimentos curtos e de alta intensidade, coluna, braços, pernas e grupos musculares espalhados pelo corpo todo são flexibilizados. 

Como as asanas são feitas em curta duração, elas podem ser praticadas mesmo por pessoas que não estão acostumadas a fazer algum exercício, já que o progresso gradual e o ritmo da pessoa são sempre respeitadoso pelo yoga. 

Previne a depressão 

A diminuição do estresse e o controle dele a partir de um autoconhecimento, além das boas sensações promovidas pelas asanas do Ashtanga Vinyasa yoga, previnem a depressão. 

Isso acontece porque a atividade gera um bem-estar físico e mental imediato e que perdura por vários dias com a prática. Ainda, o estresse é uma sensação do corpo causada pelo hormônio cortisol. 

Pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences comprovou que acumular grandes quantidades da substância no corpo, por muito tempo, é algo que está associado à depressão. Dessa maneira, praticar o Ashtanga yoga e outras posições previne a doença.

Fortalece a musculatura 

Com movimentos de grande intensidade e que mobilizam os músculos do corpo todo, de maneira localizada e rítmica, a musculatura é fortalecida. Esse ainda é um efeito positivo que não está ligado só ao fortalecimento, como também à prevenção de problemas dessa ordem. 

Assim, dores na coluna, nos braços e nas pernas, principalmente por causa da repetição de atividades diárias no trabalho e em casa, são prevenidas. 

Melhora a respiração 

A Asthanga yoga trabalha as posições em conjunto com uma respiração aliada a gerar o melhor equilíbrio entre corpo e mente, fazendo com que o praticante desenvolva mais controle sobre ambos.

Dessa maneira, a respiração treinada na prática do yoga ajuda ainda a restabelecer um estilo de vida mais tranquilo, com um sono melhor e mais disposição e harmonia em todas as atividades fora do yoga.

Desintoxica o corpo

O Ashtanga yoga tem o poder de desintoxicar, de forma intensa, o corpo, logo nas primeiras aulas. Com os movimentos exigentes e curtos da posição, todo o corpo é bastante aquecido, o que gera um suor. Na transpiração, toxinas são eliminadas do organismo, favorecendo a saúde do corpo e da mente. 

Esse benefício dessa posição de yoga também ajuda a emagrecer, pois a transpiração é um meio de eliminar peso. E como ela vem ainda estimulada por uma prática que enrijece os músculos, é perfeita para dar tônus e mais fôlego para exercícios cada vez mais exigentes.

Reduz o estresse 

Com a eliminação de toxinas pelo suor, o cortisol e outras substâncias que causam males à saúde são eliminados. Assim, o estresse e outros sintomas trazidos pelas descargas de hormônios no organismo são reduzidos a níveis muito baixos. 

Isso gera mais qualidade de vida em todos os aspectos, devolvendo ao praticante saúde e bem-estar no trabalho, relacionamento, vida pessoal, estudos, etc. 

Aumenta o controle sobre a ansiedade 

A ansiedade também é um gatilho do estresse e, juntos, eles impedem as pessoas de levarem uma vida equilibrada. A ansiedade é um dos motivos para crises de pânico, depressão e outros problemas de saúde incapacitantes. 

Assim, com a prática constante do Ashtanga yoga, o controle sobre a ansiedade é devolvido ao praticante, promovendo uma consciência ampla sobre seu estado mental, o que impede que a pessoa entre em ciclos ansiosos e estressantes, que causam sérias consequências na vida. 

Favorece a concentração 

Com a redução do estresse e da ansiedade, além de ajudar a fazer uma respiração que promova a tranquilidade, a concentração é melhorada. Também, como a própria atividade envolve um grau elevado de disciplina e dedicação, consequentemente o foco e a atenção do praticante são muito beneficiados. 

E, quanto mais concentrada a pessoa estiver para fazer o Ashtanga yoga, mais ela vai colher grandes benefícios para seu corpo e para a sua mente. Assim como ter mais concentração em outras atividades, traz resultados muito positivos e principalmente conscientes em escolhas. 

Beneficia a circulação sanguínea 

Como um dos focos da Ashtanga yoga é eliminar toxinas e purificar o organismo por meio de asanas intensas e de curta duração, a circulação de sangue é beneficiada. A prática ajuda muito na velocidade com que o sangue percorre o organismo, oxigenando todo o corpo e melhorando as funções. 

Assim como a atividade também ajuda a eliminar toxinas e gorduras de artérias e veias, que prejudicam a circulação sanguínea e causam problemas, como contratempos cardíacos, AVC, entre outros. 

Promove o autoconhecimento espiritual e filosófico 

A Ashtanga yoga é um importante elo de equilíbrio na busca de um maior autoconhecimento espiritual e filosófico. Além da integração do praticante a estados relaxantes e profundos de consciência, a prática oferece uma ponte entre os mundos espiritual e terreno.

O Ashtanga yoga é a posição de yoga ideal para você? 

É comum que uma pessoa em busca de conhecer a posição de yoga mais adequada para praticar acabe se deparando com algumas dificuldades no início. Ou, mesmo, tenha timidez ou medo de se integrar a um novo ambiente. 

Mas saiba que o yoga e qualquer estilo dele são muito receptivos e buscam trabalhar o físico, o emocional, o mental e o espiritual de forma progressiva. 

Se você é uma pessoa que busca fortalecer o seu corpo e ainda ganhar mais consciência sobre ele, o Ashtanga yoga é perfeito. A integração que essa prática promove entre corpo, mente e respiração traz rapidamente efeitos benéficos. 

Então, não se preocupe em fazer séries avançadas e em como praticar Ashtanga yoga,  nem pense que não vai conseguir realizá-las. A prática constante dessa posição de yoga levará você a chegar às séries mais avançadas, a longo prazo. 

Até lá, o seu corpo, a sua mente e o seu espírito estarão bastante evoluídos. E você, ao lado de um professor, sentirão quais são os momentos adequados para progredir. Apesar de o Ashtanga yoga ser uma prática bastante avançada em suas asanas iniciais, lembre-se que é sempre a sua condição que vai guiar as séries e movimentos. 

A filosofia do Ashtanga yoga é a de sempre envolver o praticante de maneira gradual e de promover um grande e longo caminho espiritual e de autoconhecimento. 

Movimentos expressivos e que usam de bastante força e flexibilidade são as características mais evidentes dessa posição. E é através deles que você poderá imergir em um profundo estado de concentração, colhendo todos os benefícios da prática. 

O Ashtanga yoga é uma maneira de atingir esses e muitos outros benefícios à mente, ao corpo e ao espírito. Você vai se surpreender com a energia dessa posição. Conheça o Gaya Bem-Estar, que oferece aulas de yoga em diferentes posições e que entrega a qualidade de vida que você busca!