5 vantagens de investir no relaxamento para a sua vida

5 vantagens de investir no relaxamento para a sua vida

  • Cansaço excessivo?
  • Falta de produtividade?
  • Sente que seus dias passam voando e não tem tempo para nada?

Pois é, essa é a realidade de diversos brasileiros. O dia a dia corrido, cheio de compromissos e problemas é comum na realidade de grande parte da nossa população.

Não é a toa que somos estressados e um dos países com o maior índice de pessoas ansiosas do mundo.

Falta alguma coisa, não é?

A sua rotina não pode ser baseada apenas em atividades que favoreçam os problemas. Você precisa relaxar!

Ok, pode ser difícil sair dessa rotina, nós sabemos. Mas, estamos aqui para te mostrar que não é impossível, além de que investir em relaxamento pode trazer diversos benefícios para a sua vida. Lá no fundo, você sabe, não é?

Com a atual situação, pode ser que você esteja se sentindo muito mais nervoso(a), ansioso(a) ou estressado(a), não é?

Filhos em casa, home office, dores pelo corpo de nervosismo e má postura causada por estar trabalhando em casa, os cuidados com a rotina que não acabam, um vírus lá fora…

Parece que não tem escapatória… 

Mas tem! E nós vamos te mostrar como é possível, mesmo em meio a esse caos, trazer atividades de bem-estar e relaxamento para o dia a dia.

Vamos juntos?

O primeiro passo

Dar o primeiro passo na busca do bem-estar pode ser uma tarefa complicada.

Isso acontece porque geralmente nós não temos o hábito de cuidar da nossa saúde, da nossa mente, do nosso corpo.

Estamos o tempo todo correndo de lá para cá e esquecemos que se não cuidarmos do que nos proporciona essa realidade, ou seja, do nosso corpo, em algum momento seremos obrigados a parar.

Por isso, antes de entender quais são os benefícios que o relaxamento traz, é necessário entender como se desgrudar um pouco dessa rotina agitada.

  1. O primeiro ponto é que você precisa entender que é essencial reservar um tempo para você. Para olhar para o teto, para respirar, ficar sem fazer nada, em silêncio ou com uma música de fundo.
  2. Em segundo lugar, nenhum compromisso seu é tão urgente quanto você imagina, você precisa se acalmar um pouco. Se realmente for urgente, você invariavelmente vai precisar de calma para atender a esse compromisso.
  3. Por fim, quando conseguir separar o tempo para você, deixe os problemas de lado. Pensar em problema não é relaxar e é importante entender que esse tempo de relaxamento não serve para isso.

Com esses três passos, você já vai conseguir livrar um pouco a sua mente. Então: separe um tempo para você, tenha calma, não se apresse com os compromissos e não pense em problemas.

Relaxar é aliviar as tensões, da mente, do corpo… Seguindo esses passos você irá conseguir trazer um pouco de relaxamento para os seus dias.

Mas e quais serão as vantagens disso para a sua vida? Será mesmo que você precisa disso?

Vamos entender?

As vantagens de investir no relaxamento

Aproveitar o seu tempo investindo em atividades de bem-estar é essencial para não acabar acumulando problemas físicos e mentais. Entenda melhor como momentos de relaxamento podem trazer mais saúde, paz e conforto para a sua vida:

1. Melhoria da produtividade

Se você sente que, com o passar dos dias, o estresse, a ansiedade e a correria acabam diminuindo a sua produtividade, é um sinal de que você realmente precisa parar um pouco.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, momentos de relaxamento também são produtivos. E não apenas porque é bom investir na sua saúde física e mental, mas porque eles também podem fazer com que você melhore a sua produtividade.

Existem estudos que comprovam, inclusive, que investir em atividades de lazer, descanso e relaxamento podem aumentar a sua produtividade no trabalho.

Uma das principais razões é o fato de que o acúmulo de estresse pode trazer prejuízos, inclusive para a nossa concentração.

Diante do momento desafiador que estamos enfrentando, pode ser que você tenha reparado numa queda da sua própria produtividade. Isso é um sinal importante de que talvez você deva descansar e relaxar um pouco.

2. Melhora da sua saúde (física e mental)

Relaxamento não é uma prática de quem não tem o que fazer…

Relaxamento é uma prática de quem se preocupa com a vida!

Apesar de parecer que a busca pelo bem-estar não traz benefícios práticos para a sua vida, essa é uma mentira. Relaxar pode, inclusive, melhorar a sua saúde física e mental.

O estresse causa diversos malefícios para o nosso corpo, que vão além dos problemas mentais.

Problemas cardíacos, aumento da pressão, dores musculares, surgimento de nódulos de tensão…

Ou seja, se a prática de relaxamento pode te ajudar a diminuir o estresse, você também pode prevenir problemas de saúde como esses que citamos.

Mas não para por aí! Já comentamos que somos o país com o maior índice de pessoas ansiosas, certo? Além dessa condição psicológica, também temos que lidar com a depressão…

E a prática de atividades que favoreçam os momentos de relaxamento pode ajudar e muito as pessoas que estão lutando contra esse problema.

3. Imunidade 

Os dias estressantes também são um perigo para o seu sistema imunológico! Ou seja, novamente trazer o relaxamento como uma ferramenta de combate ao estresse é uma solução que pode, inclusive, fortalecer a sua imunidade. 

Neste momento, é primordial que você busque formas eficientes de fortalecer esse sistema.

4. Reduz as tensões musculares

O estresse também pode fazer com que o nosso corpo acabe respondendo. E a resposta, muitas vezes, pode ser bem dolorida.

Neste caso, buscar momentos de bem-estar fará com que você relaxe os seus músculos, diminuindo a chance de acumular nódulos de tensão.

5. Melhoria da memória

Outro malefício do estresse para a nossa vida: ele causa a perda da memória. De acordo com um estudo, publicado pela revista científica Neuron, o estresse pode prejudicar as áreas do nosso cérebro responsáveis pelo aprendizado e pela memória. Além de que está cientificamente comprovado que o estresse produz proteínas responsáveis por causar o Alzheimer.

Ou seja, investir no relaxamento para evitar o estresse fará com que você consiga manter a sua memória segura.

Quais atividades podem ajudar?

Yoga, massagens, automassagens, meditação, técnicas de respiração ou até mesmo ficar sem fazer absolutamente nada!

Relaxar tem a ver com se sentir bem.

É claro que, ao buscar técnicas como o yoga e a meditação, por exemplo, você vai conseguir manter uma prática de relaxamento por muito mais tempo e que pode trazer outros benefícios incríveis para a sua vida.

Confira aqui quais são os benefícios da meditação >

E aqui os benefícios da prática de yoga >

Mas o segredo do relaxamento é sentir-se bem. Busque essa sensação e vai ficar tudo bem!

Vamos relaxar?

Caso você queira aprender mais sobre técnicas de relaxamento, práticas de bem-estar e acompanhar um conteúdo exclusivo, estamos trazendo diversas lives, vídeos e outros conteúdos também no nosso Instagram.

Clique aqui para acessar o Instagram do Gaya Bem-Estar >

Aproveite esse momento em casa para trazer mais paz e relaxamento para a sua vida!

Deixe uma resposta