Massagens e dores: o papel de transformação da massoterapia na sua qualidade de vida

Massagens e dores: o papel de transformação da massoterapia na sua qualidade de vida

Você finaliza um dia longo de trabalho, mas existe uma dor no pescoço que tira a sua paz? Ao deitar a cabeça no travesseiro, parece impossível relaxar? 

A dor pode ter vários níveis que vão desde uma sensação desagradável até uma condição lancinante. Existem algumas causas comuns para esse problema: a má postura, sedentarismo, fragilidade muscular, alimentação inadequada, entre outros fatores. Mas, independente da causa, a dor é uma sensação de desconforto que ninguém merece passar!.

Um exemplo disto é a lombalgia, que é a dor na coluna lombar, e é a segunda doença mais comum em todo o mundo. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou que 70% dos brasileiros entre 30 e 39 anos sofrem de lombalgia e quatro em cada cinco têm ou terão a doença, em algum momento da vida.

Ou seja, muitas pessoas carregam dores por anos, investindo muito mais tempo no trabalho do que no cuidado com o corpo e no bem-estar.

Só que o corpo é o nosso instrumento de trabalho, de vida! E nós precisamos dele com saúde, tanto física, como mental, para ter um bom desempenho nas tarefas do cotidiano e também para aproveitar os prazeres da vida.

Viver sem dores, poder desfrutar de um final de expediente de trabalho de forma mais tranquila é uma sensação que todos deveriam sentir. Relaxar e deitar no travesseiro confortavelmente. Que alívio, não é? 

Sim, alívio de dores. Uma sensação que resgata o conforto!

Massagem para tratamento de dores: confira os benefícios restaurativos da massoterapia

Você já pensou que a massoterapia pode trazer alívio para suas dores?

A massagem é uma técnica milenar que vem sendo utilizada desde a antiguidade para tratamento de doenças por diferentes povos, como os egípcios, japoneses e persas. Essa técnica tem sido desenvolvida e estudada desde então para promover o relaxamento corporal e acabar com as tensões musculares!

A relação entre massagem e dores se tornou ainda mais relevante nos dias atuais, com o aumento do ritmo de trabalho e da ansiedade na população. A busca pela massoterapia virou assunto de saúde! 

Para que você entenda mais a fundo como ela pode ajudar, confira os benefícios gerais da massagem para a sua saúde: 

  • Redução das dores corporais, principalmente as músculo-esqueléticas;
  • Relaxar e alongar o tecido muscular, quebrando o ciclo da dor; 
  • Estimula a circulação sanguínea; 
  • Alivia o estresse e melhora o humor; 
  • Estimula o sistema imunológico 
  • Reduz insônia 
  • Equilibra a digestão e o funcionamento do intestino.

Estes são alguns principais efeitos físicos e mentais das massagens, estudados cientificamente.  

Leia também:

5 motivos para levar a massagem para o seu dia a dia > 

No fim das contas, a massagem pode ser a solução ideal para quem busca se livrar de dores musculares, além de separar um momento de relaxamento na rotina agitada em que vivemos.

O que acontece no nosso corpo quando recebemos uma massagem? 

Na prática, como as massagens podem auxiliar o nosso corpo a se livrar das dores? Quais são os efeitos que esse tipo de tratamento traz para a nossa vida? O reflexo da massagem é a geração de bem-estar e maior qualidade de vida! Mas para que isso aconteça, ela provoca algumas alterações no nosso organismo.

Aumento da circulação sanguínea

Quando reduzimos a tensão através do relaxamento da massagem, os músculos param de se contrair e os vasos sanguíneos relaxam. Permitindo, assim, que o sangue flua livremente, levando nutrientes e o oxigênio necessário a todos os órgãos e tecidos do corpo. 

Produção de substâncias neuroendócrinas, como: 

  • Dopamina: Influi a atividade motora, o humor, inspiração, intuição, alegria e entusiasmo.
  • Serotonina: Consente o controle de um comportamento adequado, regula o humor, atenção, pensamentos, provocam efeitos calmantes, reduz a irritabilidade, regula o ciclo de sono
  • Adrenalina e noradrenalina: Os baixos níveis desta substância tornam o indivíduo lento, sonolento, e com baixa reação.
  • Endorfina: Afetam o humor, a saciedade e modulam a dor.
  • Cortisol: O desequilíbrio deste hormônio tem sido relacionado a sintomas e doenças associadas ao estresse, a falta de imunidade e perturbações do sono. 
  • Hormônio do crescimento: A massagem estimula de forma indireta a melhora da qualidade do sono e redução do nível de cortisol. 

Reduz a Fadiga

Afinal, o que podemos chamar de fadiga? A sobrecarga de trabalho no nosso dia a dia resulta na diminuição da capacidade de produção e perda de motivação para exercer qualquer outra atividade. E quem quer perder motivação, não é?

A fadiga é definida de diversas maneiras, desde um estado de letargia até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso, como quando passamos o dia todo trabalhando na frente do computador. 

Nesse momento desafiador, pode ser que você tenha sentido muito mais essa sensação de fadiga, de exaustão…

Por isso, em busca de reduzir esse mal, estudos mostram como a massagem pode ser uma forma de inserir momentos de bem-estar na rotina, conquistando mais qualidade de vida e reduzindo as sensações de fadiga. 

Promove o relaxamento corporal, mental e emocional 

Atualmente, a ciência tem relacionado os aspectos sensoriais, emocionais e mentais para discorrer sobre diversos temas, inclusive sobre a dor. E com o aumento da carga de trabalho na vida moderna, o tempo para se cuidar pode ser muito reduzido!

Encontramos na massagem uma forma de promover o relaxamento e reequilibrar o corpo físico, mental e emocional! É um reencontro com si mesma, seja para se livrar das dores através do relaxamento, ou para simplesmente ter um momento de fuga da rotina!

Sobre os aspectos psicológicos, estudos indicam que o trabalho corporal tem uma importância bem significativa para a promoção da qualidade de vida. A massagem, por exemplo, pode inclusive contribuir para a amenização da ansiedade, depressão, insônia e aliviar os efeitos negativos do estresse de modo geral. Os benefícios são diversos e optar por fazer uma massagem é transformador!

Indicações de massagens para dores específicas

Aqui no Gaya Bem-Estar nós trabalhamos com um menu exclusivo de massagens voltadas para os mais diversos objetivos. Relaxamento, alívio de dores, renovação da autoestima… tudo para você encontrar um momento de paz, um refúgio para o seu corpo e mente!

Separamos algumas massagens disponíveis em nosso menu que são ideais para algumas dores específicas, confira:

Para dores na parte superior do corpo

A Massagem assinatura Restauradora é a escolha perfeita para esse tipo de dor!. Esse procedimento se concentra na região superior das costas e pescoço, e tem como objetivo afrouxar a musculatura tensionada desta área. 

As nossas terapeutas aliam alongamento, manipulação dos tecidos profundos e uma massagem crânio facial para um relaxamento mais eficiente, e completo! Ela é perfeita para quem sofre com tensões no pescoço, dores de cabeça, ou pessoas que viajam com frequência.

Dores Crônicas 

Muitas pessoas convivem com dores mais sérias, consolidadas e severas. Para esse tipo de situação, recomenda-se a inclusão de massagens de uma forma mais frequente! A ideia é que seja um tratamento mesmo, por isso é preciso mais de uma sessão.

Nesses casos, a Massagem Assinatura Terapêutica é a escolha ideal!

Esta massagem tem como objetivo aliviar tensões severas e persistentes, através de um trabalho das camadas mais profundas do músculo. 

Indicamos para pessoas que sofrem de tensões crônicas, restrições de movimento por tensão ou áreas contraturadas como pescoço, lombar e ombros. Através de movimentos lentos e profundos, esta técnica busca a restauração muscular, estimulando a circulação e a cura do tecido. 

Transforme a sua rotina, viva com bem-estar: um momento de autocuidado e relaxamento com massagens

A massoterapia traz diversos benefícios para quem sofre de dores, estimulando o bem-estar e aumentando a qualidade de vida! As massagens terapêuticas podem ser diversas, seja com aromas perfumados, pedras quentes, shiatsu, e outras técnicas que tornam a experiência revigorante!

Nós do Gaya Bem-Estar pensamos nas massagens como verdadeiras experiências terapêuticas, cada massagem pensada nos mínimos detalhes para trazer alívio de dores e induzir ao relaxamento profundo

É através da agradável sensação de toque na pele que o corpo produz respostas físicas e químicas de cura e equilíbrio físico e mental! É uma conversa com o seu corpo e para o seu corpo!

A pele é o nosso maior órgão, e é também o mais antigo e sensível. O nosso primeiro canal de comunicação com o mundo ao nosso redor! Assim, podemos entender a massagem terapêutica como uma forma de conexão, de trazer consciência corporal e autoconhecimento. Mas também como um carinho, um respiro em meio ao caos.

Você já se perguntou o que uma pausa para relaxar não faria nos seus dias? Esse pode ser o seu presente para você! 

Cuide-se e conheça todas as opções de massagens do Gaya Bem-Estar > 

Deixe uma resposta