As vantagens transformadoras do yoga para empresas: aumento de produtividade, espírito de equipe e mais!

As vantagens transformadoras do yoga para empresas: aumento de produtividade, espírito de equipe e mais!

Bem-estar é necessário para o ambiente de trabalho. Trabalhar em uma situação desconfortável e estressante não é nada saudável para os colaboradores, muito menos para as empresas. E, na busca por atividades de bem-estar para inserir na rotina de trabalho, surge o yoga como uma solução que pode ser transformadora! A prática de yoga para empresas está se tornando cada vez mais comum e traz benefícios únicos para o ambiente de trabalho.

Nós já falamos aqui no blog sobre como a falta de bem-estar pode impactar negativamente o dia a dia de trabalho. Desde a redução da produtividade, até o aumento das faltas dos colaboradores: são alguns dos problemas que surgem em ambientes que não investem em qualidade de vida.

Ou seja, torna-se necessário que as empresas prestem atenção na saúde mental e física dos seus colaboradores, investindo em atividades de bem-estar e na criação de ambientes saudáveis.

A saúde das empresas e das pessoas que compõem esses times, dependem disso.

Os benefícios desse investimento em qualidade de vida no trabalho, bem-estar e geração de ambientes saudáveis, são muitos:

  • Melhoria da produtividade.
  • Melhoria da imagem da empresa.
  • Melhoria na entrega de resultados pela equipe.
  • Melhoria do desempenho profissional.
  • Entre diversos outros benefícios…

Confira aqui por que você deve aliar bem-estar ao dia a dia de trabalho >

Diante desse contexto, o yoga surge como uma opção de atividade que pode ser adotada pelas empresas, com capacidade de transformar a rotina de trabalho e os resultados da equipe.

Yoga para empresas: muito mais do que uma ação de bem-estar

Nós enxergamos no yoga uma ferramenta de transformação de vidas. Muito mais do que apenas uma atividade física, a prática de yoga envolve a transformação mental. Através de posturas, exercícios de respiração e meditação, o dia a dia de trabalho pode ficar muito mais relaxante e produtivo.

Yoga é um estilo de vida! É uma prática que faz com que as pessoas se conectem com elas mesmas, buscando o autoconhecimento.

Essa característica pode ser muito importante para o trabalho! Afinal, quem se conhece melhor passa a entender os seus próprios limites, passa a lidar com situações difíceis de uma forma mais consciente, também consegue controlar melhor as emoções e, consequentemente, o estresse.

Mas, vamos aprofundar um pouco mais a discussão sobre os benefícios da inclusão do yoga na rotina de trabalho?

Os benefícios do yoga para empresas

O yoga possui inúmeros benefícios para a vida de forma geral. Separamos alguns benefícios que impactam diretamente o trabalho dentro das empresas. Confira:

Melhoria da saúde dos colaboradores

Uma empresa que investe na saúde dos colaboradores é uma empresa que entende o impacto que a falta dela faz no trabalho diário.

Ao inserir o yoga no dia a dia de trabalho, a empresa foca na saúde dos colaboradores, já que a prática contribui para a melhoria da saúde física e mental.

De acordo com um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts (MGH), afiliado à Universidade de Harvard, que analisou 17.550 pessoas por dois anos, a prática de yoga reduz o uso do sistema de saúde em 43%!

Ou seja, profissionais mais saudáveis vão menos ao médico. Saúde para os colaboradores e menos faltas no trabalho para ir ao médico.

Redução do estresse no ambiente de trabalho

Um dos principais benefícios da prática de yoga é a redução do estresse.

Ainda para o estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts (MGH), afiliado à Universidade de Harvard, que comentamos anteriormente, o yoga tem a capacidade de reduzir a depressão, a dor crônica e até mesmo os sintomas de transtorno do estresse pós-traumático. 

Benefícios que trazem mais relaxamento para o dia a dia de trabalho.

Alívio de dores corporais

Existem algumas dores corporais comuns em ambientes de trabalho nos quais as pessoas passam o dia todo sentadas em frente a um computador.

Dor nas costas, dores nos pulsos, entre outras, são alguns exemplos de respostas do nosso corpo em relação ao movimento contínuo que fazemos diariamente na frente do computador.

Investir em yoga, nesses casos, é extremamente benéfico, por algumas razões:

  • Você tira o seu corpo da inércia e o coloca em movimento.
  • O yoga tem a capacidade de fortalecer os músculos.
  • Você insere uma atividade física (claro, o yoga também trabalha com o nosso corpo) no dia a dia das pessoas, tirando-as, muitas vezes, da zona de conforto que é o sedentarismo.

Melhora na produtividade da equipe

Libertar a mente da sobrecarga do trabalho, durante o dia, é essencial para que a produtividade seja mantida.

O yoga atua de maneira bastante benéfica para que a empresa mantenha a sua produtividade. A prática provoca um aumento na circulação sanguínea, o que pode ajudar a melhorar a função cerebral.

Com o cérebro funcionando a todo vapor, fica muito mais fácil de manter a produtividade do time.

Promoção do espírito de equipe

Um ambiente de trabalho saudável também é um ambiente com pessoas que se reconheçam como uma equipe.

Nesse sentido, reunir os colaboradores para uma prática de yoga pode reforçar o espírito de equipe, com todos realizando a mesma atividade, aprendendo e se entendendo juntos. 

O yoga para empresas pode auxiliar a melhorar o humor e relaxar os colaboradores, isso porque o yoga ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, conforme mencionamos anteriormente. E pessoas com menos estresse se relacionam melhor com as outras!

Como fazer para levar o yoga para a rotina de trabalho?

Seja no começo do dia, ao iniciar o expediente de trabalho, quando os colaboradores chegam na empresa, ou até mesmo após o almoço. Convocando reuniões pontuais, treinamentos e até mesmo eventos, também é possível incluir a prática de yoga, essas são ótimas oportunidades para investir no yoga.

Pode-se começar a iniciativa procurando profissionais de yoga para auxiliar na elaboração da atividade dentro da empresa. 

O Gaya Bem-Estar oferece um serviço exclusivo de yoga para empresas, com foco em levar mais qualidade de vida para o dia a dia de trabalho. Clique aqui para entrar em contato e descobrir como funciona o nosso projeto de levar bem-estar para dentro da rotina de trabalho.


Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para entender a fundo como o bem-estar no trabalho (e na vida de maneira geral) é essencial para manter a nossa produtividade.

Deixe uma resposta