Professores de Yoga: comece essa jornada!

Professores de Yoga: descubra como começar essa jornada!

Sabemos que é impossível não se apaixonar pelo Yoga, já que essa é uma atividade completamente envolvente, além de ser uma bela jornada de autoconhecimento que proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente. O Yoga é tão transformador que muitas pessoas acabam mudando o rumo das suas vidas e levando essa prática para o lado profissional, tornando-se professores de Yoga, para viver a filosofia e a prática diariamente no seu ambiente de trabalho.

Conhecer a filosofia, compreender seus propósitos e começar a jornada é algo que vem atraindo cada vez mais pessoas, que procuram maneiras de lidar melhor com as demandas da rotina, mas não são raros os casos de praticantes que notam uma grande identificação com o Yoga e começam a se dedicar ao aprofundamento na filosofia por meio de cursos de formação, workshops e especializações. Nesta imersão, surge a oportunidade de fazer da prática uma profissão, ao realizar o Curso de Formação em Yoga.

Ser um profissional do Yoga é incrível! Mas é claro que essa profissão também possui desafios, pois é necessária muita dedicação. Para crescer é necessário investir em cursos de aperfeiçoamento e ter muito tempo para praticar, estudar e fazer algumas pesquisas sobre o tema. 

Somente ministrar aulas não é suficiente, é preciso saber como lidar com aspectos mais densos dessa profissão, por exemplo: exercitar a empatia para entender os limites dos seus alunos; conhecer um pouco mais do corpo humano para se aprofundar na realização das posturas; buscar aprofundamento constante na filosofia do Yoga, além de cuidar da limpeza e harmonização do seu local de trabalho, entre outras coisas básicas e pequenas que vão levar você ao sucesso nessa área que é capaz de trazer tantos benefícios e tanta transformação para quem pratica. 

Ou seja, praticar Yoga é muito diferente de ensinar Yoga! Mas, o que você precisa saber sobre se tornar um profissional? Vamos contar, acompanhe. 

Como se tornar um professor de Yoga?

Para os Yogis e professores de Yoga, duas palavras são muito importantes: acolhimento e humildade. Além da sensação de que você já é suficiente na sua própria vida. Afinal, um profissional do Yoga não está à frente de uma sala de aula e de uma turma apenas para passar uma sequência de posturas. Os professores precisam ser capazes de desafiar seus estudantes a sair da zona de conforto, com muita humildade e acolhimento, os ajudando a ter consciência de que o que ele conseguiu já é suficiente e não é necessário provar nada para ninguém, apenas se desafiar pelo conhecimento e desenvolvimento. 

Os professores de Yoga também precisam ser capazes de vibrar com a evolução dos seus estudantes, reconhecendo que cada ser humano é único e a sua evolução também. Para alguns a evolução é alcançar os dedos do pé, já para outros, é finalmente dormir uma noite inteira. Existem também aqueles alunos cuja evolução é ficar de cabeça para baixo, e para outros, sentir que finalmente pode confiar em alguém (ou até em si mesmo) de novo. 

É por meio da nossa humildade e interesse profundo em servir o aluno que somos capazes de ajudá-los até mesmo com problemas de saúde oferecendo novas possibilidades para a prática. Também somos capazes de oferecer um abraço cheio de afeto em um dia ruim e que pode ser exatamente o que a pessoa precisava.

O Yoga também é relacionamento, muito além de uma sequência de posturas que vai deixar o seu corpo sarado. Neste relacionamento é o professor quem se adapta, e não o seu aluno. No fundo, os professores de Yoga são esses seres com muitas capacidades técnicas e de didática que conseguem se adaptar às necessidades de quem está ensinando, encontrando na palavra, na atitude, na maneira como corrigir o acolhimento necessário para que o Yoga seja, de fato, transformador na vida dessas pessoas. Afinal, é isso que elas querem e o que estão procurando. 

Assista ao vídeo que preparamos sobre o tema. Nele, Edgar Martins, aluno do nosso curso de Formação em Yoga, conta um pouco sobre como é ser um profissional de Yoga e sobre a sua jornada dentro da prática, como começou, o que o motivou, como o que o motiva a praticar agora não é a mesma coisa da época em que ele começou e muito mais.

O Edgar é uma história que inspira! Temos tantas outras sobre a jornada de Yoga na vida das pessoas. 

Curso de Formação em Yoga em Curitiba: este é o seu primeiro passo!

Se ao ler este texto a sua vontade de inserir o Yoga na sua rotina profissional só aumentou, então chegou a hora de dar o primeiro passo. Você pode trilhar esse caminho e se tornar um profissional do Yoga com a nossa ajuda! Conheça o nosso Curso de Formação em Yoga em Curitiba aqui no Gaya Bem-Estar. 

Quem vai guiar você nesta jornada de autoconhecimento é a Daniela Reis, professora que traz uma dimensão extremamente humana aos relacionamentos com os alunos, algo que é muito raro de acontecer. 

A partir do momento que nos colocamos, não como causa da evolução das pessoas na prática, inflando o nosso ego, e sim como escadas que vão auxiliar esses alunos, com humildade, enxergamos o verdadeiro papel de professores de Yoga. É isso que fazemos no nosso curso e é assim que o aluno consegue brilhar e realmente se desenvolver, pois se torna possível construirmos um relacionamento de confiança e entrega. 

Com a participação de mais de 1.000 alunos ao longo de quase 20 anos de carreira, Dani já viveu muitas experiências bonitas e também difíceis, de aprendizado e celebração, além de ter testado por tanto tempo maneiras diferentes de lidar e superar as adversidades dentro da sala de aula. Existe outra coisa que apenas a Dani tem: uma professora experiente e fundadora do Gaya Bem-Estar, um studio de Yoga com mais de 17 anos e que já teve mais de 6.000 alunos. Ou seja, ela também sabe dos problemas e pontos de vistas dos professores de Yoga dentro da sala de aula, entende como isso reflete dentro dos próprios alunos. Ela vai conseguir guiar você nesta jornada da melhor maneira possível. O Gaya Bem-Estar existe devido a essa dimensão humana da Dani, acima de tudo. 

Por fim, é necessário compreender que não estamos em uma sala de aula para julgar um corpo ou uma limitação física, que não estamos aqui, como professores de Yoga, para exigir que o aluno saiba o nome de uma postura ou o que se espera que ele faça. Os professores de Yoga estão aqui para entregar uma experiência de vida. O aluno sai da aula com algo para explorar fora do seu tapete de prática, e não para ficar apenas preso a posturas bonitas para postar foto no Instagram. 

A dinâmica de ensinar é acima de tudo sair do papel de EU para o papel de VOCÊ. Se colocar profundamente a serviço de uma pessoa que por dentro tem tantas quebras e falhas como nós mesmos. É nesse espelhamento que somos capazes de encontrar verdade e acolhimento. 

Para saber um pouco mais sobre a experiência e ouvir relatos de quem passou por essa jornada, confira alguns depoimentos dos nossos alunos.  

Juliana, quando ainda era aluna só pensava nos asanas e nas posturas, mas com o Curso de Formação em Yoga, ela conta como começou a ir além, entenda o que ela tem a dizer:

Já o Caio conta sobre as inseguras que tinha antes do Curso de Formação em Yoga e como saiu se sentindo muito capaz: 

Por fim, no seu depoimento a Wilma conta sobre os benefícios que ela vê que a praticar Yoga teve em sua vida: 

Todos esses são depoimentos muito importantes para nós, porque mostram o bem e a transformação que a prática traz para a vida das pessoas. 
Para saber mais sobre o nosso Curso de Formação em Yoga, acesse o link clicando aqui. E, para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre Yoga siga o nosso Instagram e fique de olho no blog.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Unidade Juvevê - Gaya Bem-Estar

Rua Barão de Guaraúna, 483 – Juvevê – Curitiba/PR

Seg à Sex – 07h às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Unidade Praça do Japão - Radisson Hotel

Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Nomaa Hotel - Gaya Spa

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 10h às 20h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Fuso Hotel - Gaya Spa

Serv. José Cardoso de Oliveira, 633 – Jurerê – Florianópolis/SC

Seg à Sab – 12h30 às 20h
Dom e Feriados – 10h30 às 18h

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp