Blog

massagem
8 motivos para fazer massagem com frequência

8 motivos para fazer massagem com frequência

Tem dias que estamos tão cansados que parece que o que mais precisamos é de cama e de massagem para relaxar. O estresse no trabalho, o trânsito congestionado e a pressa para cumprir compromissos facilitam quadros de estresse, ansiedade e dores musculares.

E, como ninguém é de ferro, todos nós precisamos de um momento para soltar as amarras das tensões do dia a dia.

Inserir as massagens em sua rotina antiestresse traz uma série de benefícios para a saúde, incluindo emocionais e físicos, se feitas regularmente. Por isso, reunimos neste conteúdo:

– Bons motivos para fazer massagem com regularidade;

– A frequência ideal para realizar sessões de massagem que vão beneficiar seu organismo.

Preparado para renovar as energias?

Boa leitura!

1. Fazer massagem alivia a tensão e as dores musculares

Existe uma linha tênue entre as doenças do corpo e da mente. Por isso, a ansiedade e o estresse, literalmente, podem cair sobre seus ombros ou órgãos. Enrijecem os músculos, causando dores localizadas e até mesmo cãibras e espasmos. Fazem com que o corpo libere grandes quantidades de hormônios como cortisol e adrenalina, acelerando os batimentos cardíacos e tornando-o ainda mais pesado. Esse é um dos principais motivos para as pessoas buscarem a massagem quando não conseguem resolver suas dores.

A massagem ajuda a relaxar os músculos da região afetada e a melhorar a dor. 

Quem fica muitas horas sentado em frente ao computador sem se alongar, por exemplo, pode travar a coluna. Nesse caso, a massagem é terapêutica e ativa a circulação sanguínea e o sistema linfático. Quando feita com frequência, promove até outros benefícios como uma digestão melhor, por exemplo.

2. Alivia as dores que você sente

Seja na cabeça, nos músculos ou em outras regiões do corpo, grande parte das dores pode ser resolvida com massagem. 

Mas, para ter certeza do que causa as dores e sintomas, a recomendação é usar a massagem como uma aliada da medicina. Com um correto diagnóstico do problema, é possível “atacar” os pontos que precisam ser trabalhados ou até mesmo evitá-lo.

No caso de infecções, por exemplo, massagens não são recomendadas porque podem expandir o foco da doença e levá-la a outras regiões do corpo.

Então, o primeiro passo para ter certeza de que as dores serão aliviadas é descobrir as causas delas. 

3. Aumenta a flexibilidade do corpo e da pele

Com a idade, as articulações tendem a se tornar menos flexíveis. Então, a massagem age como uma terapia para melhorar a elasticidade das articulações e dos tecidos conjuntivos.

4. Combate a insônia

Os efeitos relaxantes da massagem ajudam você a dormir melhor. 

Embora não cure a insônia de imediato, a massagem melhora a qualidade do sono quando feita regularmente.

5. Desincha

Com a drenagem linfática, você vai receber uma série de movimentos da extremidade ao centro da lesão. Dessa forma, os líquidos que estão causando o inchaço são escoados e captados pelo sistema linfático, o que reduz o inchaço, gradualmente.

6. Desintoxica o organismo

A falta de descanso e o estresse no trabalho favorecem o acúmulo de substâncias nocivas ao organismo. Então, a massagem elimina essas toxinas e impulsiona a oxigenação do sangue.

A massagem relaxante e o shiatsu, por exemplo, trabalham com movimentos fluidos e focados, prevenindo que essas toxinas se instalem no corpo. Eliminam alguns radicais livres e afastam o organismo de problemas mais graves como o câncer. 

Os benefícios que você sente, a partir disso, refletem-se até na redução da fadiga e na prevenção de inflamações musculares.

7. Melhora a circulação sanguínea

Com os movimentos trabalhados, a massagem move o sangue do corpo para os músculos que precisam ser aliviados. Assim, cura regiões tensas e remove resíduos metabólicos. Ou seja, melhora a circulação sanguínea e torna o fluxo do sangue mais intenso.

Através do processo de vasodilatação nos pontos de pressão ou fricção, os vasos sanguíneos são expandidos. E, assim, até mesmo as gorduras ruins são queimadas nos vasos e ele passa a transportar melhor os nutrientes.

8. Reduz o cansaço

Receber uma massagem é uma forma de recarregar as baterias, mesmo após dias cansativos de trabalho. Você vai se sentir mais ativo, disposto e tranquilo depois dela devido à liberação dos hormônios do bem-estar. O principal deles é a dopamina, que aumenta a sensação de prazer e melhora as funções motoras do organismo.

Qual é a frequência ideal de sessões para o tipo de massagem que você precisa?

Alguns dos benefícios que acabamos de ver podem ser observados logo durante as primeiras sessões de massagem. Mas, se você criar o hábito de receber massagem pelo menos uma vez por semana, certamente vai sentir ainda mais melhorias.

Confira a frequência mais indicada para os principais tipos de massagem existentes:

Drenagem linfática

Com o objetivo de reduzir a retenção de líquidos e combater o inchaço, a drenagem linfática deve ser feita duas vezes por semana para que seus resultados sejam mais efetivos.

Lipomassagem

A massagem modeladora, ou como chamamos aqui, Lipomassagem, diminui a gordura localizada e é muito buscada por mulheres, especialmente no pós-cirúrgico. Pode ser feita de duas a três vezes por semana, desde que não provoque dores musculares.

Massagem relaxante

Também conhecida como massagem relaxante, reduz o estresse e melhora a circulação. Pode ser feita quantas vezes você desejar e os benefícios podem ser percebidos até mesmo se você optar por fazer massagem apenas uma vez por mês.

Massagem Express

Tratando a cervical, a dorsal e os membros superiores com rapidez, a massagem expressa pode ser feita de duas a três vezes por semana.

Conclusão

Quem faz sessões de massagem frequentemente sabe do quanto são relaxantes e ajudam a tornar o dia mais leve e menos estressante.

Embora a ideia de deitar e relaxar seja realmente tentadora, principalmente quando chegamos ao limite, com a frequência ideal você vai ter resultados ainda melhores em termos de saúde.

Antes de buscar uma técnica de relaxamento, não deixe de consultar o médico da sua confiança para descobrir a origem das suas dores. Assim, saberá qual delas é a mais indicada para o seu caso em específico.

Para sentir na pele os benefícios da massagem, você pode optar por spas como o Gaya Bem-Estar. Um ambiente seguro, confortável e relaxante para quem quer reequilibrar o corpo e a mente com exclusividade e sofisticação.

Ficou com alguma dúvida sobre massagem ou quer entender melhor qual é a mais indicada para você? Deixe seu comentário. 

Cuide-se para viver uma vida mais leve, tranquila e em paz.