Diante de uma busca incansável por práticas que nos ajudem a controlar a ansiedade e aliviar o estresse, nunca se falou tanto em Yoga!
Grande parte de seus praticantes recorre à atividade porque se identifica com a filosofia que ajuda a promover o equilíbrio entre o corpo e a mente. Mas, em paralelo, existem ainda aqueles que se perguntam se Yoga é atividade física.
Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre a prática de Yoga, preparamos este guia. Ao longo dele, vamos explicar a relação do Yoga com atividades físicas e também os benefícios de incluir a prática dentro da sua rotina.
Esperamos que este post seja útil para que você possa descobrir o que é melhor para a sua saúde física e mental.
Desvendando o mistério: Yoga é atividade física?
Um dos questionamentos mais comuns por pessoas interessadas pelo Yoga é se a prática pode ser considerada uma atividade física. Mas a verdade é que, como trabalha corpo, mente e espírito, o Yoga vai muito além disso.
Não é errado afirmar que o Yoga é atividade física, mas existe uma força muito maior por trás dessa visão simplista. Como filosofia de vida, o Yoga ajuda a manter a saúde do corpo e da mente e pode trazer ainda mais benefícios para a prática da atividade física.
É como um propósito para praticar a autodescoberta e conhecer seus próprios limites, enquanto afasta problemas físicos e emocionais causados pela ansiedade e estresse.
Existem vários estilos de Yoga e, inclusive, modalidades com posturas específicas para quem deseja fortalecer o corpo. Alguns tipos de Yoga podem aumentar a força, o equilíbrio, a resistência e também elevar o gasto calórico.
Por isso, ao contrário do que muitos imaginam, o Yoga nem sempre é um exercício vagaroso e sim vigoroso. Tudo depende da linha escolhida, da respiração utilizada, das posturas realizadas, do tempo de permanência em cada uma delas, das dinâmicas e das transições feitas durante as aulas.
Então, como costumamos dizer aqui no Gaya Bem-Estar, sempre existirá pelo menos uma modalidade de Yoga mais adequada para a necessidade de quem pratica.
O que você almeja são resultados físicos?
Então, é importante buscar modalidades com dinâmicas, posturas em pé, de equilíbrio e torções. Para esse caso, os tipos de Yoga mais recomendados são: Ashtanga Yoga ou Vinyasa Yoga.
Qual é a relação entre Yoga e academia?
Praticar Yoga é como ir a uma academia que não trabalha apenas aspectos físicos como a perda de calorias e o fortalecimento de músculos, mas emocionais.
Partindo desse princípio, podemos dizer que praticar Yoga pode ser tão benéfico ou até mais para o corpo quanto ir para a academia.
Yoga é uma união entre filosofia e atividades físicas
Yoga é uma prática milenar, que une filosofia e atividades físicas para que os praticantes possam equilibrar corpo, mente e espírito. O que traz benefícios como autoconhecimento, equilíbrio físico e emocional, além de mais flexibilidade e preparo físico.
No Yoga não existem cobranças nem julgamentos
No Yoga não existem cobranças, seja para fazer repetições até o fim, ter o corpo perfeito ou chegar ao peso desejado.
Os praticantes entendem que são os únicos responsáveis por entender e reconhecer quais são seus próprios limites. Quanto mais se pratica, mais intensa é a jornada pelo autoconhecimento e pelo bem-estar espiritual, físico e mental.
O gasto calórico é igual
Agora, em relação ao gasto calórico, é comum o questionamento sobre as calorias perdidas no Yoga.
Muitos acreditam que é uma atividade lenta e com posturas vagarosas, mas se surpreendem ao descobrir que existem modalidades que podem eliminar cerca de 500 calorias em uma hora.
Quanto melhor for a execução dos movimentos e das posturas durante as aulas, mais alto será o gasto calórico.
Aula de Yoga não é só relaxamento
Dependendo do estilo de Yoga escolhido, os movimentos podem ser tão vigorosos quanto uma aula de crossfit, por exemplo.
A diferença é que, além de proporcionar a atividade física, o Yoga integra corpo, mente e emoções para um estado de tranquilidade mental. Não tem o relaxamento como fim, mas como consequência.
10 benefícios de praticar Yoga como exercício e filosofia
Assim, o Yoga vai muito além de ser uma atividade física para a melhoria do corpo. Mesmo sendo diferente da academia, a prática dessa filosofia traz vários benefícios para a vida.
Confira os principais benefícios de praticar Yoga como exercício e filosofia:
1. Aumenta a concentração no momento presente
Foco é uma das principais essências do Yoga. A prática pode melhorar a coordenação motora, a memória, o tempo de reação e até o QI.
O aumento da concentração no momento presente pode ser aprimorado com o Mindfulness, uma prática de meditação para desenvolver a atenção plena.
Praticantes de meditação costumam resolver problemas mais facilmente e reter mais informações. Isso acontece porque provavelmente se distraem menos com os pensamentos e se concentram mais em seus afazeres. Faz sentido, não é mesmo?
2. Diminui os níveis de ansiedade e estresse
É uma forma de desacelerar da vida agitada e se esquecer um pouco dos problemas, além de controlar a ansiedade e o estresse.
3. Fortalece os músculos
Ao contrário da academia, que constrói músculos a partir da flexibilidade, no Yoga a flexibilidade é conquistada através dos músculos. O que funciona como proteção contra doenças como artrite e até mesmo dores nas costas.
4. Proporciona resistência
Através das posturas (asanas) e dos exercícios respiratórios (pranayamas), os praticantes podem tornar o corpo muito mais resistente.
5. Melhora a flexibilidade
Como o Yoga convida o praticante a conhecer a amplitude dos movimentos do corpo, ajuda também a aumentar a flexibilidade e a conhecer os limites do próprio corpo. Com isso, também ajuda a melhorar a resistência dos músculos e a prevenir lesões.
6. Melhora a postura
A prática auxilia no alinhamento entre a cabeça e a coluna vertebral, trazendo benefícios em termos de postura.
7. Melhora a respiração
Ao aprender como fazer Yoga, o praticante aprende ainda a controlar a respiração e a executá-la de forma correta. Assim, pode sentir melhorias na performance de qualquer outro exercício físico e obter melhores resultados.
8. Auxilia na perda de peso
Além do gasto calórico durante a execução das posturas de Yoga, praticar a filosofia e o exercício traz benefícios indiretos para a perda de peso.
Como é um meio de controlar a ansiedade, pode reduzir o apetite provocado pelo desejo de compensar no alimento o estresse do dia a dia.
9. Previne contra doenças
A prática do Yoga reduz os riscos de que o corpo seja acometido por doenças como: artrite, câncer, depressão, derrame, hipertensão, síndrome do intestino irritável e úlceras.
Os motivos são vários. Mas o mais curioso é que, ao contrair e alongar os músculos, a drenagem da linfa é melhorada. Ou seja, o sistema linfático trabalha melhor para limpar as toxinas do corpo e lutar contra enfermidades.
10. Promove a consciência do próprio corpo e suas limitações
Por meio da meditação, da realização de posturas e de exercícios de respiração, o praticante ganha consciência sobre seus limites. Como trabalha aspectos físicos e emocionais, ajuda a aumentar o controle sobre o corpo e a mente.
Existem ainda vários outros benefícios da prática de Yoga, como o aumento da autoestima e também a melhora da qualidade de vida, mas procuramos mostrar os principais deles por aqui.
E você, já pensou alguma vez sobre como começar a praticar Yoga e os benefícios que essa atividade pode trazer para a sua vida? Esteja atento, pois este pode ser o chamado que você precisava para mergulhar neste universo e ir além dos resultados conquistados na academia.