Blog

relaxamento em meio ao caos do dia a dia
Como desacelerar e buscar relaxar no caos do dia a dia

Como desacelerar e buscar relaxar no caos do dia a dia

Diminuir o ritmo para aproveitar mais a vida é um constante desafio em um mundo cada vez mais acelerado e exigente. Na incansável corrida contra o relógio, a falta de controle sobre a velocidade dos acontecimentos se tornou um lugar-comum. Encontrar tempo para si e para ter um relaxamento, então, se torna a última prioridade entre tantos compromissos.

Quem acorda cansado, sem ter tempo para saborear um café quentinho ou checar os e-mails com calma sabe como é. A sobrecarga de ansiedade e estresse é tanta que tensiona os músculos, causa dores e acaba por passar na frente da busca pelo bem-estar. E aquela vontade de reservar um day spa para relaxar de verdade fica em segundo plano.

Segundo o International Stress Management Association Brasil (ISMA-BR), cerca de três em cada dez brasileiros possui a síndrome da pressa. Um problema comportamental e psicológico que apresenta sintomas como ansiedade, impaciência, tensão, dificuldade de convívio e estresse.

Está sentindo o peso da vida acelerada tensionar seus músculos e causar problemas de relacionamento ou produtividade? Essas são apenas algumas causas do estresse acumulado. Sinais de que é preciso oferecer um relaxamento ao seu corpo.

Para ajudar você a se reconectar consigo mesmo e a voltar a sentir o bem-estar pulsar em suas veias, preparamos este artigo. Nele vamos mostrar algumas dicas para que você consiga desacelerar aos poucos e viva muito melhor. Acompanhe!

6 dicas para oferecer ao seu corpo o relaxamento que ele precisa

Reservar tempo para cuidar do bem-estar do corpo é vital para o bom funcionamento do organismo. 

Se você quer desacelerar sem precisar se mudar para a praia ou para uma pequena cidade do interior, pode fazer pequenas mudanças em seu dia a dia. Tudo o que precisa para começar é separar alguns minutos para praticar as seguintes dicas:

1. Descubra o poder das afirmações e pensamentos positivos

Se as palavras têm poder, por que não usá-las para influenciar a nossa maneira de agir? 

Ao repetir afirmações positivas no momento presente, é possível reprogramar a mente para alcançar o que deseja. O cérebro passa a acreditar que o que você diz, escreve ou pensa é verdade, ao fazer isso repetidamente.

Confira alguns exemplos de afirmações positivas para aliviar a ansiedade e o estresse:

  • “É fácil, já consegui!”
  • “Está tudo bem e sou capaz de passar por isso.”
  • “Uma coisa de cada vez para que tudo dê certo.”
  • “Tudo bem, eu tentei.


2. Desconecte-se

Dar um tempo para o smartphone, redes sociais e e-mails é outra dica que favorece o relaxamento. Como nos afasta de um fluxo de informações constante e também das demandas dos outros, abre espaço para que possamos focar em outras coisas.

Até duas a três horas antes de dormir, essa pequena atitude traz ainda mais benefícios: proporciona o relaxamento do corpo e ajuda a melhorar a qualidade do sono. Isso porque a secreção de melatonina, hormônio que regula os padrões de sono, não é interrompida. 

3. Exercite a gratidão

Seja logo ao amanhecer ou pouco antes de dormir, procure se lembrar de motivos que  façam você sentir gratidão. Pode ser simplesmente por ter uma cama para dormir ou um trabalho para realizar. Mentalize.

O sentimento de gratidão atua como um tônico para a alma. Além de levar à paz de espírito, gera estado de relaxamento físico por meio da bioquímica cerebral. 

4. Faça exercícios de respiração

Lembra daquela antiga expressão popular que diz: “Calma, conte até três e respire fundo”? Faz todo o sentido. É comprovado que a forma como respiramos pode ajudar a reduzir o nervosismo e nos acalmar. Exercícios respiratórios podem aliviar, inclusive, sintomas de doenças como estresse, depressão e síndrome do pânico.

Quer sentir os benefícios? Veja estes exercícios de respiração para viver melhor muito usados durante a prática de Yoga:

a) Bramari

Inspire pelas duas narinas e, ao expirar, solte os músculos da boca e reproduza o zumbido de uma abelha para se sentir mais alegre.

b) Nadi shodana

Coloque o dedo médio e o indicador entre as sobrancelhas e expire pelas duas narinas. Em seguida, tampe a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda. Depois, é a vez de tampar a narina esquerda com o dedo anular e soltar o ar pela direita. Repita o processo 12 vezes para restaurar o equilíbrio. 

5. Medite

Com a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, a meditação é uma técnica de relaxamento que ajuda a aumentar a concentração e eliminar o estresse. Impulsiona o bem-estar físico e emocional, trazendo equilíbrio e paz.

Como existem vários tipos de meditação, você pode escolher aquele que melhor se encaixa às suas preferências e necessidades atuais:

  • Mantra: repita lentamente uma palavra, frase ou pensamento para se acalmar. 
  • Meditação guiada: concentre-se em imagens mentais de lugares e situações relaxantes. 
  • Mindfulness: concentre-se no momento presente e deixe qualquer sentimento ou preocupação passar, sem se prender a eles. 
  • Yoga: faça posturas e exercícios de respiração para ter mais flexibilidade, relaxamento e tranquilidade.

6. Agende sessões de massagens relaxantes

Outras boas pedidas para aliviar as tensões do dia a dia são as massagens relaxantes, formas de reduzir o estresse, estimular os sistemas circulatório e imunológico, promover o relaxamento dos músculos, afastar dores e viver melhor.

Sentiu nódulos de tensão se acumularem sobre o seu corpo ou simplesmente quer se desconectar da realidade estressante atual? Saiba que as massagens relaxantes são poderosas aliadas para quem quer diminuir o estresse e manter a saúde física e mental em equilíbrio.

Conheça as duas principais técnicas de massagem para relaxar, desacelerar e aproveitar seu merecido momento de descanso:

1. Técnica ocidental 

A técnica ocidental, ou massagem sueca, é derivada da ginástica sueca. Assim, baseia-se em flexões de músculos. Consiste em movimentos contínuos de alongamentos, amassamentos e deslizamentos. Garante um profundo estado de relaxamento muscular e é indicada para quem está sentindo cansaço, estresse e tensão.

Aqui no Gaya, chamamos de Massagem Relaxante, uma técnica exclusiva e assinada pelo nosso Spa que se baseia na técnica ocidental. Com ela você recarrega as  energias do seu corpo e da sua mente, proporcionando o relaxamento. A técnica relaxante alia movimentos longos de deslizamento e de pressão suave aplicados por todo o corpo, esta massagem proporciona sensações de tranquilidade, paz e descanso. Ideal para remover o estresse do seu dia a dia, focando no bem-estar que o seu corpo merece.


2. Técnica oriental

Agora, se o que você sente é tensão localizada, como aquele peso nas costas, nos ombros e em outras regiões do corpo, a dica é optar pela técnica oriental.

 serão trabalhados pontos estratégicos do corpo com a pressão dos dedos ou para reequilibrar o fluxo de energia. Com o deslizamento e alongamento da musculatura corporal, ajuda a combater situações de cansaço e retração muscular

No Gaya, chamamos a técnica oriental de Massagem Terapêutica, e ela alivia o seu pior estresse de uma forma natural. Destinada a amenizar tensões severas e persistentes, esta  massagem vai trabalhar com as camadas mais profundas dos músculos. É indicada para pessoas que sofrem com tensões crônicas, restrições de movimento causadas por estiramento ou áreas contraturadas, como pescoço, lombar e ombros.


E quais são os benefícios?

Relaxar do estresse do dia a dia é tudo o que você mais gostaria? Então, saiba que inserir a massagem em uma rotina, seja ela semanal, quinzenal ou mensal, pode trazer vários benefícios para a sua saúde e bem-estar

Ao criar o hábito de receber massagem, é possível:

  • Aliviar as dores causadas pelo estresse;
  • Aliviar o estresse;
  • Aumentar a energia;
  • Fortalecer os órgãos internos;
  • Melhorar a circulação;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Restaurar a vitalidade;
  • Reconectar-se consigo mesmo;
  • E sentir um relaxamento profundo.

Que tal potencializar os benefícios de fazer massagem e promover o relaxamento que o seu corpo precisa para encarar da melhor forma os desafios do dia a dia? Aproveite para saber um pouco mais sobre como o Gaya pode te ajudar. Estamos no WhatsApp para dar mais informações sobre as massagens relaxantes que oferecemos e esclarecer suas dúvidas.