Dicionário do Yoga: conheça as principais palavras e expressões utilizadas na prática

Dicionário do Yoga: conheça as principais palavras e expressões utilizadas na prática

Começar a praticar yoga é descobrir um novo mundo. E cada mundo possui uma linguagem diferente. Muito provavelmente, se você começou a pesquisar mais sobre o yoga e sobre os estilos de yoga, deve ter encontrado as mais diferentes expressões por aí. 

E o yoga possui um vocabulário bastante próprio. Isso acontece pois o yoga é uma atividade milenar, com origem oriental. Isso faz com que a prática tenha palavras com origem do sânscrito.

Mas, apesar de não ser obrigatório que você saiba todas as palavras que envolvem o universo yogi, é interessante, se você está começando a praticar agora, aprofundar um pouco o seu conhecimento. Afinal, yoga não é só a prática, os movimentos, mas também a filosofia. 

E, para te ajudar nesse processo, separamos as principais expressões do yoga e os seus significados! Vamos aprender juntos?

Entendendo o vocabulário e alcançando a plenitude da prática

Aprender mais sobre as palavras que são utilizadas na prática e na filosofia do yoga  servirá para que você entenda e se familiarize com este universo, para que dessa forma seja possível viver a experiência da prática em sua plenitude, intensificando os efeitos que o yoga pode proporcionar. Vamos lá? Separamos apenas as principais palavras ou expressões para facilitar o início da sua prática. 

1- Asanas

Yoga nos remete à movimento. Quando estamos falando sobre a prática, geralmente a primeira imagem que vem à nossa mente é a de alguém em uma posição desafiadora, não é? 

Asanas nada mais são do que as posturas (ou posições) que serão realizadas pelo nosso corpo. É através do asana que envolvemos o nível corporal da nossa existência na prática. 

2 – Pranayama

Pranayama é a nossa respiração.

Durante a prática de yoga nós realizamos diversos exercícios de respiração enquanto movimentamos o nosso corpo. O pranayama nos faz ter mais consciência da nossa respiração, nos levando ao momento presente.

Podemos afirmar que é através desses exercícios que conseguimos encontrar o controle da nossa energia vital.

3 – Yogi ou Yogini

Um Yogi é alguém que pratica Yoga, alguém que realiza a prática com frequência. Geralmente, quando nos referimos a uma mulher, utilizamos o termo Yogini.

4 – Chakras

O nosso corpo é formado por um sistema de energia. Isso é o que afirmavam os primeiros yogis.

Este sistema de energia é formado, em nosso corpo, por 7 centros que se localizam na nossa coluna vertebral. Cada um desses centros (ou pontos) são chamados de chakras.

E, claro, existem nomes para cada um de nossos chackras. São eles: Raiz, Sacral, Plexo Solar, Coração, Garganta, Terceiro Olho e a Coroa.

5- Mantra

Se você já fez alguma pesquisa sobre yoga, provavelmente deve ter encontrado alguma prática em que as pessoas repetem uma espécie de canção enquanto praticam, não?

Isso que você escuta é um mantra!

Os mantras são expressões ou poemas sagrados, que são escritos geralmente em sânscrito, e entoados durante a prática de yoga. Cada mantra tem como objetivo transmitir uma energia especial para a prática de yoga.

A palavra significa, em sânscrito, um instrumento para o pensamento [adequado] (man = pensamento, mente; tra = instrumento). 

6 – Meditação

Quando falamos de yoga, estamos falando de uma atividade que trabalha o nosso corpo, a nossa mente e o nossas emoções.

Uma das formas de trabalhar a mente durante a prática de yoga é através da meditação.

Portanto, meditar é exercitar a mente com o objetivo de acalmá-la, colocá-la no lugar. A meditação consiste, basicamente, em deixar os pensamentos fluírem, sem a necessidade de julgá-los ou pensar demais em cada um deles. A Ideia é atingir um estado de paz e tranquilidade. 

Ao meditar, você se senta com seus pensamentos, mas apenas não serve um chá a eles.

7 – Om

O “Om” é o som do absoluto no yoga, o som primordial.

É uma entonação que pode ser realizada antes ou depois da prática de yoga. É considerado o mais importante de todos os mantras e pode ser conhecido também por Pranava.

8 – Prana

“Prana” significa em sânscrito a “energia absoluta”. No yoga, o prana é a energia vital, que está ao redor de todo o universo, inclusive dos humanos. Geralmente, em algumas práticas de yoga, utiliza-se um exercício de respiração para que seja possível controlar a energia de Prana.

9- Sadhana ou Abhyasa 

Se você tem interesse em inserir o yoga no seu dia a dia, essa é a sua expressão daqui para a frente!

Sadhana ou Abhyasa são termos, em sânscrito, que significam a “prática espiritual”. Basicamente é a prática diária de yoga! 

Aqui, esses termos assumem o significado da prática diária que tem como objetivo principal levar o praticante à meta do Yoga que é a iluminação.

10 – Namastê

Por fim, Namastê!

Namastê é um cumprimento bastante conhecido e muito utilizado na prática do Yoga. O significado é: “O ser que habita em mim, reconhece e saúda o ser que habita em ti”. É uma saudação de respeito ao que habita em todos nós.

Conseguiu entender um pouco mais?

Com esses termos você já fica por dentro das principais palavras utilizadas na prática de yoga. Sabemos que pode levar um tempo para você se adaptar em qualquer estilo de yoga, mas saiba que logo você começa a se acostumar e aprender tudo de forma natural.

Tudo faz parte de um processo. O seu aprendizado no yoga também!

Aos poucos você vai entendendo o quanto o yoga pode proporcionar para a sua vida e qualquer barreira vira apenas um desafio que será superinteressante de ser superado.

Conheça mais sobre os benefícios da prática de yoga aqui! >

E, se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a prática de yoga! Se você estiver começando a praticar, no nosso canal do Youtube você encontra aulas gratuitas de yoga com os nossos professores, confira uma delas abaixo:

Deixe uma resposta