Sirsasana: entenda tudo sobre as invertidas, as posturas mais encantadoras do yoga

Sirsasana: entenda tudo sobre as invertidas, as posturas mais encantadoras do yoga

A beleza da prática de yoga é inegável. Muitas pessoas procuram começar a praticar pois se encantam com as mais variadas posições dos diferentes estilos de yoga. E, uma das que mais chamam a atenção, são as invertidas!

As pessoas (não todas) geralmente começam a praticar yoga porque ficam curiosas sobre como o nosso corpo pode se colocar em diferentes posições. As posturas realizadas nas práticas encantam muito! 

Seja pela beleza ou pela dificuldade que transmitem.

E é aí que entra em jogo a postura invertida. Encantadora e reveladora… Quem nunca praticou yoga e acompanha uma aula que tenha essa postura, fica surpreso com a pretensa dificuldade que envolve essa postura.

Mas será que é tão difícil assim? Quais são os benefícios dessa postura? Ela é algo a mais além de bela?

Resolvemos explicar tudo sobre essa postura que encanta e que é uma das que mais atrai olhares de quem tem interesse na prática de yoga.

Vamos entender mais a fundo?

Sirsasana

Se você não sabia, Sirsasana é o nome que se dá para definir as posturas invertidas realizadas na prática do yoga. A palavra tem origem da união de dois termos do sânscrito, sirsa (que quer dizer “cabeça”) e asana (que significa “postura”).

Essas posturas se tornaram um dos ícones do Hatha Yoga, um dos estilos mais antigos da prática! As invertidas se tornaram muito conhecidas pela sua beleza.

Um fato bastante interessante sobre essa postura é que ela não é encontrada nos textos antigos do yoga, como o Hatha Yoga Pradipika ou Shiva Samhita. Isso aconteceu porque essa postura é considerada bastante difícil e possuía algumas contraindicações, sendo assim, era passada de forma oral pelos mentores da prática.

Interessante, não é?

As posturas invertidas consistem basicamente em colocar as pernas para o alto e a cabeça para baixo. O que falando, parece até fácil, mas manter o equilíbrio é algo que exige muita prática e uma forte conexão com o yoga.

Vale lembrar que não existe apenas um sirsasana! Existem várias posturas que podem ser consideradas invertidas. 

Mas, além de muito bonita, a postura invertida também possui diversos benefícios. Vamos falar um pouco sobre eles?

Além da beleza: os benefícios da Sirsasana 

Muito além da beleza, a prática de yoga de forma geral traz diversos benefícios para a vida de quem pratica. Por isso, muitas pessoas, depois de começar a praticar, sentem uma transformação no estilo de vida. 

Mas, claro, cada postura traz benefícios específicos para a nossa saúde física e mental. Entenda abaixo alguns benefícios que as invertidas podem proporcionar:

  • Melhoria da oxigenação do cérebro, o que ajuda a processar melhor as informações, aumentando a nossa capacidade de concentração, raciocínio, bem como ajuda na melhoria da nossa memória!
  • Pode melhorar a saúde da nossa pele do rosto, já que aumenta a circulação de sangue na cabeça.
  • Aumenta-se, também, a circulação de sangue em órgãos responsáveis pelos nossos sentidos, como os olhos, ouvidos, boca, língua e nariz.
  • Diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse;
  • Aumento da circulação de endorfina no nosso organismo, contribuindo para a redução de sensações de tristeza, por exemplo.
  • Aumenta a nossa sensação de coragem e de confiança em nós mesmos.

De forma geral, como você pode acompanhar nos tópicos mencionados anteriormente, a prática das posturas invertidas, ajuda muito a melhorar a circulação sanguínea, o que traz inúmeros benefícios para o nosso corpo.

Mas além disso, vale lembrar que a sirsasana ajuda muito no fortalecimento da nossa estrutura muscular e esquelética.

E, claro, levando em consideração que a prática de yoga se relaciona com trazer benefícios para o nosso corpo, mas também para a nossa mente, a sirsasana ainda auxilia em questões que envolvem a esfera emocional e psicológica, nos mostrando caminhos para ultrapassar medos e inseguranças criados pela imaginação.

A sirsasana também é um ato de coragem da prática de yoga!

“Quero fazer a postura agora!”

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como realizar essa postura. Mas, antes de falarmos um pouco sobre como ela funciona na prática, é importante entender um aspecto essencial…

Apesar de iniciantes poderem realizar a postura, a sirsasana é considera uma posição de yoga intermediária e avançada. Sendo assim, o ideal é procurar um profissional especializado na prática de yoga para realizá-la com segurança.

Assim, é possível tornar a prática de yoga segura para todos.

E antes de sair por aí tentando realizar uma invertida, é imprescindível prestar atenção no próximo tópico deste texto!

Contraindicações!  

Antes de praticar uma invertida, é importante estar atento a algumas limitações!

Algumas contra-indicações desta postura são:

  • pessoas com problemas de hipertensão arterial;
  • pessoas com problemas cardíacos;
  • pessoas com hérnia de hiato;
  • mulheres que estejam gestantes ou durante o período menstrual;
  • pessoas com problemas oftalmológicos como descolamento de retina ou glaucoma.

Como nós já alertamos, essa postura é um pouco mais desafiadora! Por isso, é importante reforçarmos que vale à pena procurar estúdios de yoga com profissionais especializados para a sua realização!

Clique aqui e conheça o Yoga no Gaya Bem-Estar! >

Mas não desanime se você possui alguma das condições que citamos aqui! A prática de yoga possui inúmeras posturas que podem trazer diversos benefícios para a sua vida. O poder de transformação será o mesmo, não se preocupe.

Gostou do conteúdo?

Se você gostou do conteúdo e descobriu um pouco mais sobre essas posturas incríveis que são as invertidas, compartilhe com seus amigos e familiares! Queremos que muitas outras pessoas tenham contato com essa prática única que é o yoga.

E continue acompanhando o nosso blog, assim como o nosso Instagram. Lá, nós divulgamos diversos conteúdos de bem-estar que podem auxiliar você a mudar a sua rotina e inserir mais qualidade de vida no seu dia a dia.

Além disso, em nosso Youtube você acompanha vídeos semanais sobre yoga!

Deixe uma resposta