Respire fundo, conte até três, solte a respiração: tudo o que você precisa saber sobre a meditação guiada

Respire fundo, conte até três, solte a respiração: tudo o que você precisa saber sobre a meditação guiada

Começar a meditar pode ser uma tarefa desafiadora para alguns, mas quem já conseguiu inserir a prática da meditação no dia a dia sabe: o estado de consciência e relaxamento é inigualável. E é exatamente para facilitar a sua prática meditativa que a meditação guiada pode ser a solução para quem quer começar, mas não sabe exatamente por onde.

  • Encontre um ambiente de silêncio.
  • Sente-se.
  • Alinhe a sua coluna.
  • Respire.
  • Solte o ar pelas narinas…

Percebe o quanto tudo fica mais simples quando existe um guia para a meditação? Quando existe uma voz te conduzindo?

Um dos grandes desafios de quem está começando a meditar é a ideia de que você precisa ficar sem pensar em nada e que isso é muito difícil.

Porém, o principal objetivo da meditação não é simplesmente expulsar os pensamentos que chegam à nossa mente, mas sim não dar atenção a eles.

A ideia da meditação é promover a paz interior, fazer com que você conecte-se consigo, para então afastar as sensações do estresse, levar para longe os seus problemas e encontrar o caminho do relaxamento.

Se você já tentou meditar sozinho, sem nunca ter tido contato com a prática, pode até ter achado um pouco difícil

Mas, como começar? Não se preocupe, estamos aqui para te guiar ao caminho da meditação e do bem-estar. 

E a meditação guiada pode ser o primeiro passo para que você insira essa prática no seu dia a dia.

Vamos entender melhor?

O que é a meditação guiada?

A meditação guiada nada mais é do que a prática meditativa guiada e orientada por um professor ou profissional capacitado na execução da meditação, com foco em tornar essa atividade muito mais agradável, principalmente para quem está iniciando.

Ela pode ser trabalhada pessoalmente mas, com o avanço das tecnologias, já é possível encontrar playlists, vídeos, áudios, entre outros conteúdos disponíveis na internet.

No Instagram do Gaya Bem-Estar, assim como em todas as nossas redes sociais, sempre promovemos a produção de conteúdos que se preocupam com o seu bem-estar. Confira abaixo um dos vídeos da nossa série #MomentoGaya, que está disponível em nosso Instagram:

Separe um tempinho para experimentar essa meditação, assim você vai conseguir entender melhor como funciona!

Mas, basicamente, os ouvintes devem meditar de acordo com as orientações dadas pelo praticante ou professor treinado.

Se você assistir ao vídeo acima, vai entender um pouco melhor, mas a ideia é que se você, ao sentar para meditar, tem a sensação de que a sua cabeça acaba se perdendo em problemas, estresses e você entende que não está conseguindo focar, essa voz ao fundo, tranquila e calma, consiga te ajudar.

Quem pode praticar a meditação guiada?

Claro que a meditação guiada não é somente para iniciantes na prática.

A ideia central deste tipo de meditação é facilitar o processo para pessoas que estão com dificuldades na concentração, seja qual for o motivo para isso.

Por exemplo, muitas pessoas com anos de prática, às vezes podem estar com alguns problemas emocionais, ou estarem lidando com situações estressantes. Isso acaba prejudicando a prática da meditação sozinha, sem ter um direcionamento. 

Essas pessoas, então, acabam recorrendo à meditação guiada para conseguirem colocar em prática e buscarem o relaxamento que o ato de meditar proporciona.

É importante salientar também que a meditação guiada é a forma mais eficaz de meditar quando as pessoas estão passando por situações que envolvem a ansiedade ou a depressão. Isso porque esses transtornos podem gerar algumas pioras quando essas pessoas tentam meditar sozinhas.

Portanto, podemos entender que, para algumas pessoas, essa prática é a mais indicada, mas todos que se sentirem bem meditando podem apostar na meditação guiada.

As vantagens da meditação guiada

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido quais são os maiores ganhos com a meditação guiada, não é mesmo?

Além dos benefícios gerais, é importante ter em mente que a meditação guiada traz algumas vantagens específicas dessa prática. Separamos em uma lista para que seja mais fácil de visualizar:

  • É uma ótima forma de introduzir a meditação na sua vida.
  • É uma maneira de se desenvolver na prática meditativa.
  • Quando realizada com um guia, você pode contar com correções na respiração ou na postura;
  • Você se distrai muito menos;
  • Você consegue criar um fluxo para os seus pensamentos.

Quer conferir outros benefícios da meditação de forma geral? Leia mais aqui >

Viu só? A meditação guiada pode ser uma ótima maneira de começar a inserir essa prática na sua vida e buscar pelo relaxamento, pela harmonia e pela paz interior.

Harmonia e paz interior

Percebe o quanto a meditação pode trazer benefícios para a sua vida e a sua rotina? Encontrar a paz interior e conseguir harmonizar a nossa vida é algo que todos desejam. Através da meditação isso pode ser possível.

E não tenha medo de começar: a barreira inicial da concentração, já está resolvida. Opte pela meditação guiada, você vai ver como isso poderá fazer diferença para a sua prática, bem como fará com que você se desenvolva ainda mais na meditação.

Recentemente lançamos um e-book exclusivo do Gaya Bem-Estar sobre a meditação. Faça o download Gratuito aqui >

Continue acompanhando os nossos conteúdos para entender mais sobre as mudanças que a meditação pode trazer para as nossas vidas, curiosidades sobre a prática e dicas para começar a meditar. 

Não perca também os conteúdos do nosso canal no Youtube! Acesse o link abaixo e saiba mais.

Deixe uma resposta