5 curiosidades sobre o yoga: desmistificando a prática para quem está começando

O yoga é uma atividade milenar. Com todo esse tempo de história, é claro que muitos ensinamentos causam curiosidades. E claro que as curiosidades sobre o yoga são as mais diversas possíveis…

Desde a variedade de estilos, passando pelos efeitos de transformação do yoga na vida de quem o pratica, existem muitas dúvidas que causam interesse sobre a prática nas pessoas. Mas, muito além disso: algumas dúvidas provocam até um certo preconceito em relação a atividade.

É isso mesmo, muitas pessoas acreditam que a atividade só pode ser praticada pelos “hippies” e até mesmo existam aqueles que relacionem o yoga somente com a prática religiosa…

Então se você está interessado na prática ou já tem o hábito de praticar yoga, que tal descobrir algumas coisas a mais sobre essa atividade única?

Assim, é possível mudar a sua visão e aprofundar o seu conhecimento! 

Entendendo o yoga

Antes de partirmos para as curiosidades, é importante que você entenda um pouco sobre o que é o yoga.

Yoga quer dizer união, conexão. Entre o corpo, a mente e o nosso espírito.

O principal objetivo da prática é nos proporcionar uma reconexão com a nossa própria essência. Isso acontece por meio dos exercícios de respiração (pranayamas), da meditação e da realização das posturas (asanas).

Dessa forma, o yoga faz com que deixemos de lado a nossa identificação com o nosso ego e que passemos a perceber que o nosso verdadeiro eu está além de todos os conceitos que a sociedade tenta nos impor.

Já deu para ter uma ideia do que é essa prática, não é?

Clique aqui para aprofundar o seu conhecimento sobre o que é o Yoga! >

Agora que você já conseguiu entender um pouco sobre a essência do yoga, vamos às curiosidades sobre a prática!

As curiosidades sobre o yoga

Como já comentamos anteriormente, as curiosidades sobre o yoga surgem, em sua maioria, por um desconhecimento e falta de aprofundamento na temática. O que é normal, visto que o yoga é praticado há milênios! É por isso que decidimos separar as principais curiosidades, para que não restem dúvidas de que o yoga pode transformar a sua vida!

Neste conteúdo, você vai conferir as seguintes curiosidades:

  1. Diversos estilos de yoga
  2. Benefícios científicos
  3. Para todas as idades, para todos os corpos
  4. Uso de acessórios para realização das posturas
  5. Existe uma filosofia por trás da prática

Prepare-se para aprofundar um pouco mais do seu conhecimento! Vamos lá?

1. Diversos estilos de yoga

Não existe apenas um único estilo de yoga! 

Muitos pensam que a prática de yoga é realizada de apenas uma maneira, geralmente com posturas muito difíceis. Mas a verdade é que existem diferentes estilos de yoga, que trabalham as posturas, a meditação e a respiração de formas diferentes.

Cada estilo é guiado por uma proposta única, que faz com que as práticas atinjam objetivos diversos.

Os principais estilos de yoga são:

  • Iyengar
  • Kundalini
  • Vinyasa Flow
  • Hatha
  • Ashtanga Vinyasa Yoga

É importante salientar que todos os estilos surgiram de uma prática base, que é o Hatha Yoga, que guiou todos os demais. Mas cada um deles possui suas características específicas.

Para te ajudar a compreender melhor os estilos de yoga, estamos desenvolvendo uma série de conteúdos sobre cada um! Confira alguns textos que já foram desenvolvidos:

Posições de Yoga – Capítulo 1: Hatha – Leia mais aqui >

Posições de Yoga – Capítulo 2: Ashtanga – Leia mais aqui >

Posições de Yoga – Capítulo 3: Kundalini – Leia mais aqui >

Aprofundando o seu conhecimento sobre os estilos, é possível fazer uma escolha do que melhor se encaixa com os seus objetivos, tanto físicos como mentais.

2. Benefícios científicos

Geralmente a prática de yoga é lembrada pelos seus benefícios espirituais, mas vale ressaltar que os benefícios vão além do espiritual  e do poder de criação de conexão que a prática traz para a vida!

Desde a redução do estresse e da ansiedade, passando pelo alívio dos sintomas da depressão, além da redução das dores corporais.

Pois é, praticar yoga traz vantagens para o nosso lado espiritual, mas também para o nosso corpo físico!

Entenda mais sobre quais são os benefícios científicos do yoga aqui >

3. Yoga para todas as idades, para todos os corpos

Posturas difíceis, concentração que parece impossível de atingir, corpos esculturais participando das aulas. É essa a visão que você tem do yoga? Então, calma!

Yoga é para todos!

Ao contrário desse achismo, todas as idades podem praticar, assim como todos os corpos. E a prática traz incontáveis benefícios para as diferentes fases da nossa vida!

4. Uso de acessórios para a realização das posturas

Se você já acompanhou uma aula em um estúdio de yoga, provavelmente deve ter reparado que algumas pessoas estavam utilizando objetos para facilitar a realização das posturas.

  • Tapetes para dar mais conforto a prática;
  • Cadeiras para facilitar as posturas;
  • Bloquinhos e outros acessórios também para facilitar a realização das posturas;

A inserção destes elementos nas aulas é bastante comum e serve para tornar a realização das posturas um pouco mais acessíveis.

Apesar da prática de yoga ser bastante desafiadora, é essencial que todos os alunos respeitem os limites dos seus corpos para evitar lesões e deixar a prática segura e confortável para todos.

Então se você tem medo de começar o yoga e não conseguir realizar as posturas logo no início, não se preocupe! Quem sabe alguns desses elementos possam te ajudar até você conseguir realizar as posturas com mais facilidade?

5. A filosofia por trás da prática

O que torna o yoga uma atividade única é, com certeza, a união entre corpo, mente e espírito. E, para que isso seja possível, a prática deve ir além de apenas trabalhar com o nosso corpo. 

Por isso, é importante entender que existe uma filosofia que guia a prática de yoga.

Muito baseada nas religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo, a prática de yoga conta exatamente com essa união entre os nossos corpos físicos, a nossa mente e o nosso espírito. 

Entender isso é conseguir visualizar muito além dos benefícios práticos que o yoga pode trazer para a realidade de cada um e conseguir, finalmente, inserir a prática como um estilo de vida.

Saiba mais sobre a filosofia do yoga aqui >

Muito além do corpo, yoga é alma!

Conseguiu aprofundar um pouco mais seu conhecimento sobre a prática? Se esse é um universo novo para você, saiba que ele realmente é transformador! Caso você já tenha começado, continue buscando mais conhecimento para que assim seja possível inserir a prática de forma verdadeira na sua rotina.

O yoga exige entrega e aprofundamento. É um desafio transformador e cheio de benefícios!

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre a prática de yoga, além de outras atividades de bem-estar. Siga o nosso Instagram para não perder as novidades do Gaya Bem-Estar e acompanhe o nosso canal do Youtube com aulas de yoga gratuitas! 

Deixe uma resposta