Blog

banhos relaxantes em spa para bem-estar
A ciência do spa: banhos relaxantes

A ciência do spa: banhos relaxantes

Pensando em mostrar a todos os benefícios que o spa pode trazer para a vida de cada um, resolvemos elaborar uma série de conteúdos que tragam questões específicas dos tratamentos de spa. 

Um spa é muito mais do que um espaço para fugir dos problemas. 

Investir em tratamentos e terapias é buscar pelo bem-estar. Buscar pelo bem-estar é correr atrás de uma vida saudável.

Então, é importante que você leve em consideração que todos os tratamentos de um spa, possuem como premissa entregar saúde àqueles que procuram pelos seus benefícios.

Aqui, falaremos um pouco sobre o poder dos banhos de relaxamento, com água e outros elementos, para a sua vida.

A água é, há séculos, um símbolo de purificação e relaxamento. Os tratamentos de spa tiveram a sua origem exatamente na utilização das águas termais… Mas, o que exatamente a água e as terapias de banhos de relaxamento podem proporcionar para a nossa vida?

Entenda aqui um pouco da história do spa e as ligações com os banhos de relaxamento >

É claro que esses banhos de relaxamento evoluíram. 

Hoje, são utilizados outros produtos para criar ainda mais a sensação de relaxamento ao tomar um banho. Sais, leite, entre outros elementos fazem parte das terapias desenvolvidas pelos spas — como é o caso do Gaya Bem-Estar.

Por isso, vamos explicar um pouco sobre os tratamentos com banhos relaxantes que fazem parte do nosso menu, para entender as razões para que você invista nesses tratamentos.

Para conferir o menu Spa completo do Gaya Bem-Estar, clique aqui >

Vamos lá?

1. Banhos de imersão com água

Os banhos de imersão são utilizados há milênios e visam relaxar a musculatura, afastar o estresse do corpo, alongar e até mesmo melhorar o aspecto da pele.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre esse tipo de terapia, elas servem muito mais para a nossa saúde, não ficando resguardado apenas para pessoas que querem relaxar.

De acordo com o portal Bem-Estar (G1), estes banhos “podem ser usados para reabilitar pacientes que tiveram AVC ou ajudar também idosos, que têm dificuldade de locomoção.”.

No caso dos banhos de imersão com água, a temperatura pode ajudar em diversos aspectos.

  • Banhos quentes ajudam no relaxamento do corpo e da mente;
  • Já os banhos frios podem ajudar a enfrentar as dores musculares, por exemplo.

Ou seja, banhos relaxantes com água são essenciais para buscar o bem-estar e também ajudar com a saúde do nosso corpo.

Vale ressaltar que até mesmo os nossos banhos diários possuem essas propriedades relaxantes. Não é a toa que sempre que temos problemas, pensamos em tomar um banho para relaxar.

2. Banhos com aromas (aromaterapia)

A aromaterapia é uma prática da medicina natural bastante conhecida. Ela visa utilizar óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias para ajudar com o bem-estar físico e mental das pessoas.

Aliar a aromaterapia aos banhos relaxantes é trazer uma mistura de sensações para o tratamento, buscando encontrar o relaxamento máximo.

Esse tipo de banho pode ser essencial para aliviar tensões e dores musculares.

3. Banho de imersão à base de chá-verde

Esse banho é ideal para contribuir com a firmeza e elasticidade da pele, além de oferecer um efeito antioxidante.

Os componentes químicos presentes no chá-verde podem, ainda, ajudar no envelhecimento precoce. As substâncias presentes na erva (polifenois, catequinas, flavonoides e epigallocatechin gallate) ajudam a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce da nossa pele.

Relaxar e cuidar da pele? É possível!

4. Banho de imersão em vinho

Outro banho que pode trazer benefícios únicos para o seu bem-estar mental, físico e estético.

O vinho, quando misturado à água morna, pode estimular os vasos sanguíneos, promovendo a produção de colágeno pela nossa pele. Isso porque a uva também (assim como o chá verde) possui propriedades antioxidantes.

Além desse benefício único para a pele, é possível alcançar um relaxamento profundo.

5. Banho de imersão em leite

Os banhos com leites são históricos e famosos.

Cleópatra era uma das adeptas aos banhos com leite. A verdade é que essa bebida possui um alto valor proteico, além da presença de aminoácidos, criando um banho de imersão que proporciona hidratação profunda da pele e prevenção do envelhecimento precoce.

A imersão em leite pode ser responsável também pela proteção da pele em relação à inflamações.

Esses benefícios podem ser encontrados em tratamentos que usam ativos proteicos como banho de imersão em leite, leite de cabra ou leite de coco.

6. Banho de imersão com sais minerais

Os sais minerais e suas propriedades são utilizadas nesse banho de imersão para limpar, hidratar a pele, além de proporcionar o relaxamento.

Aliado à massagem, o banho com sais traz uma sensação única de relaxamento. E pode, ainda, proporcionar uma esfoliação para a pele, quando realizado com mais frequência.

7. Banho de imersão com ervas naturais

Realizado para trazer as propriedades das ervas naturais com foco em proporcionar um relaxamento muscular, soltando a musculatura.

Um tratamento tanto para o corpo, quanto para a alma.

Aqui, as propriedades milenares, naturais e terapêuticas das plantas, são utilizadas em favor do relaxamento e do bem-estar.

8. Banho de imersão com espumante

Esse banho busca exalar os benefícios dos polifenóis presentes nos espumantes. Os polifenóis, assim como no banho de chá verde, podem ajudar a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

O que você achou dos banhos?

Você com certeza já sabe o quanto um bom banho pode mudar o nosso dia, nos fazer afastar o estresse e os problemas da nossa rotina agitada, não é?

Saiba que não é a toa que os banhos são considerados terapias de bem-estar há muito tempo…

Então, se você está procurando uma forma de relaxar e se livrar do estresse, de dores musculares e dar uma atenção especial à sua pele, que tal dar uma conferida nas terapias disponíveis no Gaya?

Todos os banhos que comentamos aqui fazem parte de tratamentos exclusivos do Gaya Bem-Estar.

Acesse o Menu Spa do Gaya aqui! >

Clique no link acima para escolher a melhor terapia, depois entre em contato com a gente para saber mais. Alie uma boa massagem a um banho de imersão para relaxar verdadeiramente.

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre os benefícios das terapias oferecidas pelo Gaya e também para acompanhar a vantagem de outras atividades de bem-estar.

  • 24/06/2020
  • Spa