Formação em yoga: uma forma de compartilhar bem-estar e transformar vidas

Formação em yoga: uma forma de compartilhar bem-estar e transformar vidas

A prática de yoga é milenar e possui diversas vertentes e estilos. Aprender e se aprofundar sobre o yoga é buscar autoconhecimento e encontrar caminhos para a transformação. Nessa busca pelo autoconhecimento, as pessoas se encontram e se conectam melhor consigo mesmas e com as outras ao seu redor. É por isso que muitos praticantes acabam procurando formas de se aprofundar ainda mais na teoria e na prática do yoga.

Este é o ciclo natural de quem pratica yoga: descobre-se a prática, torna-se um apaixonado por ela e depois surge o desejo de compartilhar todo o aprendizado que ela traz.

É com isso que surgem os cursos de Formação em Yoga. Essa é uma forma de fazer com que o yoga seja compartilhado com todos aqueles que procuram por transformações através do bem-estar físico e mental.

Isso acontece pois uma das filosofias da prática é exatamente compartilhar todo esse bem-estar, consciência e transformação que o yoga proporciona. Portanto, é natural que exista um desejo por compartilhar aquilo que nos faz bem.

E essa acaba sendo, então, uma forma de levar mais yoga para a sua vida, além de poder compartilhar um pouco da prática para aqueles ao seu redor.

Para ajudar os que possuem esse desejo, separamos aqui as principais dúvidas sobre o Programa de Formação em Yoga do Gaya Bem-Estar. Confira:

1. Por que fazer um curso de formação em Yoga?

É possível fazer um curso de formação em yoga com diferentes objetivos.

Para dar aulas de yoga, por exemplo, já que muitas pessoas se apaixonam pela prática e acabam buscando formas de trabalhar com ela. 

Ou simplesmente para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o Yoga, e dessa forma, encontrar autonomia em sua prática diária.

2. O que você aprende em um curso de formação que vai além das aulas de yoga que você já fez?

As aulas de yoga não costumam se aprofundar tanto na teoria do yoga. Apesar de haver um incentivo para que os alunos busquem esse aprofundamento, as aulas comuns, fora de um curso, são mais focadas em compartilhar o poder da prática.

Além disso, as práticas das aulas de yoga são voltadas para alunos e não para a formação de profissionais capazes de compartilhar esse conhecimento.

Em um curso de formação em yoga, além de aulas práticas, a filosofia também é abordada de forma muito mais aprofundada. Confira abaixo alguns tópicos que são trabalhados:

  • Estudo avançado dos asanas (alinhamento, riscos, benefícios, ajustes, modificações).
  • Princípios de anatomia.
  • Como criar sequências.
  • Ajuste nas posturas.
  • Uso de acessórios para beneficiar a prática.
  • Construção de confiança para dar aulas através das práticas de didática.
  • Filosofia e história do Yoga.
  • Prática de mantras, pranayamas, meditação e outras práticas sutis do Yoga.
  • O mercado do Yoga.

Percebe como os tópicos podem te ajudar a aprofundar a sua própria prática, mas também trazem questões que ensinam como compartilhar o seu conhecimento?

Quem pode ser um professor (a) de yoga?

Se o seu desejo é ser um professor, levar o yoga para a sua vida profissional, saiba que é possível. Todo praticante de yoga com vontade de se aprofundar e se tornar um profissional da área pode se tornar um professor.

Preciso ter experiência prévia com o yoga para fazer um curso?

O que nós sugerimos sempre é que você tenha pelo menos 6 meses de prática consistente de yoga antes de iniciar sua formação profissional. Isso porque queremos ter certeza de que nossos alunos terão uma base das posturas de yoga antes de aprenderem a ensinar.

A partir de qual momento as pessoas podem começar a dar aulas de yoga?

Com a conclusão bem sucedida de todos os requisitos do programa, os alunos recebem uma Carta de Conclusão e Diploma evidenciando seu treinamento no Nível de 200 Horas.

Dessa forma você já estará apto a ingressar na carreira de professor de Yoga e compartilhar todo o poder de transformação da prática.

Com sua carta, caso queira, você também pode ter seu diploma reconhecido pelo Yoga Alliance no nível RYT-200 (Registered Yoga Teacher 200) e dar aulas em qualquer lugar do mundo! Basta se inscrever.

Crescimento da oferta e demanda por cursos de Formação em Yoga

Durante 2020 nós percebemos que o mercado de bem-estar começou a crescer ainda mais. Com o aumento da busca por atividades de bem-estar, diante dos desafios enfrentados, diversos cursos de yoga e de formação de yoga começaram a surgir.

A mudança de hábitos e a busca por uma vida mais saudável tornaram as áreas de trabalho no mercado de bem-estar ainda mais interessantes. Entre essa área de trabalho, nós temos o trabalho de quem pratica e ensina yoga.

De acordo com o portal Terra, com base em dados da ferramenta SemRush, “a pesquisa pelo termo “Yoga” cresceu 50% durante a pandemia nos mecanismos de busca, como o Google. O a busca por “tapete de yoga” cresceu 735% no mesmo período”. Além disso, ainda de acordo com o Terra, houve um crescimento no aparecimento de Cursos Online de Formação de Yoga.

Ou seja, se você se pergunta se uma profissão como professor de yoga encontra oportunidades, basta pesquisar um pouco para encontrar as suas respostas sobre o crescimento do mercado de trabalho.

Formação em Yoga no Gaya

No Gaya, nós trabalhamos com dois tipos de formação: um curso extensivo e um intensivo.

Ambos os cursos trabalham com uma profunda investigação nas posturas de yoga, além, é claro, de uma jornada intelectual e experiencial em técnicas antigas e de estudo de textos sagrados. 

E como a ideia é ir da teoria até a prática, também trabalhamos com um substancial tempo de ensino prático, além de muitas discussões que trazem à tona os desafios de se tornar de fato um professor e todas as responsabilidades relativas a isso.

Quer você deseje ensinar, aprofundar sua prática ou ambos, estará imerso em um ambiente de apoio e interação que estimula o aprendizado, a auto-expressão e a descoberta, em um elo crucial com os ensinamentos antigos.

Prepare-se para começar uma nova jornada na sua vida: uma trajetória repleta de bem-estar

Se a sua escolha é fazer um curso de formação em yoga, saiba que a sua vida será transformada. Compartilhar o bem-estar que o yoga proporciona na vida das pessoas é indescritível.

Caso você esteja procurando opções de cursos, o Gaya Bem-Estar está aqui para te guiar nessa jornada. Clique no link abaixo para conhecer o nosso programa de formação:

Clique aqui e conheça o Programa Extensivo de Formação Profissional em Yoga com Certificação Internacional com Daniela Reis >

Continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhuma novidade sobre o yoga e acompanhar as nossas dicas para levar mais bem-estar e saúde para o seu corpo e mente.

Deixe uma resposta