As dores no corpo incomodam? Entenda quais são as soluções para se livrar delas

As dores no corpo incomodam? Entenda quais são as soluções para se livrar delas

Se você está acessando este conteúdo, é porque muito provavelmente está sentindo dores no corpo. Incômodos nas costas, pescoço e braços são alguns deles? Saiba que esses são os mais comuns e indicam que o seu corpo precisa de um relaxamento urgente

Ficar em uma cadeira por horas a fio trabalhando, carregar pesos e ter um estilo de vida sedentário. Essas são algumas das principais causas de dores pelo corpo, que uma hora chegam e, aos poucos, vão incapacitando você de levar uma vida saudável. 

E, mais do que deteriorar a sua saúde física, elas trazem danos à mente, como o estresse. Portanto, saiba, neste post, quais são as soluções eficazes de como se livrar das dores no corpo e conquistar equilíbrio físico e mental! 

Quais são as soluções para acabar com as dores no corpo? 

Não há apenas uma solução para aliviar as dores pelo corpo, mas, sim, várias. Isso faz com que seja mais fácil você encontrar a solução ideal para o seu estilo de vida e objetivos.  

Realizar massagens 

As massagens são aliadas perfeitas para devolver a saúde que o corpo precisa para o dia a dia. Aplicadas com diferentes métodos e voltadas para dores específicas, há muitos tipos de massagem para aliviar as dores no corpo

Esse método funciona como uma terapia não apenas para o corpo, mas também para a mente, trazendo o bem-estar de volta a você, de modo completo. 

Praticar uma atividade física 

Exercícios físicos são o total oposto do sedentarismo, logo, enquanto este retira toda a saúde e vigor do organismo, o primeiro traz a melhoria de todas as funções do corpo. 

Atividades como natação, caminhadas, musculação ou a prática de algum jogo, como futebol, vôlei, entre outros, exercitam o corpo e ainda promovem relações sociais. Essa combinação traz ótimos benefícios contra o estresse — um dos grandes motivos de dores no corpo.

Fazer alongamentos 

Os alongamentos podem ser feitos como únicos exercícios, ou como complementos de outros, já que servem tanto como aquecimento para o corpo, antes de uma atividade, ou como relaxamento para depois de se exercitar. 

Essas atividades ajudam a manter a flexibilidade e a força e, ainda, previnem as dores no corpo, já que retiram parte da tensão acumulada nos músculos. 

Exercitar o yoga 

O yoga em seus diferentes estilos é um ótimo exercício, que promove a integração do corpo, da mente e do espírito, por meio de movimentos que são feitos com a ajuda de um professor. 

Diferente do senso comum, que acha que o yoga é apenas feito por movimentos suaves, a prática é desenvolvida acompanhando o ritmo e limites do praticante. Isso facilita ainda mais o exercício, previne lesões e melhora muito os quadros de dores no corpo

Quais são os benefícios das massagens para as dores pelo corpo? 

Não só como práticas para aliviar e mesmo acabar com dores no corpo, as massagens trazem muitos benefícios ao organismo como um todo. 

Esse fato coloca a prática como uma importante forma de diminuir o estresse, proporcionando momentos de descanso e relaxamento ideais para qualquer pessoa. 

Melhora a circulação do sangue 

As massagens têm ação localizada em músculos e veias e, com os movimentos, ambos são estimulados a ter uma circulação sanguínea maior. Esse benefício ajuda a prevenir quadros de saúde graves, como infartos e AVCs, além de outros contratempos ligados à circulação. 

Controla o estresse 

O estresse é um dos problemas que está ligado a várias doenças, e atinge tanto pessoas jovens quanto mais velhas, por diversos motivos. A correria do dia a dia, as preocupações financeiras e até relações conflituosas na vida pessoal são alguns deles. 

As massagens para relaxar reduzem muito o estresse, por promoverem, além de um relaxamento para o corpo, um alívio à mente. Ainda, o espaço em que uma massagem é aplicada e o clima que o local proporciona também retiram a pessoa da rotina. 

Diminui as dores agudas e crônicas do corpo 

Dores no corpo agudas e crônicas, causadas pela má postura em cadeiras, exercitar-se de forma errada ou acima dos limites físicos, entre outros fatores, são recorrentes em muitas pessoas. 

E, de um quadro agudo — aquela dor que só aparece às vezes —, ele pode evoluir para um problema crônico, incapacitando a pessoa de suas atividades diárias. 

As massagens devolvem a mobilidade que o corpo precisa quando está com esses problemas, além de diminuir a intensidade da dor a cada sessão. 

Aumenta o bem-estar 

O bem-estar é formado por um conjunto de pilares que trazem uma boa sensação à pessoa, e que estão principalmente ligados à saúde física e mental. Com todos os benefícios que as massagens trazem ao corpo e à mente, a consequência delas é o aumento dessa sensação. 

Aliado a isso, há a melhora do bem-estar, o fortalecimento da autoestima, da confiança, além do aumento da motivação. Esses são aspectos  essenciais para se levar uma vida equilibrada em todos os sentidos. 

Previne nódulos de tensão 

Os nódulos de tensão aparecem quando as fibras musculares se retraem muito, a ponto de ficarem atrofiadas. Eles formam, na área do corpo, pontos que parecem nós em músculos, que causam muita dor e incômodo. 

As massagens evitam o aparecimento desses nódulos, pois “esticam” as fibras musculares, livrando o músculo do problema. Ainda, mesmo que você sofra com os nós pelo corpo, a massagem consegue restabelecer a saúde da área afetada, diminuindo a dor. 

Reduz o cansaço 

A sensação de cansaço muitas vezes permanece em seu corpo e mente, mesmo após um dia inteiro de descanso em casa. Isso é o resultado da falta de realmente se desligar dos problemas, e não relaxar da forma como você merece

Nesse sentido, a massagem para dor no corpo reduz essa sensação de cansaço, devolvendo energia física e mental, além de relaxamento. 

Elimina toxinas do organismo 

As massagens estimulam a eliminação de toxinas do organismo, que provém da soma de alimentos consumidos. E, também, de vários hormônios e substâncias em excesso, produzidas pelo próprio organismo. 

Assim, a massagem funciona como um método seguro de desintoxicação, com o papel de ajudar a filtrar e eliminar toxicidades do corpo, que prejudicam a saúde geral. Acabar com as dores no corpoé muito seguro e eficaz por meio das  massagens e outros métodos comentados aqui neste post. E, se essas práticas ainda ajudam a trazer muitos outros benefícios além de eliminar esses incômodos, devem ser colocadas em prática o quanto antes.

Deixe uma resposta