Blog

Benefícios científicos do spa
Dez benefícios científicos do spa para a sua vida

Dez benefícios científicos do spa para a sua vida

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, um spa não é só um local que as pessoas buscam para emagrecer. Mais do que isso, esse espaço de relaxamento reúne uma série de serviços. Todos trazem os diversos benefícios científicos do spa para a saúde, que garantem o bem-estar integral do corpo e da mente. 

Se você convive com a ideia de que um spa é feito só de saunas para relaxamento, então, é hora de mudar os seus conceitos. O Serviço Personalizado de Atendimento, nome da sigla, entrega exatamente o que diz: diversos serviços individuais que vão desde atender à necessidade de relaxamento até mesmo ao tratamento de apoio para dores crônicas. 

Descubra neste post, dez benefícios científicos do spa para a sua saúde e o seu bem-estar, físicos e mentais! 

1. Um dos grandes benefícios científicos do spa é melhorar o sono 

O sono é altamente beneficiado com o relaxamento do corpo e da mente proporcionado pelos tratamentos de spa para relaxar. Massagens, banhos térmicos com ação relaxante e outras técnicas trazem esse benefício. 

E uma noite de sono tranquila é responsável por ainda mais benefícios do spa, como ter mais disposição, melhorar o humor e reduzir o risco para problemas cardíacos. 

2. Contribui para a circulação sanguínea 

Tanto voltadas à dor local como para o relaxamento total do corpo e da mente, as massagens para a saúde que um spa oferece proporcionam a melhora da circulação sanguínea. Além disso, banhos imersivos com preparos especiais reforçam esse benefício. 

No Gaya Bem-Estar, alguns serviços incluem a degustação de vinhos, uma bebida que concentra ainda mais vantagens à melhora da circulação de sangue. Unida ao prazer proporcionado pelo toque único do vinho, a sensação de bem-estar é reforçada. 

3. Relaxa a mente 

O spa reúne muito mais do que serviços para relaxamento e ajudar a aliviar o estresse. O próprio lugar é feito pensado em acolher as pessoas de maneira que elas se sintam em um espaço tranquilizante, longe de cidades, barulhos e do caos do dia a dia

Paredes em tons claros, ambientação com jardins, profissionais experientes e os diferentes serviços como massagens, banhos calmantes e tratamentos estéticos contribuem para isso. 

4. Reduz a tensão do corpo 

Seja por ficar em posições desconfortáveis em poltronas e cadeiras, em casa ou no trabalho, por levar uma vida sedentária, como também por ter preocupações, o corpo fica tensionado. Logo, ele precisa relaxar os músculos, que geram dores no corpo quando estão enrijecidos. 

Os benefícios científicos do spa garantem esse alívio especial ao corpo, estimulando-o a ficar mais relaxado, soltando músculos tensionados. A massagem com técnicas indianas, por exemplo, é um serviço recomendado para tirar toda a tensão do corpo, devolvendo energia ao organismo e à mente e proporcionando momentos de relaxamento.

5. Alivia dores crônicas 

Dores crônicas são um dos grandes motivos que elevam o estresse e culminam na redução da qualidade de vida. Para reverter e aliviar pontualmente dores pelo corpo, que incapacitam pessoas de terem uma vida saudável, um spa oferece massagens profundas de longa duração. 

Essa técnica, que usa de bastante pressão em áreas com dores crônicas e estiramento muscular, restaura os músculos. Assim, devolve, a cada sessão, a flexibilidade e a força que eles têm. 

6. Auxilia no controle de peso 

Um spa também oferece serviços que regulam o funcionamento de intestino e devolvem ao órgão a saúde que ele precisa para evitar o aumento de peso e problemas gástricos. Serviços de estética, que incluem drenagem linfática, também fazem parte desse centro de relaxamento, trazendo benefício do controle de peso. 

Outro motivo que garante esse benefício ao corpo é que o poder relaxante das massagens, dos banhos e do tratamento de um spa reduzem o cortisol. Esse hormônio, gerado pelo estresse, faz com que você busque alimentos cheios de açúcar para “aliviar” a sensação nervosa, o que só prejudica a saúde. 

7. Diminui o risco para depressão 

Através de todas as terapias que um spa reúne, o risco para a depressão, um mal que atinge cerca de 11 milhões de brasileiros, é diminuído. Por ser um centro voltado ao bem-estar completo da pessoa, o spa devolve a estabilidade emocional, psíquica e física, evitando o estresse. 

E, um dos principais motivos para o aparecimento da depressão, é o estresse. O hormônio liberado nesse estado reduz a dopamina e a serotonina que, em baixos níveis, causam esse contratempo. 

8. Minimiza o risco para AVC 

Entre os principais benefícios científicos do spa, a redução para o risco de um AVC é um dos maiores. Esse contratempo de saúde acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro se rompem ou entopem. 

As práticas empregadas no spa ajudam na circulação sanguínea e, como um efeito disso, as veias e artérias funcionam melhor, reduzindo bastante o risco para esse problema que pode levar a sequelas graves ou até à morte. 

Ainda, segundo pesquisas feitas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, o estresse e a ansiedade elevam as chances para o AVC. Como os tratamentos de spa trabalham o bem-estar de maneira profunda, elas também ajudam a impedir esse mal. 

9. Reforça o sistema imunológico 

O estresse é um dos grandes males que prejudicam todo o sistema imunológico, ou seja, sua saúde geral fica vulnerável a todo tipo de agentes externos que causam doenças. 

As massagens, tratamentos estéticos, banhos terapêuticos e o próprio bem-estar proporcionado pelo spa conseguem manter o seu corpo com o sistema reforçado. 

Além disso, a tensão nervosa é um dos gatilhos mentais que também aumenta os níveis de cortisol e outras substâncias que prejudicam o funcionamento do sistema imunitário. Como os benefícios científicos do spa proporcionam o relaxamento da mente, esse problema é evitado. 

10. Aumenta a disposição 

Os tratamentos de spa ajudam a melhorar significativamente a disposição, pois freiam os efeitos nocivos do estresse no corpo e na mente. As massagens, banhos com aromas e outros serviços oferecidos por um spa revigoram, trazendo alívio e proporcionando muito ânimo para a realização das tarefas do dia a dia. 

Sair do trabalho e ir a um centro de relaxamento, ou mesmo reservar um tempo aos finais de semana para se cuidar periodicamente, é uma das melhores prevenções para a saúde.

E, nesse sentido, os benefícios científicos do spa vão devolver a vitalidade e a reconexão consigo mesmo, que você tanto precisa.

Ou seja, esse centro de relaxamento é um lugar perfeito para que você encontre diferentes serviços que vão agregar muito mais energia ao seu corpo e à sua mente. E os benefícios científicos do spa não param por aí, por isso você deve conhecer todos os tratamentos que ele reúne.

Conheça o menu de tratamentos completo do Gaya Bem-Estar e encontre muitas terapias para você relaxar e ganhar mais bem-estar!

  • 28/02/2020
  • Spa