Yoga para todos: existe uma idade ideal para começar a praticar?

“Será que posso colocar meus filhos para praticar yoga?”, “será que já não passei da idade para começar a praticar?”… Essas são perguntas muito comuns que nós recebemos aqui no Gaya Bem-Estar, sejam de pais ou mães que querem muito apresentar a prática de yoga para os seus filhos, ou de pessoas mais maduras que estão buscando uma atividade física que traga mais do que benefícios para o corpo.

Mas a verdade é que essas dúvidas surgem porque praticar yoga pode assustar algumas pessoas em um primeiro momento.

Por quê?

As posturas deslumbrantes dos mais variados estilos de yoga parecem impossíveis para algumas pessoas, além da aparente necessidade de concentração que a prática exige. E isso acaba fazendo com que essas pessoas sintam medo de começar e, por fim, gera algumas dúvidas.

Quando o assunto envolve as crianças, as dúvidas são:

  1. Mas será que as crianças realmente conseguem se concentrar para praticar?
  2. Essas posturas não são muito difíceis para elas?
  3. Elas não vão acabar se machucando?

Já quando pessoas mais velhas procuram a prática, elas acabam com alguns questionamentos parecidos:

  1. Será que meu corpo tem a flexibilidade necessária para essas posturas?
  2. Não vou acabar me machucando?
  3. Não serei julgado(a) caso não consiga realizar alguma postura?

Mas, antes que você ache que só você, ou os grupos de pessoas mais jovens e mais velhas, possuem essas dúvidas, queremos te contar um segredo: todo mundo que nunca praticou yoga e começou a praticar há pouco tempo enfrenta essas dúvidas.

Afinal, ninguém quer se machucar praticando, ou ser julgado por não realizar uma postura específica, certo?

É exatamente por isso que decidimos explicar que a prática de yoga é para todos!

Qualquer pessoa pode praticar, independente da idade. 

E, para tirar esse medo que você sente de colocar seus filhos em uma atividade como essa, ou até mesmo o medo que você tem de começar a praticar por achar que já passou da idade, nós elaboramos este conteúdo bem explicativo sobre como é possível praticar yoga em todas as fases da vida.

Vamos entender melhor?

Aprofundando a discussão: por que as pessoas acham que o yoga não é para qualquer idade?

O principal ponto que envolve essa discussão está ligado a dificuldade das posturas. 

Essa é a primeira impressão que temos do yoga, as posturas incríveis e os corpos flexíveis que praticam yoga. 

Como já comentamos anteriormente, isso pode acabar assustando as pessoas, principalmente aquelas que se interessam, mas sentem que “já passaram da idade” de inserir o yoga na vida. Que no fim, acreditam que logo na primeira aula irão ter que realizar essas posturas.

Porém, o que a grande maioria das pessoas não sabe é que, em primeiro lugar, yoga também está muito relacionado a respeitar os limites do nosso corpo, claro que buscando sempre evoluir, mas entendendo as limitações que possuímos.

Ou seja, pode ser que com a sua evolução na prática você consiga realizar inúmeras posturas, mas isso não quer dizer que, no início desse processo, você precise se desdobrar para conseguir atingir essas posturas.

E isso vale para as pessoas mais maduras que têm medo das posturas.

Mas também vale para os pais e mães que se preocupam com a dificuldade das posturas para as crianças, por exemplo.

Assim como para adolescentes, jovens e adultos que buscam o yoga, mas acabam se assustando com as posturas que são realizadas nas aulas.

Agora, outra questão que afeta muito a decisão por começar a praticar o yoga está relacionada a concentração, principalmente quando falamos da prática para crianças. Os pais geralmente não acreditam que os filhos terão a capacidade de concentração para participarem de uma aula de yoga.

Mas é preciso ter calma: tudo isso é trabalhado com os professores e geralmente as aulas de yoga para crianças possuem características específicas para lidar com os pequenos.

Mas então todos podem praticar yoga?

Exatamente! Assim como já adiantamos no início do texto, yoga é uma prática para toda e qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade.

  • Crianças;
  • Jovens;
  • Adultos;
  • Idosos;

Todos podem praticar!

É claro que, para cada etapa da vida o yoga precisa de cuidados diferentes. Por isso, a presença de um profissional, um professor de yoga, é essencial para evitar qualquer tipo de risco a sua saúde física, além de facilitar a prática mental do yoga. 

Mas ainda assim, o yoga é capaz de trazer benefícios únicos para cada etapa da nossa vida… Até porque estamos falando de um estilo de vida e não apenas da prática de uma atividade física

Entenda mais sobre o yoga como estilo de vida clicando aqui! >

E quem não quer levar uma vida mais cheia de bem-estar? Isso é importante independentemente da nossa idade, não é?

Mas você deve estar se perguntando: quais são os cuidados que são tomados na prática? Vamos te explicar melhor sobre os cuidados da prática para crianças e os cuidados de uma forma geral!

Cuidados com o yoga para crianças

O que é importante que você entenda aqui é que existem práticas específicas de Yoga para crianças, dessa forma, o professor consegue trabalhar com foco no desenvolvimento motor, consciência na respiração e foco definido para as crianças.

Interessante, não é?

Dessa forma, são tomados todos os cuidados possíveis para que as crianças consigam praticar de uma maneira segura.

Importante lembrar que no momento, o Gaya Bem-Estar não está oferecendo aulas de yoga para crianças.

Cuidados gerais

Todas as atividades que envolvem o yoga respeitam os limites de cada um. Por isso, não faz sentido falarmos sobre cuidados específicos para pessoas mais maduras que desejam inserir o yoga em sua rotina. 

Os cuidados são gerais! Isso porque na prática de yoga, entender o nosso ritmo, bem como escutar o nosso corpo, é essencial.

O segredo para começar está no estilo!

Mas para que você realmente acabe com o medo de uma vez por todas, que tal entender mais a fundo cada um dos estilos?

É isso mesmo, além de serem tomados todos os cuidados, respeitando a individualidade do corpo de cada um, existem diversos estilos de yoga, que exigem menos ou mais da nossa flexibilidade e da nossa capacidade física.

Passear pelos estilos é importante para entender qual é o melhor para você começar e evoluir na prática.

Estamos desenvolvendo uma série de conteúdos aqui no nosso blog com descrições sobre cada um dos estilos, confira:

Capítulo 1: Hatha Yoga >

Capítulo 2: Ashtanga Yoga >

Capítulo 3: Kundalini Yoga >

Assim fica muito mais fácil entender qual prática se adapta melhor ao que você procura!

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter te ajudado a perder o medo de começar a praticar! Precisamos desconstruir essa imagem de apenas jovens e adultos praticando yoga, afinal, é uma prática que traz benefícios únicos para todo e qualquer tipo de pessoa.

E se você se interessou e quer começar a praticar yoga o quanto antes, que tal conhecer um pouco mais o Gaya Bem-Estar?

Aqui, nós trabalhamos com planos que vão desde aulas apenas online, até o acesso a aulas presenciais e online!

Gostou? Clique aqui para saber mais sobre o Yoga no Gaya!

Continue acompanhando os nossos conteúdos para mais informações sobre a prática de yoga, entre outras atividades que envolvem o bem-estar físico e mental. 

E não perca os nossos conteúdos no Youtube, com foco em levar um pouquinho mais de yoga para a sua vida! Clique no link abaixo e conheça o nosso canal.

Deixe uma resposta