Bem-Estar no trabalho: dicas para aumentar a produtividade da empresa

Bem-Estar no trabalho: dicas para aumentar a produtividade da empresa

Produtividade é algo exigido por todas as empresas. Mas mesmo sendo uma questão que deve ser trabalhada no dia a dia de trabalho, muitos gestores acabam não sabendo por qual caminho seguir para incentivar a produtividade. Algo que ainda não é muito difundido é o fato de que é necessário criar um espaço de bem-estar no trabalho, para que seja possível aumentar a produtividade. 

Pois é, produtividade não está relacionada apenas ao “produzir mais e com mais agilidade”. Pelo contrário, para que as equipes se tornem mais produtivas, momentos de descanso, relaxamento e bem-estar são necessários. 

É por isso que se torna essencial criar espaços que tragam essas sensações para os colaboradores das empresas.

Para entender melhor, imagine as seguintes situações: 

  1. Você teve um dia complexo, agitado, chegou em casa e ainda tinha trabalho para realizar. Não conseguiu dormir bem à noite e ao chegar no trabalho, descobriu que teve um problema que você precisa resolver urgentemente. Todos na empresa estão com um nível de estresse nas alturas o que torna o clima empresarial bastante incômodo.
  2. Você conseguiu terminar o seu trabalho a tempo, apesar de estar cansado(a), chega em casa e consegue fazer atividades que distraem, consegue dormir bem durante a noite. No outro dia, você chega na empresa e todos estão tranquilos, o RH avisa que terá uma atividade de exercícios durante a manhã, para começar o dia com mais ânimo.

Consegue perceber a diferença de quando o ritmo de trabalho do escritório investe em atividades que proporcionem a sensação de bem-estar?

Espaços estressantes reduzem a produtividade da equipe, que precisa lidar não só com os trabalhos, mas também com o estresse que enfrentam.

Não estamos dizendo que ambientes de trabalho que focam em bem-estar terão menos problemas. Não é isso! Mas, é possível que a equipe consiga lidar muito melhor com esses problemas do que se for em um ambiente estressado.

Vamos entender um pouco melhor sobre a importância do bem-estar no trabalho para o aumento da produtividade?

Bem-Estar e produtividade no trabalho: qual é a importância da melhora da qualidade de vida dos colaboradores?

A pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano de 2018 — A ascensão da empresa social”, realizada pela Deloitte, revelou alguns dados importantes sobre como as empresas enxergam os resultados de ações focadas na qualidade de vida das pessoas.

Nesta pesquisa:

  • 43% das empresas disseram que programas para otimizar a qualidade de vida reforçam a missão e os valores empresariais;
  • 60% acreditam que tais práticas ajudam na retenção dos funcionários;
  • e 61% disseram que ocorre a melhoria da produtividade e dos resultados financeiros.

Os dados revelam que cada vez mais empresas estão enxergando que incentivo ao bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, faz diferença no resultado do trabalho desenvolvido pela organização.

E sim, estamos falando de aumento de produtividade que consequentemente vai gerar melhores resultados financeiros.

Mas é importante ir além da visão do negócio. Pronto, agora você já sabe que o bem-estar é importante para a produtividade dos times envolvidos com a empresa, mas o que mais?

É essencial entender que o investimento em bem-estar é uma tendência global. O mesmo estudo mencionado anteriormente revela também que existe hoje uma ascensão de “empresas sociais”. Para Roberta Yoshida, sócia-líder da Consultoria em Gestão de Capital Humano da Deloitte Brasil, “uma empresa social tem a missão de combinar crescimento de receita com o respeito e apoio a todos os seus públicos de interesse”.

Ou seja, é mais do que apenas interesse em aumento da produtividade. O bem-estar no ambiente de trabalho é uma demanda dos colaboradores e uma fórmula secreta de fazer com que as organizações cresçam de maneira saudável.

Interessante, não é?

Mas ok, é importante levar o bem-estar para o ambiente de trabalho… Porém, como fazer isso? 

Como a nossa essência é o bem-estar, e nós queremos que todos estejam em contato com práticas e atividades que levem ao caminho da melhoria da qualidade de vida, nós separamos algumas dicas para tornar isso possível dentro do ambiente de trabalho, confira!

Dicas para aumentar a produtividade na empresa e investir em bem-estar

Nenhuma empresa sobrevive sem pessoas. Elas são a alma de cada negócio!

Por isso, é importante se atentar ao que pode tornar o trabalho o mais saudável possível. Só assim os colaboradores se sentirão motivados à serem mais produtivos no dia a dia.

Então vamos à prática? Como isso é possível?

1. Crie uma cultura de respeito dentro da empresa

Respeito é a base de todas as relações, inclusive as de trabalho!

Por isso, é essencial criar uma cultura de respeito entre os colaboradores da equipe e também os coordenadores. 

E aqui, os líderes possuem um papel primordial. Eles são o espelho da empresa, portanto devem dar o exemplo. Um ambiente que tenha o respeito como a base, vai tornar-se cada vez mais mais estimulante, e também pode ajudar a tornar o ambiente menos estressante.

2. Promova melhorias no espaço de trabalho

O espaço de trabalho precisa ser saudável!

Nós passamos um grande tempo fechados em escritórios ou outros espaços de trabalho. Muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que na própria casa. Por isso, é essencial que o espaço de trabalho seja confortável para todos.

3. Escute as queixas dos colaboradores

Os colaboradores vivenciam diariamente os problemas do escritório. Tanto na relação com as pessoas como no próprio ambiente físico de trabalho.

As queixas fazem parte e é muito importante escutá-las.

Líderes de RH ou coordenadores(as) das equipes precisam estar atentos(as)  às possíveis reclamações dos times.

Ouvir e ter a mente aberta é o segredo para trazer melhorias para o cotidiano.

4. Dê atenção à saúde mental de todos

Assim como ouvir as queixas, é necessário prestar atenção à saúde mental dos colaboradores. 

Bem-estar tem tudo a ver com estar bem com a nossa mente. No ambiente de trabalho, que é um local propício ao estresse, é essencial entender a fundo como os colaboradores estão se sentindo.

5. Invista em atividades que promovam o bem-estar

Por fim, um dos segredos para a criação de um ambiente de trabalho que tenha foco no bem-estar é o investimento em atividades que promovam uma melhoria na qualidade de vida.

E existem diversas opções por aí!

  • Alongamentos.
  • Exercícios rápidos.
  • Aulas de Yoga.
  • Meditação…

Essas são apenas algumas opções de atividades que podem transformar a rotina e incluir bem-estar dentro do processo de trabalho de cada um dos colaboradores.

O yoga, um dos serviços que o Gaya Bem-Estar oferece, é uma maneira de fazer com que os funcionários tenham maior consciência corporal e mental, além de ser uma atividade extremamente relaxante. Benefícios únicos para o dia a dia de trabalho, não?

Bem-estar PRECISA estar envolvido com o trabalho!

Viu só? Não é muito difícil encontrar maneiras de fazer com que o trabalho seja mais saudável.

Aos poucos, construir um espaço que tenha foco em bem-estar, vai fazer com que os resultados da equipe melhorem. Somente dessa forma é possível demonstrar que a organização está preocupada com a qualidade de vida das suas equipes. 

Gostou de saber mais sobre isso? Já faz alguma atividade que envolva o bem-estar no trabalho? Deixe o seu comentário!

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre como aliar a melhoria da qualidade de vida com o trabalho. Aqui, nós também oferecemos diversos conteúdos para aprofundar o conhecimento sobre yoga, meditação e outras práticas. 

Em nosso canal no Youtube, você encontra vídeos gratuitos com aulas de yoga completas, como a do vídeo abaixo! Aproveite!

Deixe uma resposta