Mantras: conheça mais sobre o significado das palavras que transmitem energias

Mantras: conheça mais sobre o significado das palavras que transmitem energias

Você já deve ter percebido durante a prática de yoga ou meditação que, em alguns casos, sons se fazem presentes. Esses sons são chamados de mantras!

E, para que você conheça mais a fundo sobre o que são esses mantras, separamos um conteúdo que vai te ajudar a entender porque ele aparece nas práticas de yoga e meditação e quais são os significados desses sons. 

Vamos entender juntos?

O que são os mantras?

A origem da palavra “mantra” vem do sânscrito, uma língua falada antigamente na índia, que significa “instrumento para o pensamento”. Ao conhecer a sua origem, fica muito mais fácil de entender o que são os mantras.

Para ficar mais fácil: um mantra é um som que possui um significado.

A palavra estava presente nos livros de Vedas, que são uma espécie de “bíblia do hinduísmo”. Mas, claro, é importante desvincular a exclusividade do termo “mantra” da religião, pois a prática de cantar mantras pode ser feita por qualquer um que saiba o que significa e como proferir os sons. Ou seja, apesar de ter surgido com o hinduísmo, não é apenas uma prática religiosa.

Os sons entoados podem ser curtos, chegando até a serem monossilábicos, como é o caso do conhecido mantra “Om”, ou do mantra “Om Gam Ganapataye namah”, que faz uma saudação. Ou também podem ser longos, como o “Gayatri mantra”, que possui uma estrofe de 24 sílabas. 

E você não precisa saber sânscrito para conseguir emitir os sons! Apesar dos mantras serem palavras do idioma, eles são facilmente repetidos e a sua importância está na energia que transmite.

Alguns exemplos de mantras

Você já deve ter tido contato com pelo menos um mantra, o Om. Talvez esse seja um dos mais utilizados, mas existem diversos! Confira abaixo alguns exemplos de mantras mais entoados no Gaya:

  • Ong Namo Gurudev Namo
  • Sat Nam
  • Lokah Samastah Sukhino Bhavanthu
  • So Ham
  • Sat Chit Ananda
  • Ganesha
  • Om purnamadahpurnamidampurnatpurnamudacyate
  • Purnasyapurnamadayapurnanmevavasyate
  • Maya Mantra
  • Loja samastah sukino bavanthu
  • Om mani padme hum

E por que os mantras são importantes?

Os sons possuem vibrações. A ciência nos explica que cada som produz ondas vibratórias que possuem diferentes amplitudes e frequências. Essas ondas são captadas pelo nosso sistema auditivo e processadas pelo nosso cérebro.

Essa é uma descrição quase científica do que acontece com as ondas sonoras. Mas e quando essas ondas transmitem uma energia milenar?

E é aí que mora a importância da emissão das ondas dos mantras para as práticas de yoga e meditação. O nosso cérebro faz uma leitura das palavras proferidas e envia as informações para todo o nosso corpo. Esse processo resulta na produção de estímulos físicos, seja ele o relaxamento ou a reflexão.

O poder dos mantras!

Os mantras têm um poder de influenciar a nossa mente, provocando também uma influência em nossas energias.

Portanto, o cantar dos mantras tem como objetivo elevar o nosso grau de consciência. Com a entoação, as nossas energias são modificadas, bem como a do ambiente ao nosso redor.

É por isso que a entoação dos mantras na meditação é bastante comum, pois é dessa forma que exercemos uma influência na qualidade da mente, organizando os nossos pensamentos, energizando-os e proporcionando a possibilidade de aprofundamento na prática meditativa.

Relações com o Yoga e a Meditação

A relação dos mantras com o yoga e a meditação aqui é direta.

No yoga, por exemplo, nós trabalhamos com os asanas, que são as posturas que realizamos com o corpo durante a prática. Os mantras podem ser chamados de “posições da mente”. Dessa forma, ao unir os mantras à prática de yoga, conseguimos nos conectar com o momento presente, tornando-o mais concentrado e harmônico

Os principais benefícios dos mantras

Talvez, a primeira coisa que venha à sua cabeça quando falamos sobre benefícios dos mantras, seja o relaxamento.Mas não para por aí!

Ao incluir a entoação dos mantras na rotina, você se mantém mais presente e concentrado. 

Outros benefícios que podem ser visualizados com a entoação rotineira dos mantras são:

  • Aceleração da nossa capacidade de processamento de informações. Ou seja, o cérebro processa as coisas de forma mais rápida. 
  • Aumento da estabilidade emocional, já que proporciona maior concentração.
  • Melhoria da nossa respiração, pois nos deixa mais focados.

São benefícios que conversam diretamente com as vantagens da própria realização da meditação. 

Conheça aqui quais são os benefícios científicos da meditação >

Gostou de saber mais sobre os mantras?

A utilização dos mantras durante a meditação é essencial e, para a prática de yoga, pode auxiliar a tornar o momento ainda mais especial para você.

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre o universo do yoga e da meditação, além de ter acesso a outros conteúdos que vão te ajudar a inserir o bem-estar na sua rotina.

Deixe uma resposta