Yoga é a ciência do equilíbrio? Entenda como a prática pode ajudar a equilibrar corpo e mente

Yoga é a ciência do equilíbrio? Entenda como a prática pode ajudar a equilibrar corpo e mente

Buscar o equilíbrio em nossas vidas pode ser algo muito difícil em algumas ocasiões. Vivemos uma rotina agitada e, muitas vezes, pode parecer impossível se desligar dos problemas e preocupações. 

Mas, para mudar essa realidade, buscar uma transformação de hábitos e um aumento na qualidade de vida, é necessário inserir atividades no cotidiano, que nos auxiliem a encontrar o equilíbrio do bem-estar. O yoga pode te ajudar a descobrir este caminho.

O conjunto de técnicas trabalhado no yoga, que mescla a respiração, meditação e as posturas corporais, nos proporciona maior saúde física e mental. E, junto com isso, encontramos como resultado o equilíbrio.

Claro, muito provavelmente você já deve ter percebido que a prática de yoga exige um certo equilíbrio corporal, certo?

Afinal, as famosas posturas que encantam as pessoas, muitas vezes, exigem que o nosso corpo consiga se equilibrar. 

Mas o que muitas pessoas não sabem é que a prática de yoga não nos traz apenas o equilíbrio corpóreo, mas também gera o equilíbrio da nossa vida como um todo.

Por isso, resolvemos te explicar como, ao inserir o yoga na sua vida, você consegue equilibrar o corpo, a mente e, consequentemente, toda a sua vida.

E a verdade é que o equilíbrio nos ajuda em diversas áreas da nossa vida. 

  • Com o equilíbrio físico você garante maior condicionamento para o seu corpo, para realizar atividades diárias.
  • Com o equilíbrio mental, você consegue ter mais controle sobre as suas emoções e evitar situações estressantes.
  • Tudo isso gera um equilíbrio para a vida, fazendo com que você consiga transformar a sua rotina de uma forma em que consiga inserir mais bem-estar nos seus dias.

Vamos entender mais profundamente tudo isso, juntos?

Equilibrando o corpo

Como já trouxemos anteriormente, a prática de yoga é extremamente conhecida pelas suas posturas que exigem o equilíbrio. 

E, claro, uma das grandes vantagens que o yoga proporciona para a nossa vida é sim o equilíbrio do nosso corpo físico.

Com o tempo na prática, você começa a perceber que pode realizar posturas mais desafiadoras e se aventurar em posições que, no início, não conseguiria.

Isso acontece pois, além de todas as questões mentais e espirituais que envolvem a prática de yoga, ele também é considerado uma atividade física, que traz benefícios físicos. 

O aumento da elasticidade do nosso corpo, ajuda a nos equilibrar para atividades diárias.

Equilibrando a mente

Ao criar uma conexão entre corpo, mente e espírito, o yoga consegue nos mostrar um caminho equilibrado para lidarmos com o dualismo ao qual vivemos.

De acordo com a filosofia do yoga, nós vivemos em um mundo dualista, que existe através de opostos.

  • Calor e frio.
  • Sol e lua.
  • Inspiração e expiração.
  • Feminino e Masculino.
  • Contração e relaxamento.

Entre diversos outros opostos que existem no mundo.

O yoga permite, portanto, que nós consigamos equilibrar esses opostos, conversando com ambos e levando a nossa mente a um estado de equilíbrio, possibilitando maiores chances de levarmos uma vida mais harmônica.

Equilibrando a vida

Com o equilíbrio proporcionado pelos asanas, pranayamas e pela meditação, é possível levar uma vida muito mais equilibrada.

O yoga proporciona que o seu corpo converse com a sua mente para que seja possível entender suas emoções, equilibrando-as e fazendo com que a sua capacidade de lidar com os problemas seja muito mais forte.

Isso proporciona a sensação de contentamento, com a vida e com a sua rotina, mostrando que é possível lidar de forma equilibrada com todos os problemas e situações estressantes que surgem no cotidiano.

O contentamento é um dos pilares da filosofia do yoga.

Com ele, torna-se possível aceitar e estar satisfeito(a) com o momento presente.

Autoconhecimento que gera uma vida mais leve!

Ter a capacidade de se equilibrar em todas as áreas da nossa vida é se autoconhecer e entender o quanto precisamos do conhecimento pessoal para encontrar o caminho da evolução espiritual e mental.

Só assim é possível atingir um estado de equilíbrio e levar todos os benefícios do yoga para a vida.

Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo para aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre a prática de yoga.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o estilo de vida do yoga e outras atividades de bem-estar.

Em nosso canal do Youtube, você encontra aulas de Yoga gratuitas para se aventurar na prática! Confira um dos vídeos abaixo:

Deixe uma resposta