Blog

Prática de yoga no inverno
Dicas e benefícios da prática de yoga no inverno

Dicas e benefícios da prática de yoga no inverno

Dias frios são muito mais preguiçosos, não é? Mesmo que tenhamos o costume de praticar qualquer atividade física, parece que nesses dias é impossível fazer algum exercício físico. Com o Yoga não é diferente, muitas pessoas acabam deixando a prática de lado no inverno ou em períodos mais frios. Mas é exatamente durante esse período mais frio que devemos investir no Yoga. Vamos entender as razões?

Ficar mais tempo embaixo da coberta durante os dias mais frios parece inevitável, não é? E aí aquela prática matinal do yoga, nesses dias, acaba ficando de lado…

Tudo bem, não precisa se cobrar demais para inserir o yoga no seu dia a dia como uma obrigação, ainda mais nesses dias. A ideia é que a prática seja prazerosa e que você a faça de livre e espontânea vontade. Mas, e se a prática, no inverno, trouxesse ainda mais benefícios para a sua vida?

É importante lembrar que o yoga é uma prática que exige regularidade, portanto, não é ideal que você pare durante o inverno. Isso acontece com muita frequência, já que estamos mais preguiçosos e indispostos.

Porém, não é apenas por isso que queremos que você continue a praticar durante as estações mais frias do ano.

É interessante observar o quanto a prática de yoga está ligada a energia que a estação mais fria do ano transmite. O frio do inverno está intimamente ligado ao fato de nos recolhermos, de estarmos mais conectados a nós mesmos, de estarmos buscando pela auto observação.

Percebe a ligação direta com a prática de yoga?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, yoga e inverno combinam muito! Mas, para te ajudar enfrentar a preguiça e a indisposição, que tal algumas dicas?

5 dicas para praticar yoga no inverno

Para te ajudar a enfrentar essa preguiça, deixar o frio de lado e manter a regularidade da sua prática de yoga, separamos algumas dicas essenciais para esse período.

1 Conexão com seu propósito

A conexão com a prática é uma das principais dicas para quem quer manter a regularidade. É muito importante questionar-se:

  • Por que eu faço yoga?
  • Vale a pena levantar para fazer?
  • A sensação após-praticar é boa para mim?
  • Qual é a minha conexão com a prática?
  • Qual é a profundidade da minha conexão com a prática?

Se você sabe dos efeitos e do poder de transformação que o yoga pode trazer para a nossa vida, com certeza vai entender qual é a conexão da prática com o seu corpo e mente.

Isso trará a vontade de praticar. 

Ok, ainda é difícil levantar da cama no frio? Começar a movimentar o corpo durante o inverno? Sim! Mas, a sua conexão com o yoga é um dos fatores primordiais para te levar a criar uma regularidade na prática durante essa estação.

Agora, se você nunca praticou, a pergunta é: por que quero começar? 

E tudo vai depender da sua real vontade de inserir a transformação do yoga na sua vida.

2 Mantenha-se aquecido

Pode parecer que aquelas posturas desafiadoras que você encontra no yoga sejam desconfortáveis, mas a verdade é que com o tempo você descobre que tudo no yoga, desde a postura até a respiração, está ligado ao conforto do seu corpo e aos limites que ele possui.

E claro que passar frio não é nem um pouco confortável.

Por isso, na hora de praticar, se agasalhe. Mantenha aquecido(a) para se sentir confortável ao praticar. 

Tremer de frio não faz parte da prática de yoga no inverno.

Aos poucos, enquanto você pratica, provavelmente você vai sentir o seu corpo esquentando e vai começar a tirar o casaco para sentir ainda mais conforto e prazer ao praticar.

3 Não esqueça de se hidratar

No inverno, a grande maioria das pessoas têm o hábito de esquecer de tomar água.

Mas é muito importante que você não se esqueça que está movimentando o seu corpo ao praticar yoga, e eventualmente você irá transpirar. Ou seja, precisa repor os líquidos novamente.

Tome água!

4 Concentre-se na respiração

Essa é uma das épocas em que as pessoas mais possuem problemas respiratórios e a prática de yoga pode ajudar muito a fortalecer as vias respiratórios e o pulmão, já que toda a prática está envolvida com técnicas de respiração.

Além disso, na hora de praticar, a sua concentração na respiração vai fazer com que você esqueça um pouco do frio… E, quando se der conta, já vai ter se movimentado bastante e isso não será mais um problema!

5 Os melhores horários

Se você tem problema com o período da manhã, que tal praticar à noite? Se de manhã e à noite são momentos do dia em que faz muito frio e você acha que a prática não será tão prazerosa, então que tal reservar um horário durante à tarde?

O segredo da prática de yoga é ter horários definidos para se aventurar nos asanas e pranayamas

E essa dica vale para qualquer estação: sempre defina o melhor horário da sua agenda para praticar yoga. Não tem hora certa ou errada, mas sim aquela que é melhor para você.

Com o Yoga em Casa, você escolhe o estilo de Yoga, no horário de sua preferência e faz a sua prática sem sair de casa! Ainda não conhece essa novidade do Gaya? Clique aqui >

Os benefícios

Além de todos os benefícios que a prática de yoga traz, normalmente, para a vida das pessoas, no inverno, alguns deles são extremamente importantes, tanto para o nosso corpo, como para a nossa mente. Alguns deles são:

  • Manter a saúde em dia, com influências que vão desde a respiração até a flexibilidade do corpo;
  • Se aquecer nos dias mais frios;
  • Traz mais leveza e bom humor para os seus dias;
  • Diminuição das dores musculares, muito comuns nessa época;
  • Aumenta a sua disposição;

Leia também: os benefícios científicos do yoga! >

Viu só? Esses benefícios são muito importantes para sua vida. Se pensarmos que abrimos mão disso tudo só por causa da preguiça…

A regularidade da prática é essencial para quem leva o yoga a sério e, geralmente, quem começa a praticar, sabe disso. Mas no inverno, pode ser um desafio a mais.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que consiga trazer regularidade para a sua prática de yoga durante esse período! Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o universo do yoga e do bem-estar.

E siga o nosso Instagram para não perder nenhuma novidade!