Blog

senhora praticando yoga
Yoga para todos: quem pode praticar?

Yoga para todos: quem pode praticar?

Em algum momento da sua vida você se deparou com uma pessoa praticando Yoga e ficou se perguntando sobre como ela conseguia ter tanta flexibilidade? Ou sobre o que a motivava a fazer calma e silenciosamente cada uma daquelas posturas? 

É natural que essa prática milenar desperte curiosidade em quem ainda não conhece os benefícios de uma rotina mais consciente. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não se limita apenas a pessoas jovens e alternativas: existe Yoga para todos. Acredite!

O Yoga é uma prática democrática que abraça a todos aqueles que têm a disciplina de persistir e compreender. Supera qualquer estereótipo ou padrão. Por isso mesmo, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, crença, gênero ou raça. E como se não bastasse, traz uma série de vantagens para o corpo e para a mente. 

Os benefícios são tantos que você já deve ter percebido que o número de espaços que oferecem aulas de Yoga para iniciantes só aumenta, não é mesmo?

Em um mundo cada vez mais conectado e exigente, precisamos nos concentrar no presente. E, pouco a pouco, cada vez mais pessoas passam a perceber o quanto o Yoga contribui para aproximá-las de lições que muitas vezes levamos toda uma vida para aprender.

Com mais estudos apontando os benefícios do Yoga, o número de interessados em conhecer essa filosofia e aplicá-la ao dia a dia é crescente. Só em 2019 o número de praticantes subiu 45% em todo mundo, segundo o diplomata da Embaixada da Índia, S. Kovernthan.

Mas, afinal, quem pode praticar essa atividade e para quais situações ela é recomendada? 

Quem pode praticar Yoga?

Embora existam muitos estereótipos relacionados a essa prática milenar, o Yoga é para todos! Mais do que uma atividade física, uma filosofia e um estilo de vida que abrange todas as idades, culturas, objetivos e religiões.

Tem interesse em desbravar o Yoga para iniciantes e começar a sentir os benefícios de uma vida mais consciente, equilibrada e tranquila? Entenda quem pode praticar a atividade para esclarecer suas possíveis dúvidas:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos

Enquanto as crianças podem fazer Yoga para adquirir novos valores pessoais, sociais e culturais, os adolescentes vão ganhar sustentação para passar para a vida adulta. 

Já os adultos, ganham melhores condições de saúde, podem reduzir o estresse e as dores causadas por rotinas estressantes. 

E, ao contrário do que muitos imaginam, os idosos também têm vez: podem praticar Yoga para viver com mais bem-estar e saúde física, mental e emocional, aumentando a longevidade.

Pessoas com problemas causados pelo estresse

Assim como o sol e a lua, Yoga e estresse são distantes e não podem ser vistos ao mesmo tempo.

Existem estudos que comprovam que, assim como a meditação, o Yoga também ameniza o estresse. Consequentemente, combate e previne problemas físicos e psicológicos causados por ele, como crise de pânico, dores de cabeça, dores musculares e insônia. Quer afastar esses males da sua vida? Então, está no caminho certo!

Pessoas que buscam o autoconhecimento

Por meio da prática de exercícios de respiração e posturas, o Yoga é um convite para um encontro consigo mesmo.

Está pronto para isso?

Um momento de silêncio profundo e mente tranquila, onde a harmonia ganha vida e propicia uma jornada encantadora e incansável pelo autoconhecimento. Você aprende a se aceitar como é e a lidar melhor com os problemas sem se deixar ser vencido por eles.

Pessoas que desejam melhorar a autoestima

A cada postura aprendida no Yoga, você aprende a se amar e a se valorizar exatamente como você é. A cada limite ultrapassado vai sentir sua autoestima se elevar ainda mais. 

A prática do Yoga funciona como um poderoso redirecionamento sobre a visão de si. Amplia a sua auto percepção.

Pessoas que já não sabem o que fazer para acalmar a mente

Acalmar a mente é o principal objetivo do Yoga. Através do relaxamento e concentração, a atividade eleva o nosso nível de tranquilidade no dia a dia e nos conduz à paz de espírito. Um verdadeiro calmante natural.

Pessoas que não se sentem confortáveis de pernas para o ar

Não se sente bem ficando de pernas para o ar ou não têm grande flexibilidade articular? Ao contrário do estereótipo criado, praticar asanas – e ficar de ponta-cabeça – não é obrigatório no Yoga.  A postura é uma atitude interna, por isso até mesmo as mais simples têm grande valor!

Você só vai até onde se sentir confortável. Assim, quando estiver preparado pode evoluir para posturas mais complexas e desafiadoras.

Pessoas que querem aprender a controlar emoções

Com mais benefícios emocionais, espirituais e mentais do que físicos, o Yoga traz mais consciência sobre o nosso próprio corpo, mente e respiração. Com ele, aprendemos a controlá-los e também a lidar da melhor forma possível com os burburinhos que possam surgir em nossas mentes. 

Nos ajuda a controlar melhor as emoções, a reduzir os níveis de ansiedade e a sentir mais paz interior.

Pessoas que querem acabar com as dores na coluna, joelhos ou articulações

Além de promover o alongamento e o fortalecimento dos músculos, o Yoga também tende a melhorar a flexibilidade do seu corpo e, especialmente, das suas articulações. Então, elimina gradualmente problemas como dores na coluna, joelhos ou articulações.

Pessoas que querem melhorar o desempenho físico, mental ou respiratório

Seu foco no Yoga está mais relacionado a ter acesso aos benefícios relacionados à melhora do desempenho físico, mental e respiratório? Também existe lugar para você.

Pessoas que querem perder peso

Embora uma aula de Yoga pareça envolver apenas posturas feitas vagarosamente, desenvolve e estimula muito a concentração, elasticidade e flexibilidade do seu corpo. O que faz com que o corpo elimine muitas calorias.

E sabe o que é melhor ainda? Que o Yoga para todos não é uma prática que vai te fazer suar a camisa e precisar sair correndo para o banho. Você não vai se sentir cansado ou exausto, mas revigorado e preparado para viver a vida em toda sua plenitude. 

Em resumo: pessoas de todas as crenças, idades, gêneros, nacionalidades e religiões

Doentes, gestantes e pessoas com deficiência também são bem-vindas a praticar e se beneficiar do Yoga para todos.

A atividade não traz riscos para a saúde. Isso porque, para cada praticante existe um limite e dentro dele técnicas adequadas para suas possibilidades. 

O Yoga pode envolver diferentes dificuldades, intensidade e ritmos conforme a necessidade de cada um. Por isso mesmo, no Gaya Bem-Estar nos referimos à prática como Yoga para todos. 

Yoga para todos: como a prática milenar que conecta corpo e mente pode te ajudar

Cada vez mais conhecida e praticada por pessoas de todo o mundo, o Yoga torna pessoas de todos os estilos mais fortes, equilibradas, reflexivas e tranquilas. Mas os benefícios do Yoga vão além do bem-estar e do relaxamento.

Confira quais são os benefícios do Yoga para todos:

— Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;

— Combate a insônia, a ansiedade e o estresse;

— Estimula o equilíbrio entre corpo e mente;

— Favorece a concentração e o autoconhecimento;

— Melhora a autoestima;

— Melhora a circulação sanguínea, flexibilidade e postura;

— Proporciona mais disposição e melhor condicionamento físico;

— Reduz dores musculares;

— Traz calma para a mente e paz de espírito.

Conclusão

O Yoga pode ser para todos assim como todos podem ser para o Yoga.

Indicada para todas as idades e pessoas, a prática milenar é um convite para quem quer levar uma vida com mais consciência, equilíbrio e felicidade.

Se é isso que você deseja, não deixe de conhecer uma abordagem contemporânea e sofisticada do Yoga no Gaya Bem-Estar. Oferecemos mais de 50 aulas por semana e planos ilimitados no momento mais adequado para você, sem que pague mais por isso.

Tem interesse em conhecer, na prática, os benefícios do Yoga para todos? Clique aqui para saber mais sobre nossas práticas, professores e horário das aulas.

Esperamos por você!