Blog

O que é o yoga para você
Yoga vai além do que muitos pensam!

Yoga vai além do que muitos pensam!

O que é yoga para você? 

Para alguns é coisa de quem se identifica com o movimento hippie. Para outros, uma prática que só pode ser exercida por budistas. Enquanto isso, uns percebem o yoga como um exercício físico indicado especialmente para quem prefere atividades mais lentas. Sem esquecer também daqueles que acreditam que aulas de yoga só podem ser frequentadas por pessoas que tenham facilidade para se manter em equilíbrio ao realizar suas posturas.

Mas como distinguir o certo do errado em meio a tantas opiniões e percepções diferentes sobre yoga? Entre tantas informações e visões sobre a prática, existem visões realistas e outras um tanto distorcidas sobre essa filosofia milenar e estilo de vida.

Tem interesse em descobrir quais dessas teorias mais fazem sentido e descrevem o yoga como ele realmente é em sua essência? Então, reserve alguns minutos para relaxar, respirar fundo e convidar qualquer julgamento a se retirar dos seus pensamentos atuais.

Preparamos o post de hoje para esclarecer todas as dúvidas sobre o que é e o que não faz sentido quando o assunto é yoga. Continue a leitura para conhecer os principais mitos e verdades sobre essa prática herdada das civilizações mais antigas do Oriente.

10 mitos e verdades sobre yoga

O que é verdade quando falamos sobre yoga e até que ponto essa prática pode influenciar uma mudança positiva em nossas vidas? Esclareça todos os questionamentos que já passaram pela sua mente ao pensar na hipótese de praticar yoga.

1. Yoga é hippie

Mito. Embora apresentem visões semelhantes por conterem um mesmo objetivo – promover uma conexão com seu verdadeiro ser – yoga não é hippie. 

A confusão acontece porque os chamados neohippies se dedicam hoje menos às drogas psicodélicas e mais à alimentação orgânica, meditação e yoga.

2. Quem pratica é budista

Mito. Embora as raízes do yoga estejam relacionadas ao budismo e ao hinduísmo não é preciso ser budista para praticar. Isso porque yoga não é religião, mas um aquietamento das flutuações da mente. Um modo de pensar e viver melhor.

3. Emagrece

Verdade. Como existem diversos estilos de yoga, algumas linhas são mais aceleradas do que outras. Assim sendo, é correto afirmar que o yoga queima calorias se for praticado com frequência ou associado com atividades aeróbicas como caminhada ou corrida.

4. Qualquer pessoa pode fazer uma aula de yoga

Verdade. Existem diferentes estilos de yoga e sempre vai existir aquele que melhor se encaixe às necessidades, objetivos e emoções do praticante.

5. Yoga é mais do que um exercício físico

Verdade, ninguém vai te impedir disso. Mas, em essência, é limitante ver o yoga como exercício físico e nada mais. Se trata de uma jornada pelo autoconhecimento, um momento de introspecção, uma nova forma de ver o mundo.

6. Traz vários benefícios para a saúde física, espiritual e mental

Verdade. O yoga é bom para coluna, melhora o condicionamento físico e a utilização da capacidade pulmonar, propicia melhores noites de sono, aumenta a concentração, reduz a ansiedade e o estresse e traz mais calma para a tomada de decisões. 

7. É indicado só para quem quer relaxar a mente

O relaxamento da mente é um dos pontos altos da prática de yoga, mas não é o único. 

Os movimentos realizados durante as aulas de yoga ajudam a aumentar a flexibilidade dos músculos do corpo e também a disposição física. Uma forma diferenciada de aliviar dores e prevenir problemas de saúde. 

8. Existe yoga para todos e pode ser feito em diferentes ritmos

Verdade. Quem dita o ritmo dos movimentos e das posturas é o próprio praticante, mas para que a evolução ocorra de modo mais fluido é indicado contar com a ajuda de um guia (professor de yoga).

Com diversas linhas e possibilidades, o yoga não se limita por gênero, idade ou condicionamento físico. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Curiosidade à parte, existe até yoga para gestantes e crianças!

9. Pilates é melhor do que yoga para relaxar

Mito. Mesmo sendo o  pilates e yoga duas práticas que ajudam a tonificar os músculos, o primeiro apenas promove o relaxamento muscular, enquanto o segundo une mente, corpo e espírito.

Então, a atividade mais recomendada para quem deseja relaxar corpo e mente são os exercícios de yoga. Incluem técnicas de meditação e respiração específicos para isso, além de reforçarem a flexibilidade de seus praticantes. 

10. Yoga e meditação são a mesma coisa 

Mito. Yoga e meditação são duas atividades que se complementam, mas que possuem significados diferentes.

Yoga é uma palavra de origem sânscrita que significa união. O que pode ser entendido como a conexão entre o ser humano e o universo. Isto é, não só a união e sim o meio para alcançá-la.

Já a meditação, vem da palavra “Dhyana” e representa um estado de consciência. Um estado espiritual em que o praticante conquista ao desligar seus sentidos e desviar a atenção das distrações externas. Uma das práticas de meditação mais conhecidas é o mindfulness, que ajuda a encarar a realidade com abertura e sem julgamentos.

11. Só pessoas que têm equilíbrio para se manter em diferentes posturas podem praticar

Mito. Yoga não é uma prática circense, mas é sobre perceber os avanços que você tem ao realizar novos movimentos e superar suas limitações.

Para praticar yoga apenas a mente deve ser flexível e capaz de reconhecer seus limites. Tudo começa com o conhecimento e aceitação do próprio corpo. Já os músculos podem ser trabalhados e irem se soltando à medida em que se ganha flexibilidade corporal.

12. Ser avançado em Yoga é saber fazer posturas difíceis

Mito. Para que um praticante seja considerado avançado ele deve demonstrar que a respiração é mais forte do que seus pensamentos. Uma vez que a mente se acalma, os pensamentos não impedem a realização dos movimentos. Assim, é possível praticar as posturas e trazer energia vital ao corpo e a mente sem impeditivos.

Como você pode ver, é uma prática para todos. Independentemente da visão e do objetivo que se tem em mente, os benefícios que começam nas aulas podem se estender por toda a vida. Se quiser aprender mais sobre yoga fique à vontade para baixar nosso eBook sobre o tema para aprender a trazer serenidade e equilíbrio para a sua vida!