A ciência do spa: banhos relaxantes e os benefícios para a nossa saúde

A ciência do spa: banhos relaxantes e os benefícios para a nossa saúde

A busca pelo bem-estar é algo latente em nossa sociedade. O autocuidado e a separação de um tempo para si, nunca foram tão necessários. É por isso que os banhos relaxantes realizados em spas estão sendo cada vez mais procurados. E não é à toa: eles possuem benefícios medicinais que fazem a diferença na nossa qualidade de vida! Então por que não aproveitá-los?

Investir em tratamentos e terapias de um spa é buscar pelo bem-estar. Buscar pelo bem-estar é investir em uma vida saudável. E não há nada melhor do que encontrar uma atividade que faça bem para você e proporcione uma melhor qualidade de vida!

Os banhos relaxantes são exatamente isso!

A água é, há séculos, um símbolo de purificação e relaxamento. Os tratamentos de spa tiveram a sua origem exatamente na utilização das águas termais… Mas, o que exatamente a água e as terapias de banhos de relaxamento podem proporcionar para a nossa vida?

Entenda aqui um pouco da história do spa e as ligações com os banhos de relaxamento >

Confira abaixo os principais benefícios dos banhos de relaxamento!

Um banho de saúde: os 5 principais benefícios dos banhos de relaxamento

Tomar um banho é algo satisfatório em qualquer ocasião. E nós não estamos falando apenas de banhos em banheiras, até mesmo um bom banho de chuveiro pode trazer um pouco mais de paz para o dia a dia.

Tirar a roupa, se molhar na água morna, esquecer um pouco do problemas e deixar a água lavar a alma.

Os banhos relaxantes são prazerosos. Mas, além disso, como já afirmamos, eles possuem benefícios para a nossa saúde! Separamos 4 dos principais para você se encantar ainda mais com essa terapia saudável e relaxante:

1. Melhorar o seu humor

Nada melhor do que um bom banho para deixar o estresse de lado e relaxar, não é?

Os banhos tem esse poder. E não precisamos ir até um spa para reconhecer este benefício! Claro, se os banhos forem realizados em um local cujo objetivo é relaxar, as chances dos banhos funcionarem como “elevadores de humor” são ainda maiores.

É o que foi constatado pelo psicólogo Neil Morris, que entrevistou cerca de oitenta pessoas e percebeu que um banho pode diminuir as sensações de depressão e pessimismo. Isso porque para o psicólogo, “baths give you…a wonderful combination of isolation, quiet, and comfort“, ou seja, banhos trazem uma combinação maravilhosa e perfeita de isolamento, silêncio e conforto.

2. Melhorar as suas noites de sono

Apesar de alguns estudos indicarem que a temperatura mais fria do corpo pode nos ajudar a dormir melhor, é importante entendermos que um banho quente antes de dormir traz um benefício similar.

Isso porque ao tomar um banho quente antes de dormir e se deitar logo depois,a temperatura do nosso corpo esfria mais rapidamente. Isso pode instigar ainda mais a nossa produção de melatonina, o hormônio do sono, nos fazendo dormir melhor.

3. Melhorar a saúde do seu coração

Algumas pesquisas indicam que tomar banhos quentes e relaxantes com frequência, podem auxiliar na saúde do seu coração.

Isso acontece pois ao tomar um banho quente, reduzimos a nossa pressão arterial. 

No fim das contas, um bom banho relaxante pode proporcionar benefícios bastante similares aos dos exercícios físicos.

Esse benefício da redução da pressão arterial, pode ajudar a evitar problemas cardíacos mais graves.

4. Queimar calorias

Uma pesquisa desenvolvida por Steve Faulkner revelou que um banho quente pode queimar tantas calorias quanto uma longa caminhada.

O pesquisador estudou os efeitos de banhos quentes no controle de açúcar no sangue e no número de calorias perdidas após um banho. O estudo foi realizado com 14 pessoas, que tomaram um banho de cerca de uma hora em água em uma temperatura de 100º. Os resultados foram bem animadores e o estudo chegou ao resultado de que um banho quente pode sim queimar tantas calorias quanto uma caminhada de cerca de 30 minutos.

Calma, isso não quer dizer que você deve substituir os exercícios físicos por banhos! Mas não seria interessante aliar um ao outro?

As águas do Gaya Bem-Estar: conheça alguns banhos disponíveis em nosso spa

Agora que você já conhece quais são os principais benefícios dos banhos para a sua saúde, que tal conferir quais são as terapias disponíveis no Gaya? Confira uma lista com os nossos principais banhos abaixo:

1. Banhos de imersão

Os banhos de imersão são utilizados há milênios e visam relaxar a musculatura, afastar o estresse do corpo, alongar e até mesmo melhorar o aspecto da pele.

De acordo com o portal Bem-Estar (G1), estes banhos “podem ser usados para reabilitar pacientes que tiveram AVC ou ajudar também idosos, que têm dificuldade de locomoção.”.

No caso dos banhos de imersão com água, a temperatura pode ajudar em diversos aspectos.

  • Banhos quentes ajudam no relaxamento do corpo e da mente;
  • Já os banhos frios podem ajudar a enfrentar as dores musculares, por exemplo.

Ou seja, banhos relaxantes com água são essenciais para buscar o bem-estar e também ajudar com a saúde do nosso corpo.

Vale ressaltar que até mesmo os nossos banhos diários possuem essas propriedades relaxantes. Não é a toa que sempre que temos problemas, pensamos em tomar um banho para relaxar.

2. Banhos com aromaterapia

A aromaterapia é uma prática da medicina natural bastante conhecida. Ela visa utilizar óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias para ajudar com o bem-estar físico e mental das pessoas.

Aliar a aromaterapia aos banhos relaxantes é trazer uma mistura de sensações para o tratamento, buscando encontrar o relaxamento máximo.

Esse tipo de banho pode ser essencial para aliviar tensões e dores musculares.

3. Banho de imersão com espumante

Esse banho busca exalar os benefícios dos polifenóis presentes nos espumantes. Os polifenóis, assim como no banho de chá verde, podem ajudar a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Além de ter os benefícios dos polifenóis, o mel é altamente hidratante e é um banho para o seu momento de indulgência máxima.

4. Banho de imersão em leite

Os banhos com leites são históricos e famosos.

Cleópatra era uma das adeptas aos banhos com leite. A verdade é que essa bebida possui um alto valor proteico, além da presença de aminoácidos, criando um banho de imersão que proporciona hidratação profunda da pele e prevenção do envelhecimento precoce.

A imersão em leite pode ser responsável também pela proteção da pele em relação a inflamações.

Esses benefícios podem ser encontrados em tratamentos que usam ativos proteicos como banho de imersão em leite, leite de cabra ou leite de coco.

As pesquisas que envolvem os banhos de leite para tratamento de condições específicas de pele ainda são bastante limitadas, mas existem evidências de que esses banhos podem auxiliar no tratamento de alguns problemas, como:

  1. Pele seca: As proteínas e a gordura presentes no leite podem ajudar a suavizar a pele, tornando-a mais macia. Além disso, o ácido láctico é um esfoliante suave. A esfoliação é importante para a eliminação das células mortas da pele, o que pode tornar a pele ainda mais macia.
  2. Eczemas: apesar de não existirem estudos que comprovem a eficácia, algumas evidências demonstram que o banho de leite pode ser eficaz para o tratamento de eczemas.
  3. Psoríase: Um banho de imersão em leite pode auxiliar a tratar os sintomas da psoríase, como a coceira ou a descamação da pele, por exemplo. Mas, a pesquisa científica em relação a este tratamento também é limitada.
  4. Queimaduras de sol: As proteínas, gorduras, aminoácidos e vitaminas A e D encontrados no leite podem ser calmantes e suavizantes para a pele queimada de sol.

É muito importante que, caso você decida por realizar um banho de imersão em leite, você fale com o seu médico responsável para entender os riscos e possíveis benefícios deste tipo de terapia.

Gostou de saber mais sobre os banhos?

O que você achou dos banhos?

Você com certeza já sabe o quanto um bom banho pode mudar o nosso dia, nos fazer afastar o estresse e os problemas da nossa rotina agitada, não é?

Todos os banhos que comentamos aqui fazem parte de tratamentos exclusivos do Gaya Bem-Estar.

Saiba mais sobre o Spa do Gaya aqui! >

Clique no link acima para escolher a melhor terapia, depois entre em contato com a gente para saber mais. Alie uma boa massagem a um banho de imersão para relaxar verdadeiramente.

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre os benefícios das terapias oferecidas pelo Gaya e também para acompanhar a vantagem de outras atividades de bem-estar.

Siga também o nosso Instagram para não perder as novidades do Gaya Bem-Estar.

Deixe uma resposta