Yoga e Meditação: uma busca pelo autoconhecimento

Yoga e Meditação: uma busca pelo autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento é eterna. Nascemos à procura de conhecer o mundo ao nosso redor e como nós reagimos a este mundo. A prática de yoga, assim como a meditação, nos auxiliam a encontrar caminhos de explicação sobre aquilo que sentimos e sobre como sentimos o mundo. Autoconhecimento é importante para aprendermos sobre a nossa conexão com tudo o que está ao nosso redor. Pessoas, natureza, animais. A vida exige muito de nós e a busca pelo autoconhecimento também é uma busca pelo bem-estar.

Mas, por que a meditação e o yoga conseguem nos levar a um estado de conhecimento próprio que não encontramos facilmente por aí?

É importante entender que além dos benefícios práticos e físicos que ambas as atividades proporcionam para a nossa vida, como a redução do estresse, aumento da flexibilidade corporal, aumento da capacidade de foco, essas práticas vão além. 

O foco do yoga e da meditação não está somente no bem-estar físico, mas também no bem-estar mental. E quando falamos em bem-estar mental, a busca pelo autoconhecimento está intrinsecamente ligada a isso.

Para mostrar de forma didática como isso funciona para cada uma das práticas, vamos explicar abaixo por que a meditação e o yoga podem ser a atividade ideal para quem busca se conhecer melhor.

Meditação: acolher os pensamentos

Os nossos pensamentos são parte daquilo que somos. Desde os mais simples, que passam por milésimos de segundos pela nossa cabeça, até os mais complexos, que nos fazem refletir sobre a vida, são responsáveis por construir a nossa essência.

É por isso que a meditação nos faz conhecer mais sobre nós mesmos. 

Através das técnicas de respiração e concentração utilizadas na prática meditativa, conseguimos fazer com que o nosso fluxo de pensamentos se liberte das amarras da nossa consciência. 

A meditação é uma forma de acolher os pensamentos sem que nos tornemos reféns deles. É um processo de auto-observação.

“Eu sento e me proponho a me desligar das coisas externas para entender o que está passando aqui dentro”

– Daniela Reis, professora de Yoga e Fundadora do Gaya Bem-Estar.

Dessa forma, a prática é capaz de nos fazer viajar profundamente em busca do nosso próprio eu. 

É como olhar para o interior de si mesmo, com todo o fluxo de pensamento ocorrendo, e conseguir enxergar a alma e as nossas emoções para então, conhecer cada um desses aspectos e descobrir o autocontrole. 

A meditação nos ajuda, com isso, a manter o equilíbrio entre corpo e a mente.

Ela funciona exatamente para que você entre em contato com as suas emoções e pensamentos para que seja possível entrar em um fluxo de busca pelo autoconhecimento.

Descubra quais são os outros benefícios da prática de meditação em outro conteúdo! Clique aqui e acesse >

Yoga: autoconhecimento do corpo e da mente

A prática de yoga vai além de qualquer atividade física, porque além de trabalhar o corpo, trabalha também a nossa mente.

Sim, yoga é movimento corporal, mas também é respiração e conexão consigo mesmo.

Através das posturas (asanas), respiração (pranayamas) e da meditação, que compõe a prática, você consegue se conectar com todas as camadas da sua existência: o corpo e a mente.

E quer melhor forma de buscar pelo autoconhecimento do que se conectando com cada uma dessas camadas?

Outra característica da prática de yoga que nos faz conhecer melhor a nossa própria essência, está ligada ao fato de que para praticar, nós exigimos de nós mesmos muita disciplina, para que possamos dar continuidade a prática, além de dedicação, é claro.

Muitas pessoas acabam se auto-sabotando ao se depararem com todas essas exigências do yoga. Seja pela preguiça, pela dúvida se deve continuar a praticar ou não, pela indiferença inicial à prática, e até mesmo pela falta de disponibilidade de tempo. 

Por isso, ao se deparar com o yoga, conhecemos os nossos limites, as nossas vontades…

É claro que é bastante comum começarmos algo e pensarmos em deixar de lado. Mas é aí que também nos conhecemos mais a fundo.

Isso porque praticar yoga exige responsabilidade consigo mesmo. 

O que queremos dizer com isso?

É que a prática de yoga, até mesmo antes de se praticar ativamente, já nos proporciona momentos de autoconhecimento. 

A decisão por praticar já nos mostra os caminhos que escolhemos para a nossa vida. 

Depois de decidir praticar, de entender a responsabilidade que toda a filosofia do yoga traz consigo, começamos a praticar. 

Com a prática em si, por meio das posturas, nós conhecemos os limites do nosso corpo. Passamos a ter uma noção muito mais clara da nossa respiração. Através da meditação que está ligada à prática de yoga, conseguimos entender os nossos pensamentos. A partir da filosofia, nos conectamos com o nosso verdadeiro eu.

E então, o autoconhecimento surge como um dos benefícios em se praticar yoga.

É o bem-estar em sua plenitude!

Quer conhecer outros benefícios do yoga? Saiba mais sobre isso em outro conteúdo do Gaya Bem-Estar! >

Aliando as práticas: o autoconhecimento está no fim desse percurso

A busca pelo autoconhecimento é eterna.

Arriscamos dizer que sempre estaremos tentando nos conhecer por completo, mas é impossível chegar a tal feito. Somos infinitos.

Mas isso não quer dizer que não possamos investir em formas de nos conectarmos à nós mesmos. De entendermos a nossa essência. E existem também infinitas maneiras de chegarmos ao caminho que nos leva a esse entendimento.

A meditação e o yoga são duas práticas que nos proporcionam chegar a essa estrada. É por isso que ambas caminham de mãos dadas, principalmente quando estamos falando sobre fazer com que cada praticante entenda melhor a sua mente, bem como os seus sentimentos.

Na prática, o yoga funciona muito melhor quando os alunos estão focados, algo que a meditação traz como um dos seus benefícios (aumento da capacidade de focar). Por isso, se você tiver tempo o suficiente para trabalhar as duas práticas com frequência, vai entender a fundo o quanto elas nos ajudam a ter maior consciência corporal e mental.

Bem-estar é autoconhecimento

Com tudo o que falamos aqui, chegamos a uma conclusão: buscar autoconhecimento é também, buscar por bem-estar.

Uma vida com bem-estar é uma vida com maior qualidade, com mais calma e mais tempo para si. Só assim é possível se aventurar pela estrada do autoconhecimento.

Gostou do conteúdo? O blog do Gaya Bem-estar sempre traz diversos conteúdos que demonstram como é possível melhorar a sua qualidade de vida através da meditação e do yoga, além de outras práticas de bem-estar, como a massagem. Continue acompanhando os nossos conteúdos para aprofundar o seu conhecimento!

Siga também o nosso Instagram para não perder as novidades!

Deixe uma resposta