Solstício e o Yoga: uma relação poderosa

Solstício e o Yoga: uma relação poderosa

No dia 21 de dezembro entraremos no solstício de verão aqui no hemisfério sul, essa é uma data que diversas culturas celebram devido à sua forte ligação com a natureza e com os planetas. 

O solstício de inverno é visto como um festival do céu, do sol e dos princípios divinos masculinos, já o solstício de verão é o festival da terra e do divino feminino. O Solstício divide o ano em duas metades: seis meses de sol intenso, seguido de seis meses de um sol um pouco mais fraco. Esses ciclos compõem pares de opostos que são complementares, da mesma maneira que o dia e a noite, a vida e a morte, a luz e a escuridão, verão e o inverno, calor e frio. 

O solstício de inverno é o dia mais curto do ano, é o dia que o sol atinge a sua altura meridiana mínima, enquanto o solstício de verão é o dia mais longo do ano, em que ele atinge a sua altura mais alta. 

O sol dá calor e luz, ele é fundamental para a vida e o crescimento dos seres. Essa luz é símbolo de conhecimento e sabedoria, remove as trevas da ignorância. E o calor está relacionado com o fogo, símbolo da transformação. O Solstício de Verão, sendo o ponto máximo de energia solar, é um período favorável para o crescimento interno, transformação e desenvolvimento. 

No solstício de verão, a natureza se encontra cheia de potência e força. O poder da criação está muito ativo, pelo que as “sementes” cultivadas na Primavera, os objetivos que foram planejados nessa altura, começam agora a dar frutos. 

Como toda a vida depende do sol, todos somos afetados por este pico de energia que nos proporciona um impulso energético poderoso para manifestarmos os nossos desejos e conseguir conquistar as metas, com estrutura e consistência. Este é um momento favorável para a expansão, à manifestação e também à materialização de projetos. 

Muitas culturas acreditam que tudo é iluminado, inclusive as partes da vida que estavam escondidas. A luz traz a verdade e proporciona descobertas importantes e esclarecedoras para as situações. O calor queima tudo que era negativo: sensação de fracasso, dores, situações mal resolvidas… transformando em cinzas. Essa é a oportunidade para começar um novo ciclo de coração aberto e com mais energia, trazendo à luz do dia tudo que há de melhor em cada um de nós. 

O solstício de verão é um acontecimento celebrado por diversos povos: gregos, incas, egípcios, maias e romanos. Todos reconheciam a importância do sol nas vidas e faziam rituais de agradecimento e pedidos de proteção. 

No Yoga é celebrado este momento do ano com a sua simbologia de transformação interna e autoconhecimento. 

Como aproveitar o solstício de verão?

Para aproveitar este momento que traz novas energias transformadoras, faça alguns rituais de limpeza, assim você vai limpar o que não serve mais e também aproveita para colocar a sua intenção na cocriação de uma realidade melhor para as próximas estações. 

Confira aqui algumas dicas do que você pode fazer para aproveitar este momento único do ano: 

Faça uma limpeza

Durante os três dias do solstício limpe o seu guarda roupa, sua casa, seu quarto e o que mais sentir que precisa. Jogue fora o que não serve mais ou doe em caso de roupas. Ao mesmo tempo, já comece a separar todos os seus sentimentos, situações, experiência e padrões de pensamento que são negativos e você quer entregar para o sol purificar. 

Cristais no sol

Se você usa ou tem amuletos, pedras ou cristais, esse é o momento para lavá-las em água corrente e deixá-las no sol para serem energizadas. A seguir, faça uma meditação durante os três dias, de preferência sentado com o chakra frontal voltado para o sol (tente fazer em um horário em que o sol não está muito forte). 

Faça a Saudação ao Sol 

Chamada de 108 Suryanamaskar, ou Saudação ao Sol. Ela é uma homenagem às influências externas (Navagrahas) sobre o Karma e a Vida dos Seres Humanos. 

Essas 9 influências, segundo a Astrologia Védica são: a Lua, Mercúrio, Sol, Vênus, Marte, Saturno, Júpiter, Rahu e Ketu (os dois últimos são os pontos de intersecção nas trajetórias da Lua e do Sol). 

É feita uma Saudação ao Sol (que é igual a uma volta da sequência de Suryanamaskar) para cada uma das influências externas e isso forma um ciclo de nove saudações (que é igual às nove voltas de Suryanamaskar). Depois, é dedicado um ciclo de nove saudações / voltas a cada mês do ano, perfazendo assim um total de cento e oito saudações: doze ciclos de nove voltas de Suryanamaskar em cada ciclo.  

A sequência de Suryanamaskar é composta por doze posturas, cada um pode ser feito ao som de um mantra, que determina um diferente nome de Surya (Sol), que é a fonte de conhecimento e luz. 

Acredita-se que o calor interno produzido ao longo da prática permite “queimar” tudo que já não interessa mais para o corpo nem para a mente, expandindo o prana (energia vital), e desbloqueia emoções reprimidas. 

Dessa maneira, é fundamental manter-se focado e determinado. O resultado é reconhecer a sua própria força interior e sentir-se com a energia renovada. Clique aqui e confira um vídeo com uma proposta de prática para você realizar nestes dias. 

E, para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre Yoga, bem-estar, autocuidado e muito mais, acompanhe o nosso blog, estamos sempre com novidades e muitas dicas para quem quer uma vida mais saudável e equilibrada. 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Unidade Juvevê - Gaya Bem-Estar

Rua Barão de Guaraúna, 483 – Juvevê – Curitiba/PR

Seg à Sex – 07h às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Unidade Praça do Japão - Radisson Hotel

Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Nomaa Hotel - Gaya Spa

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 10h às 20h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Fuso Hotel - Gaya Spa

Serv. José Cardoso de Oliveira, 633 – Jurerê – Florianópolis/SC

Seg à Sab – 12h30 às 20h
Dom e Feriados – 10h30 às 18h

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp