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Tipos de Yoga: + de 40 posturas de diferentes modalidades em lindas fotografias

Tipos de Yoga: + de 40 posturas de diferentes modalidades em lindas fotografias

Buscando uma modalidade de Yoga para chamar de sua? Chegou ao conteúdo certo.

Entre inúmeros estilos de Yoga, sempre vai existir um que pode atender melhor às suas preferências e necessidades no momento. Isso porque, além de funcionar como um exercício físico com diferentes intensidades, o Yoga também é um estilo de vida. 

Ao integrar corpo e mente, muda a forma como vivenciamos o mundo, trazendo autoconhecimento, paz interior e plenitude. 

O mais curioso é que algumas dessas modalidades datam do século 15 e nem por isso se tornaram obsoletas. Continuam tão compatíveis com o estilo de vida moderno que podem ser praticadas como se fossem supercontemporâneas.

Ficou curioso para conhecer algumas delas?

Para facilitar sua escolha, apresentamos os 5 estilos de yoga mais procurados aqui no Gaya Bem-Estar. Cada um deles, acompanhado de lindas fotografias para inspirar suas posturas e movimentos de Yoga. 

Vamos encontrar a modalidade que mais combina com você?

Iyengar Yoga

Fundamentada nos ensinamentos do mestre B.K.S. Iyengar, tem como principal objetivo aproximar o yoga de qualquer pessoa, independente de suas dificuldades na prática de exercícios físicos. As posturas são ensinadas com um grande rigor técnico e foco no alinhamento. 

Essa prática aumenta a possibilidade de permanência nas posturas, a confiança do aluno e sua compreensão sobre seu alinhamento, amplia a possibilidade de movimento na postura e faz com que as posturas mais complexas possam ser desfrutadas com segurança.

É indicada para quem possui algum tipo de limitação de movimentos ou deseja corrigir a postura, o Iyengar Yoga tem um ritmo lento e pessoal.
Seus principais diferenciais são a permanência por mais tempo nas posições e o alinhamento de seus movimentos, o que exige mais concentração a si e à sua prática. Com isso, o praticante pode sentir suas emoções despertarem e, assim, aumentar sua consciência individual.

Diferente dos demais tipos de Yoga, que só preicisam um tapete de prática, essa modalidade se beneficia  de acessórios para a realização de asanas (posturas). Assim, é muito acessível para pessoas de todas as idades e necessidades.

Entre os materiais externos mais utilizados durante suas atividades estão: almofadões e blocos para facilitar a realização dos exercícios. 

Vinyasa Yoga

Perfeito para quem prefere se manter em movimento, o Vinyasa Yoga trabalha com uma sequência de movimentos de Yoga como se fosse uma coreografia. É considerado um dos estilos de Yoga mais graciosos e dinâmicos.

Cada postura é sincronizada com a respiração, despertando a consciência do próprio corpo e reduzindo o estresse. 

O Vinyasa Yoga cria um fluxo contínuo de movimentos coordenados com a respiração e a postura. Incorpora asanas que proporcionam uma espécie de meditação em movimento e meditação estática ao final da aula.

Hatha Yoga

É um dos estilos de Yoga mais populares do mundo e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Com sequências lentas, no Hatha Yoga os praticantes ficam mais tempo na mesma postura para irem em busca do autoconhecimento. Conhecem seus limites, compreendem suas fraquezas e descobrem o melhor de si.

E os benefícios não param por aí! Os movimentos dessa modalidade de Yoga ajudam a aumentar a flexibilidade e a força corporal, além de relaxar e trazer paz interior.

Curiosidade à parte, “Ha” significa sol e “Tha” significa Lua. É por isso que este é um estilo tão poderoso e vigoroso, fazendo referência a essa forte relação entre estes astros. É deste estilo que tiveram origem quase todos os outros que você está conferindo neste artigo, com exceção do Kundalini Yoga.


Kundalini Yoga

Quer uma aula com mais filosofia, respiração e meditação? Então, entre todos os estilos de Yoga que estamos vendo por aqui, é o Kundalini Yoga que mais combina com você.

Também conhecido como Yoga da Consciência, o Kundalini Yoga trabalha o lado espiritual dos praticantes. Por meio de atividades físicas próprias, conecta corpo, mente e espírito.

Ajuda a despertar a poderosa energia localizada no primeiro  chakra da base da coluna.

Indicado para quem tem maior afinidade com o lado contemplativo e reflexivo do Yoga, distribui a energia vital entre o corpo e a mente para promover o bem-estar físico e emocional. 

Com a união de cada postura e respiração, equilibra os chakras e, com isso, leva o praticante a um estado de consciência elevado. A sensação que transmite é de bem-estar e plenitude.


Ashtanga Yoga

A prática de Ashtanga Yoga é conhecida por ser a mais vigorosa e exigente, relacionado a disciplina e dedicação. Ela abrange a filosofia do yoga integrada à prática de posturas dentro do conceito Vinyasa, em que movimento e respiração estão conectados. Além de ser uma ferramenta de auto-observação diária, constrói força, resistência e flexibilidade por meio de uma série fixa de posturas desenvolvida gradualmente de maneira individual de acordo com a possibilidade de cada praticante. Neste estilo o aluno trabalha sua prática pessoal em seu próprio ritmo sob a orientação do professor. Por isso é adaptável a qualquer pessoa. 

A sequência de posturas do Ashtanga é sempre a mesma, mas novos desafios vão sempre sendo incorporados conforme o corpo e a mente se adaptam à atividade. 

A prática é tradicionalmente feita sem música, para que se ouça o som da própria respiração. A remoção de estímulos externos permite que praticante volte sua atenção para dentro de si, mantendo o corpo em movimento mas focando nos aspectos sutis do Yoga. 

É ideal para quem gosta do silêncio, de muito dinamismo e pouca permanência.

Ou seja, como uma variação da Hatha Yoga com séries fixas, a Ashtanga Yoga têm posturas mais pesadas que as demais, exigindo força e disciplina. 

Como uma variação da Hatha Yoga com séries fixas, a Ashtanga Yoga têm posturas mais pesadas que as demais, exigindo força e disciplina. 

É ideal para quem gosta de desafios e de testar a própria memória. Isso porque envolve a realização de seis posturas. Todas, com sequências fixas. E só é possível avançar para a próxima série depois que demonstrar total domínio sobre as posturas anteriores.

A técnica teve origem na sequência de Saudação ao Sol, uma das mais antigas do Yoga, e se popularizou rapidamente em países como o próprio Brasil e os Estados Unidos. Há quem diga que é porque o dinamismo de suas posturas unidas ao ritmo da respiração se assemelha ao agitado ritmo de vida dos grandes centros urbanos. Faz sentido, né?


Tem interesse em fazer aulas de Yoga?

No Gaya Bem-Estar oferecemos um pacote exclusivo com diversos tipos de Yoga. Com ele, você pode experimentar as aulas que quiser para decidir qual estilo, horário e professor mais atendem às suas expectativas.

Para saber mais sobre como abordamos o Yoga, quem são nossos professores e os horários das aulas, continue navegando em nosso site

Conclusão

Está se imaginando fazendo parte dessas lindas fotografias?

Isso não precisa ficar apenas na sua imaginação. Diferentes tipos de Yoga com diversas linhas e posturas estão à espera de um encontro com você.

Costumamos dizer que praticar Yoga é vivenciar um encontro consigo mesmo e com o próprio equilíbrio. Só quem vivencia essa experiência sabe a sensação de felicidade e paz que ela proporciona.

O melhor de tudo é que existem, hoje, tantas modalidades disponíveis para os praticantes que você pode escolher a que mais lhe agrada. E, assim que adquirir prática, segurança e experiência, poderá avançar nos movimentos de Yoga e praticar outras modalidades.

Agora você já conhece boa parte dos tipos de Yoga mais modernos e praticados na atualidade.

Tem vontade de se aprofundar ainda mais nessa filosofia milenar, mas ainda sente que não é hora de participar de aulas presenciais?

Você pode começar ao aprender a aplicar os ensinamentos do Yoga para amenizar os momentos estressantes do seu dia a dia. Quer saber como? Confira um e-book gratuito com as orientações que precisa.

Esperamos que este conteúdo ajude a clarear suas ideias e inspire você a conhecer diferentes tipos de Yoga

Agradecemos por compartilhar seu tempo conosco. Esperamos te ver mais vezes por aqui! Até a próxima!