5 motivos para levar a massagem para o seu dia a dia

5 motivos para levar a massagem para o seu dia a dia

Massagens trazem benefícios únicos para a nossa saúde. Muito além do relaxamento proporcionado, elas podem nos livrar de problemas como os nódulos de tensão, estresse, perda de ânimo, entre outras questões que podem atrapalhar o nosso dia a dia.

Por isso, incluir a massagem na rotina pode ser uma decisão importante para quem busca por um estilo de vida mais saudável e repleto de bem-estar.

Para mostrar a importância da massoterapia na nossa rotina, separamos alguns motivos para que você inclua as terapias na sua vida o quanto antes!

Os 5 motivos para incluir a massagem na sua rotina

Pensar as massagens como terapias que nos levam a ter uma vida com bem-estar é o primeiro passo para incluir essa atividade na sua rotina. Para isso, você precisa enxergar os benefícios práticos de uma massagem. 

Segundo Patrícia Garbuio, massoterapeuta líder do Gaya Bem-Estar, “a massagem é tão benéfica que você pode fazer sempre que sentir vontade e necessidade. Não necessariamente todos os dias. Podendo intercalar, de 2 a 3 vezes por semana. A massagem melhora o seu sistema imunológico, importante nessa época de pandemia. Trabalha com o sistema de circulação e linfático. Elimina toxinas do organismo. Libera o estresse, equilibrando o emocional. Alivia a dor e a depressão. Mas é importante procurar um profissional qualificado para melhorar as tensões do dia a dia”.

Ou seja, motivos não faltam para incluir a massagem na rotina. Mas, para ficar mais fácil de entender, separamos os 5 motivos que tornam as massagens essenciais na sua vida e explicamos cada um deles de forma prática:

1. Mais disposição

Você provavelmente já teve (ou tem) aqueles dias que a disposição passa longe, não é? Fica difícil sair da cama, se concentrar e a única vontade que você tem é a de ficar em casa…

Com a rotina agitada que levamos diariamente, é normal que às vezes seja mais difícil driblar o cansaço. Mas devemos lutar para que isso não aconteça. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é investindo no seu próprio bem-estar.

As massagens podem deixar os seus dias mais dispostos!

Isso acontece pois ao fazer uma sessão de massagem há um aumento da liberação de dopamina no nosso corpo. A dopamina é o neurotransmissor que nos causa a sensação de prazer. É por isso que, após a sessão, a sensação de relaxamento e bem-estar toma conta do nosso corpo, nos trazendo mais disposição.

Já existem estudos que comprovam que isso acontece realmente!

A pesquisa “The relationship of massage and exercise to mood enhancement” de Weinberg & Kolodny (1988) investigou qual é a relação entre o exercício, a massagem e o aumento da disposição, e apontou o aumento do humor positivo e o bem-estar psicológico como resultados.

Ou seja, as massagens elevam o nosso humor e nos trazem uma sensação única de bem-estar!

2. Redução do estresse

Momentos de estresse pedem uma massagem. E a massoterapia pode ser uma das soluções para fugir desse problema!

Nós vivemos em um país ansioso. Segundo números da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno, mesmo com o tabu em relação ao uso de medicamentos.

E até mesmo a ansiedade pode ser uma causa da vida estressante que as pessoas levam.

Uma das opções para controlar o estresse está na inclusão da massoterapia em sua vida. Graças às massagens, ocorre a liberação do cortisol e dopamina, que auxiliam muito no controle do estresse e de problemas que decorrem do estresse, como a própria ansiedade.

3. Chega de nódulos de tensão e dores musculares

Para quem trabalha sentado, sabe como os erros na postura são comuns. Além disso, a tensão do dia a dia provocam tensionamentos das fibras musculares. O surgimento dos nódulos de tensão acabam sendo inevitáveis nestes casos. 

Com a massagem, os músculos podem relaxar, para que dessa forma as tensões do corpo sejam liberadas.

Não é de hoje que as massagens são vistas como um tratamento de alívio para essas dores musculares. Isso acontece pois as terapias têm o poder de melhorar a circulação do sangue, provocando um aumento do oxigênio e aliviando a dor! Interessante, não é?

O que ocorre é que a massagem vai tornar mais fácil o processo que envolve o relaxamento dos nossos músculos. E, ao realizar uma terapia, “amassando os músculos”, conseguimos ter uma melhora na circulação do sangue pelo nosso corpo. 

A massagem faz com que o músculo seja mais nutrido pelo sangue, além de relaxá-lo, e com isso a dor é aliviada.

Mas lembre-se: quando você estiver com dores no corpo, sempre procure um profissional responsável para orientar os possíveis tratamentos. A massagem é um complemento para relaxar e aliviar as sensações incômodas.

4. Melhora o seu sistema imune

De acordo com uma pesquisa realizada pelos médicos do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, Estados Unidos, e divulgada pelo portal O Globo (2010), foi constatado que “além da melhora do humor e da diminuição das dores corporais, a massagem reduziu os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentou o número de glóbulos brancos”.

Ou seja, além dos benefícios que nós já comentamos aqui, as massagens também são capazes de tornar o nosso sistema imunológico mais forte!

5. Reduz a insônia

A redução da insônia, provocada pela realização de massagens está muito relacionada ao efeito que os tratamentos causam na redução do estresse.

As terapias diminuem o cortisol, que é um dos hormônios responsáveis pela sensação de estresse, além da insônia, é claro. Ou seja, quando alguém recebe uma massagem, o nível de cortisol na corrente sanguínea vai diminuir, provocando uma melhora na sua qualidade do sono.

Massagens são mais do que momentos, são melhorias na sua qualidade de vida

É claro que uma massagem pode ser vista como um momento de relaxamento. Mas, elas são muito mais necessárias do que nós imaginamos e podem trazer incontáveis benefícios para o nosso dia a dia.

Conheça o SPA do Gaya Bem-Estar e agende um horário para fazer uma massagem e experimentar essas sensações agora mesmo >

Por isso, invista no seu bem-estar, na sua saúde e crie momentos para relaxar. Você vai perceber como a sua vida pode se transformar (para melhor!) depois de uma boa massagem.

Deixe uma resposta