Blog

Professor de yoga em studio
Você precisa de um professor de yoga!

Você precisa de um professor de yoga!

Todos os dias, em todo o mundo, cada vez mais pessoas despertam corpo e mente para os benefícios de praticar yoga. Uma atividade que diminui o estresse, melhora a qualidade do sono e até mesmo a forma de encarar a vida. Com ou sem professor de yoga, elas se dedicam de corpo e alma à jornada pelo autoconhecimento, reequilíbrio e controle sobre as próprias ações. Mas a pergunta que fica é: será que estão fazendo isso de modo imparcial?

Embora a evolução digital tenha nos trazido a oportunidade de aprender rapidamente sobre qualquer assunto, nem sempre é a melhor ideia quando o objetivo é a prática de yoga.

Continue a leitura deste post para entender por que e quando considerar a ideia de contar com os ensinamentos, ajuda e incentivo de um professor de yoga.

6 benefícios de ter um professor de yoga

Em dúvida se vale mais a pena fazer aula de yoga por conta própria ou com um mentor por perto? Para ajudar você a fazer a melhor escolha, a partir do verdadeiro propósito dessa arte milenar – o autoconhecimento – preparamos uma lista de benefícios de ter um professor de yoga.

Confira a seguir quais são eles:

1. Você sente mais facilidade e segurança para realizar as posturas de yoga

Mesmo yoga não se limitando apenas às posturas, mas a todo um conjunto de valores, ter um professor de yoga perto traz segurança. Ao ensinar e observar o alinhamento e o encaixe nas práticas que mexem com o corpo, o mentor pode corrigir possíveis erros e detectar necessidades pessoais que possa ter.

2. Passa a conhecer melhor a si mesmo

Sem qualquer julgamento, o professor de yoga é capaz de mostrar o que nem sempre queremos ver. Afinal, por mais que o praticante saiba o que precisa para evoluir sua prática pode se comprometer tanto com o processo a ponto de se limitar. 

Assim sendo, com a ajuda de um mentor de fora pode conhecer suas reais capacidades com o desprendimento necessário para sair da zona de conforto. Mas, claro, tudo dentro de seu próprio tempo, necessidades e objetivos. 

3. Entende quais estilos de yoga são mais indicados para as suas emoções e objetivos atuais 

Falando em objetivos, outra vantagem de contar com a ajuda de um professor de yoga é se aprofundar sobre os diversos estilos existentes. Isso porque ele pode auxiliar o aluno a conhecer diferentes linhas e integrá-las ao seu objetivo, prática e ritmo.

4. Conhece e pratica os valores do yoga para a vida

Quem vê vídeos de posturas de yoga no YouTube nem sempre tem o conhecimento necessário sobre yoga como filosofia e estilo de vida. Com uma preocupação maior em fazer corretamente as asanas do que em entender os valores que permeiam a prática, sua essência acaba em segundo plano.

5. Pode tirar todas as suas dúvidas sempre que sentir necessidade

Mesmo que a internet coloque à disposição do praticante todas as informações que precisa, não oferece respostas tão individualizadas. Isto é, baseadas em seu estilo de vida atual, limitações e necessidades. 

Ao perguntar diretamente para o professor é possível adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre a prática dentro de seu próprio contexto e evolução particular.

6. Sente motivação para continuar

Assim como a pessoa que sente necessidade de ir à academia, mas precisa da motivação do treinador ou de um amigo, o praticante da yoga também deve se sentir motivado a continuar. 

Dentro dessa jornada pelo autoconhecimento, o professor de yoga tem papel fundamental. Ensina, desafia, orienta e motiva o aluno a se aperfeiçoar cada vez mais dentro de seu próprio ritmo.

6 sinais que indicam claramente que precisa de um professor de yoga

Tentou praticar yoga em casa com a ajuda de tutoriais e vídeos disponíveis na internet, mas ficou com algumas dúvidas em mente? Olhe com cuidado para elas. Podem ser sinais de que precisa buscar a ajuda de um professor.

1. Você não faz ideia de como começar a praticar yoga

Por mais que pesquise, não consegue entender qual estilo de yoga é melhor, o que mais tem a ver com você e como começar a praticar yoga. E com o tempo, mesmo tendo muita vontade de aprender a praticar, acaba deixando a ideia em segundo plano.

2. Se pergunta, a todo momento, se a postura está correta

Com conhecimento e prática na yoga, o professor é alguém preparado para corrigir o alinhamento e o encaixe nas práticas, além de acompanhar a meditação e a realização das posturas. Como alguém de fora, é capacitado para detectar as necessidades pessoais que você possa ter.

No entanto, é importante lembrar sempre que: o professor atua como um mentor durante o percurso, mas quem vai percorrer o caminho é você.

3. Não sabe até que ponto está evoluindo na prática de yoga

Longe do acompanhamento de um professor de yoga ou guia, o desafio de encontrar e superar suas próprias limitações é maior. 

4. Pratica yoga sem conhecer e viver os valores do yoga

Embora se possa fazer curso de yoga até mesmo online, quando sabemos onde praticar yoga e conhecemos outro praticantes nossa visão de mundo também muda. Os praticantes se sentem abraçados pelo desafio de trilhar o autoconhecimento e evolução individual.

5. Sente insegurança em relação ao estilo de yoga escolhido

Depois de fazer várias pesquisas sobre estilos de yoga, escolhe uma linha que de início até parece interessante. Mas, com o tempo, se sente desmotivado porque percebeu que não era exatamente aquilo que estava buscando.

O pensamento que fica? “Acho que vou desistir, pois yoga não é para mim”.

6. Tem dificuldade de manter a motivação para praticar yoga

Com a insegurança e o desânimo ao praticar o estilo de yoga que não se alinha às suas emoções e objetivos atuais a motivação vai embora.

Esses são apenas alguns exemplos de sinais que podem indicar que precisa de um professor de yoga. Caso se identifique com qualquer um deles, não hesite em trabalhar para reverter esse cenário. Existem diversos locais adequados para se praticar yoga e talvez o seu esteja mais perto do que imagina.

Se estiver em busca de um professor de yoga em Curitiba, não deixe de conhecer o studio de yoga do Gaya Bem-Estar. Um lugar inteiramente dedicado para pessoas que desejam acabar com o estresse, trilhar o caminho do autoconhecimento e vivenciar o mundo com mais equilíbrio.