Posições de yoga – 3º capítulo: Kundalini Yoga

No terceiro capítulo da série Posições de Yoga, que possui o objetivo em aprofundar ainda mais o seu conhecimento em cada um dos estilos de yoga que o Gaya Bem-Estar trabalha, falaremos sobre a prática de Kundalini Yoga e todas as suas particularidades.

Clique aqui para ler o 1º capítulo da série sobre o Hatha >

Clique aqui para ler o 2º capítulo da série sobre o Ashtanga >

Se você nunca praticou yoga, é importante saber que existem diversos estilos com diferentes séries de asanas (posturas) e que possuem características muito diferentes entre si, apesar de possuírem objetivos muito comuns.

Mas, além de um conteúdo voltado a quem está pensando em começar a praticar yoga, aqui, os já praticantes podem aprofundar o conhecimento sobre o estilo e criar uma conexão ainda mais forte com a prática.

E aí, você acha que o Kundalini Yoga pode ser o estilo que mais vai se conectar à sua vida? Vamos descobrir?

Qual é a origem do Kundalini Yoga?

A origem exata do Kundalini Yoga é desconhecida. Muitos acreditam que a prática surgiu como uma ciência que tratava da energia e da filosofia espiritual, isso antes da prática envolvendo o corpo físico ser desenvolvida.

Muitos afirmam que esse estilo também é derivado do Hatha Yoga.

Mas, acredita-se que o Kundalini está ligado aos Upanishads, uma coleção de escritos sagrados. A palavra Upanishads significa “sentar-se para ouvir os ensinamentos do mestre” e as primeiras aulas de Kundalini se resumiam exatamente a isso. 

Os alunos sentavam-se diante de seus mestres para ouvir visões espirituais.

Com o passar do tempo, o Kundalini foi se desenvolvendo também como uma prática corpórea. Mas, inicialmente, era considerada uma prática avançada e os alunos deveriam passar por vários anos de iniciação até conseguirem chegar em um nível adequado para conseguir expressar as visões espirituais de forma física.

Ou seja, por muitos anos, a prática de Kundalini Yoga era secreta.

Mas aos poucos, a prática foi se popularizando, através de algumas pessoas que a trouxeram para o ocidente.

Kundalini é o yoga da consciência

Agora que você já entendeu um pouco sobre a origem do Kundalini e como a prática se popularizou, é importante visualizar o que é essa prática.

O estilo é conhecido como o yoga da consciência. 

Kundalini é uma energia que fica concentrada adormecida na base da coluna, também conhecida como primeiro chakra (que são os centros energéticos).

Entenda o Kundalini Yoga através da visão de uma de nossas professoras

Convidamos uma das professoras de yoga do Gaya Bem-Estar, Isabela Corrêa, para falar um pouco sobre essa prática, para que assim seja possível entender a fundo o que é o Kundalini Yoga. Confira:

“Kundalini Yoga é uma tradição ancestral cujo propósito fundamental é favorecer que o ser humano acesse seu potencial pleno e possa vivê-lo conscientemente, com graça e coragem.

 Se trata de uma prática bastante energética, que provoca um impacto nas diversas estruturas que nos compõem: corpo físico, mente, emoções, força vital, glândulas, etc. 

Podendo ser praticada por qualquer pessoa, e relativamente simples em seus princípios básicos, se espalhou rapidamente nos Estados Unidos na década de 70 e de lá para o mundo todo. 

O Kundalini Yoga se adequa perfeitamente ao estilo de vida de quem mora em cidades. Ao longo das práticas vamos construindo uma mente estável, equilíbrio emocional, corpo flexível, e principalmente uma atitude de coragem e autonomia para lidar com as diversas situações que a vida nos traz. 

A prática é composta de pranayamas, alongamentos, kriyas (sequência de posturas com finalidades específicas, tal como liberação de estresse, elevação do nível de vitalidade, etc), shavasana (relaxamento) e meditação. 

Se trata de uma tecnologia completa para que possamos nos desenvolver, fortalecer e transformar, e a abrangência do Kundalini Yoga toca diversos aspectos da nossa vida, incluindo estilo de vida, relacionamentos conscientes, comunicação, auto-investigação profunda, conexão espiritual e muito mais.”

Incrível, não é? 

Mas, você provavelmente deve estar se perguntando: como se pratica esse estilo de yoga?

Como se pratica o Kundalini Yoga?

O Kundalini é praticado através de Kriyas, que são uma estrutura pra gerar um impacto físico, biológico, mental e espiritual no ser, cada Kriya inclui uma sequência de exercícios, que inclui, principalmente, asanas (posturas), pranayamas (técnicas de respiração),  bandhas (contrações), mudrás (posturas com as mãos) e recitação de mantras.

Separamos um vídeo de uma de nossas aulas online para que seja possível você visualizar como a prática de Kundalini é feita:

O Gaya Bem-Estar está oferecendo aulas de Yoga em Casa. Tem interesse? Acesse >

A prática de Kundalini inclui também movimentos, muitas vezes intensos, que são feitos em posturas repetitivas, ou em alternância de posturas, acompanhando respirações vigorosas e profundas e, às vezes, mantras com posições das mãos (conhecidas como mudras).

Toda a junção dessas técnicas visa despertar o nosso potencial energético. 

Os benefícios do Kundalini Yoga

Cada estilo de yoga possui benefícios diferentes, apesar de conversarem entre si, e que vão tanto para a mente como para o corpo. 

Um dos critérios que você pode adotar para a escolha do estilo ideal de yoga para a sua vida pode estar relacionada a esses benefícios esperados pela prática. A ideia é criar uma conexão com todos os aspectos, principalmente a filosofia, mas também com a transformação que a prática pode gerar na sua vida.

Então, confira alguns dos benefícios da prática de Kundalini:

1 Aumento da energia vital

Um dos primeiros benefícios da prática de Kundalini Yoga é a elevação da força vital. 

Com mais energia circulando em seu organismo, você se sentirá mais disposto, focado, emocionalmente mais estável e apto a encarar os desafios da vida com força e coragem.

2 Ganho de força espiritual

Assim como qualquer prática, a busca pelo autoconhecimento e pela conexão com a nossa própria mente gera um ganho de força espiritual. 

Essa conexão faz com que você se aproxime cada vez mais da sua verdade individual, reforçando uma realidade expandida, já que isso fica visível como um benefício, para as pessoas ao redor.

3 Respiração

Como a respiração é um dos pontos fortes do Kundalini, um dos principais benefícios está relacionado à melhoria do seu sistema respiratório, além do aumento da sua consciência em relação à própria respiração.

4 Mudanças profundas nos hábitos

Por estar intimamente ligada com visões espirituais, a prática do Kundalini Yoga possui um grande potencial de mudar hábitos maléficos para a sua vida, rompendo com os ciclos de negatividade da nossa mente.

5 Aumento da consciência 

Bem como todos os estilos e tipos de yoga, ao praticar você estará aumentando a sua consciência sobre você e sobre o mundo ao seu redor.

Kundalini é o estilo certo para você?

Agora que você já entendeu um pouco sobre o Kundalini e conseguiu visualizar que esse estilo de yoga é um dos que mais trabalham exercícios de respiração, contrações e gestos com as mãos, qual é a sua conclusão sobre ele?

É importante ter em mente que o Kundalini é ideal para quem busca expandir a consciência. 

Porém, esse é um estilo que exige força e entrega. Conexão com a prática, sabe? Apesar de ser uma prática simples, a disciplina e regularidade são essenciais.

Mas não esqueça: todos os estilos de yoga são receptivos e podem ser praticados por qualquer pessoa. Afinal, yoga é para todos, certo?

O Kundalini Yoga pode ser o estilo certo para você, basta experimentar a prática!

Tem interesse em começar a praticar Yoga em Casa? Acesse >

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que tenha conseguido aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o Kundalini Yoga.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre a prática de yoga e outros temas com foco em bem-estar. Siga também o nosso Instagram para não perder outros conteúdos gratuitos e acompanhar as novidades do Gaya Bem-Estar!

Deixe uma resposta