Qual é o melhor horário para praticar yoga? Dicas para incluir a atividade na sua rotina sem perder a frequência da prática

Frequência. Está aí uma palavra que precisa estar no vocabulário de quem pratica yoga e resolveu adotar a atividade como algo transformador para a sua vida. Afinal, este é o segredo: a frequência na prática é o que vai provocar mudanças na sua vida e fazer com que você adote o yoga como um estilo de vida. Mas não é fácil! Muitas pessoas, ao começar a praticar, têm dificuldades em adquirir essa frequência e acabam abandonando a prática porque não conseguem definir qual é o melhor horário para praticar yoga.

Mas então, qual é o melhor horário para praticar yoga?

Diante de uma agenda cheia de compromissos, assuntos domésticos para resolver, trabalho, filhos, outras demandas… Parece impossível inserir uma nova atividade com tudo isso para fazer, não é?

Como praticar yoga com uma rotina dessas?

Nesses casos, geralmente sobram um dia ou dois para que as pessoas incluam algum outro tipo de atividade e consigam descansar.

Em um dos dias elas descansam… No outro, praticam yoga (pelo menos quando conseguem, já que podem surgir imprevistos que impedem a prática).

Mas, será que é suficiente praticar o yoga somente em um dia da semana?

E aí você vê outras pessoas, com agendas tão cheias quanto a sua, que estão conseguindo inserir o yoga na rotina. Qual é o segredo?

Foi exatamente para te ajudar com essa questão que decidimos trazer algumas dicas para que você consiga praticar yoga sem perder a frequência e para que permita que a prática possa transformar a sua vida.

Para isso, separamos algumas dicas que você precisa prestar atenção para que seja possível

Mas antes, vamos entender um ponto importante…

Existe o melhor horário para praticar yoga?

Pode ser que você não esteja conseguindo incluir o yoga na sua rotina porque não consegue realizar a prática durante o horário que parece ser o melhor…

Muitas pessoas acreditam que existe um melhor horário para a prática, mas a verdade é que isso não existe.

O melhor horário para praticar yoga é aquele que você pode.

Às vezes pode parecer que durante as manhãs, pelo silêncio, por ser o começo do dia, é melhor realizar a prática. Tudo bem, começar o dia com yoga é sensacional, mas isso não quer dizer que esse seja o único horário permitido para praticar.

Teve um tempinho no almoço? Pode ser durante esse tempo.

Conseguiu uma horinha ao final do dia? Insira o yoga nesse tempo livre.

Com as nossas agendas cada vez mais agitadas, pode ser difícil encontrar um horário específico para inserir o yoga todos os dias no mesmo horário. E não tem problema nenhum se na segunda você pratica pela manhã e, na sexta, à noite.

Claro que a prática durante a manhã vai trazer benefícios, assim como a prática durante a noite, por exemplo. 

Mas, no fim das contas, o yoga pode ser praticado em qualquer horário!

Entendido? 

Agora que você já rompeu essa barreira sobre o melhor horário para praticar yoga, vamos a outras dicas que podem te ajudar a encontrar o melhor caminho para ter frequência na prática e não abandonar essa atividade que pode transformar a sua vida!

1. Planejamento: defina os dias e horários

Nem todo mundo tem a mesma agenda, nem os mesmos compromissos, nem o mesmo tempo. 

Você já conseguiu entender que não existe exatamente um horário específico para praticar yoga, então o que você precisa fazer é: planejar.

Inserir a atividade na sua agenda, como um compromisso, é essencial para que você consiga dar continuidade à prática. Então planeje em quais dias você consegue inserir o yoga.

  • Quantas vezes na semana?
  • Quais horários você consegue praticar?
  • Quais horários estão disponíveis na grade de aulas do estúdio de yoga?

É fácil! Pegue a grade de aulas, dê uma olhada nos horários disponíveis, veja o que bate com a sua agenda e aí é só incluir.

2. Escolha um estilo: ashtanga, hatha, kundalini…

Apesar de não estar relacionado ao tempo disponível que você possui, é muito importante escolher um estilo de yoga que se adapta mais ao que você procura.

Isso porque, para incluir o yoga na sua vida, de forma transformadora, leva tempo e você deve investir esse tempo em uma prática.

Ao escolher um estilo de yoga específico, você foca nesse estilo e vai percebendo mais facilmente a sua evolução, o que vai te mostrar o quanto o yoga pode transformar o seu estilo de vida, te motivando a continuar a praticar.

Isso não impede que você goste de vários estilos e queira praticá-los. Tudo vai depender do tempo que você possui… Tem mais tempo disponível? Se aventure nos outros estilos e aproveite todos os benefícios que eles podem trazer.

E existem diversos estilos de yoga! Cada um com características específicas. 

Estamos elaborando uma série de conteúdos aqui no blog sobre os principais estilos de yoga que trabalhamos no Gaya Bem-Estar! Assim fica muito mais fácil de você entender qual é o melhor estilo para você. Confira os conteúdos produzidos até o momento:

Saiba mais sobre o Hatha Yoga >

Saiba mais sobre o Ashtanga >

Saiba mais sobre o Kundalini >

3. Busque por soluções que se adequem à sua vida

Agora, voltando um pouco para a questão da sua rotina, é importante pensar em soluções práticas.

Muitas pessoas não têm tempo para ir até um estúdio de yoga. Isso faz com que a prática seja, inclusive, descartada.

Mas a verdade é que, com o avanço das tecnologias, agora é possível participar de aulas de yoga, sem sair de casa.

Aqui no Gaya mesmo nós desenvolvemos um projeto chamado Yoga em Casa, com foco em entregar aulas de yoga ao vivo para os alunos. Basta escolher um dos três planos, que se dividem entre aulas apenas online ou uma mescla entre aulas online e presenciais e começar a praticar.

Às vezes, a melhor solução para você é fazer aulas de yoga online, no tempo que você achar melhor. 

Às vezes, pode ser que as aulas presenciais sejam melhores, é por isso que existe o estúdio de yoga.

Tudo vai depender de qual é a melhor opção para a sua rotina!

Saiba mais sobre o Yoga em Casa aqui! >

4. Entenda como a frequência é importante

Por fim, é essencial que você entenda o quanto a frequência na prática é importante para que consiga dar continuidade a ela.

Como comentamos no tópico sobre os estilos de yoga, é a frequência que vai promover a sua evolução na prática de yoga. Ou seja: quanto mais praticar, mais vai evoluir.

É por isso que mesmo que não exista um horário ideal para praticar yoga, planejar como você vai inserir a prática na sua agenda, escolher o estilo que mais se adequa a você e buscar por soluções práticas é primordial.

A frequência vai te levar a conhecer a verdadeira essência do yoga. 

Vamos começar a praticar?

Agora que você já conseguiu entender como as pessoas conseguem inserir a prática de yoga em meio à rotina agitada que possuem, que tal começar a dar uma olhada na sua agenda?

O primeiro passo é planejar e entender quais são os seus horários disponíveis. 

Depois de começar a praticar, você vai tratar o yoga como o compromisso principal. Você vai ver!

Gostou do conteúdo? Compartilhe ou deixe seu comentário! Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre bem-estar, saúde da mente e do corpo e mais informações e dicas sobre as práticas de yoga.

Não perca também os conteúdos gratuitos do nosso Canal no Youtube. Abaixo você confere uma aula de yoga que está disponível lá!

Deixe uma resposta