Reflexões do Yoga para um ano novo de bem-estar

Um novo ciclo se inicia: reflexões do Yoga para um ano novo de bem-estar

O Yoga é muito mais do que uma atividade física. Yoga é movimento corporal, mas também movimento de pensamentos, de alma, de poder de transformação. Yoga é uma reflexão. Além das posturas e do movimento dos nossos corpos, existe uma filosofia milenar encantadora e cheia de significados , a qual é muito importante para tornar a prática completa. A filosofia e a prática tem o poder de transformar a vida das pessoas que embarcam nesta jornada de autoconhecimento. Nessa época de fim e início de ano, trazer o Yoga para perto da sua rotina é apostar em um começo de ciclo equilibrado.

Para descobrir o poder de transformação do Yoga na sua vida e porque você precisa começar a praticar agora mesmo ou no ano que vem se ainda não pratica, separamos aqui os dez ensinamentos desta filosofia, eles são separados em dois: os yamas e os niyamas, confira: 

Os Yamas

Os cinco primeiros são yamas, ou seja, as éticas universais, que ensinam as pessoas a serem íntegras e a melhorar o seu relacionamento com o mundo exterior, são eles: 

  1. Não-violência (Ahimsa)
  2. Verdade (Satya)
  3. Não roubar (Asteya)
  4. Celibato ou moderação dos prazeres (Brahmacharya)
  5. Desapego ou não-possessividade (Aparigraha).

Entenda cada um deles:

  1. Não-violência (Ahimsa)

Significa a ausência da violência na ação, nos pensamentos e na fala. O praticante precisa ser pacífico e não matar, não agredir, não causar dor a nenhum ser vivo e nem ferir. É fundamental prestar atenção nos pensamentos e nos discursos. As ações e as falas precisam ser de cuidado e amor para si e para os outros. Ahimsa é a origem de todas as outras normas morais. 

  1. Verdade (Satya)

Aqui entende-se pela verdade, não mentir. É escolher as palavras certas e desenvolver a capacidade de ser honesto sem prejudicar, nem ferir o próximo, mas fazer o melhor para ele. Significa ter uma intenção verdadeira. Estabelecida na franqueza e na sinceridade, suas ações vão se tornar frutíferas. 

  1. Não roubar (Asteya) 

Esse yama quer dizer não invejar, não cobiçar e não roubar fisicamente, nem mentalmente. O desejo de ter os dons ou a beleza de alguém também constitui roubo. É necessário eliminar completamente os impulsos de nos apoderar de objetos ou ideias alheias. O estudo e a prática do Yoga trazem clareza e consciência dos nossos pensamentos e atitudes, nos tornando indivíduos mais íntegros.  

  1. Celibato ou moderação dos prazeres (Brahmacharya)

Implica em não degradar, não perverter, não exacerbar, não exagerar no trabalho, na alimentação, na diversão ou qualquer outro aspecto. É necessário ser coerente na vida sexual formando relacionamentos que nos façam entender verdades nobres. O Celibato não é uma prática, mas pode vir a acontecer. 

Brahma significa o infinito e Charya, quer dizer mover-se no infinito. Neste sentido, um outro ponto do Brahmacharya é andar com o divino, que remete à consciência da sacralidade de todas as ações e, consequentemente, na moderação dos sentidos e dos prazeres. 

  1. Desapego ou não-possessividade (Aparigraha)

O último yama, é o desapego dos bens materiais, das relações afetivas e de sentimentos como ciúmes, por exemplo. A não-possessividade ajuda a não acumular desnecessariamente, nos livrando da ganância e nos tornando mais generosos. Ser desapegado mostra confiança nas nossas habilidades e na nossa existência. Isso nos torna mais livres. 

Os Niyamas

Os outros cinco são niyamas ou as regras de comportamento pessoal, que ajudam a aprimorar a caminhada espiritual do indivíduo, são eles: 

6. Limpeza (Shaucha)

7. Contentamento (Santosha)

8. Disciplina, esforço (Tapas)

9. Auto-estudo (Svadhyaya)

10. Entrega (Ishvarapranidhana). 

Conheça melhor cada um deles: 

  1. Limpeza (Shaucha)

O primeiro niyama, significa purificar o corpo, atitudes e a mente. O indivíduo precisa manter-se limpo, prezar pela higiene e apresentar um aspecto de preservação da sua integridade. A prática do Yoga ajuda a acalmar a mente e eliminar o cansaço e o estresse que o sobrecarregam, o livrando de tensões. 

  1. Contentamento (santosha)

Se você é capaz de ser feliz mesmo quando tudo não está da maneira como gostaria, isso é santosha. É apenas aceitar e aproveitar o momento presente, reconhecendo que a felicidade não está nos eventos ou acontecimentos externos. 

  1. Disciplina, esforço (Tapas)

A autodisciplina junto ao esforço ajuda a dominar a nossa mente e corpo pelo controle mental. Isso dá foco e resistência para atingir os objetivos, independente dos obstáculos que aparecerem. Quando temos a autodisciplina, a preguiça é substituída pela força de vontade, que nos leva a um maior conhecimento de nós mesmos e sobre o próprio Yoga. 

  1. Autoestudo (Svadhyaya) 

A auto observação precisa ser praticada constantemente, porque o progresso na conexão com o próprio ser é baseado em conhecer a si próprio. Esse niyama nos faz descobrir o nosso verdadeiro potencial, nosso lugar no mundo e como viver de maneira harmoniosa com o planeta e os seus habitantes. Nesse processo, ter preconceito dificulta a compreensão de que tudo muda a todo momento. Não aceitar isso vai impedir a evolução na sua jornada pelo Yoga.  

  1. Entrega (Ishvarapranidhana) 

Esse último niyama é a fé que existe algo maior que nós, que o resultado das nossas ações não está nas nossas mãos e que há um plano divino cuidando de tudo e que nos entregamos ao poder do universo. Nossos comportamentos egocêntricos e orgulho se transformam em devoção e humildade. Atingimos a auto realização e acreditamos que o melhor vai acontecer. 

Benefícios do Yoga

A prática do Yoga traz diversos benefícios físicos e práticos, se você ainda não iniciou essa jornada, aproveite o começo do ano e dê o primeiro passo aqui no Gaya Bem-Estar. Somos um refúgio urbano premiado em Curitiba e a Melhor Experiência de Yoga em 2022, reconhecidos pela única premiação internacional que premia essa categoria no mundo. Ganhamos o prêmio da WLSA, a maior premiação do setor! 

Venha conhecer o nosso espaço e sentir na pele todos os benefícios do Yoga, com a melhor experiência. 

Nossa grade horária é ampla e flexível preservando a percepção de que sempre há um estilo de Yoga mais adequado para o seu momento e para as suas necessidades. Nossa equipe técnica é altamente qualificada e pronta para tornar a prática acessível para todos, proporcionando as ferramentas de transformação que podem ser usadas muito além do tapete. Estamos prontos para te ajudar a fortalecer a sua jornada em direção do autoconhecimento e bem-estar. 

Quer saber mais sobre Yoga, bem-estar e autoconhecimento, acompanhe os conteúdos exclusivos do nosso blog e siga o Gaya no Instagram, lá tem sempre novidades e muitas dicas para uma vida mais saudável e equilibrada. Comece um novo ciclo em 2023!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Unidade Juvevê - Gaya Bem-Estar

Rua Barão de Guaraúna, 483 – Juvevê – Curitiba/PR

Seg à Sex – 07h às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Unidade Praça do Japão - Radisson Hotel

Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Nomaa Hotel - Gaya Spa

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 10h às 20h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Fuso Hotel - Gaya Spa

Serv. José Cardoso de Oliveira, 633 – Jurerê – Florianópolis/SC

Seg à Sab – 12h30 às 20h
Dom e Feriados – 10h30 às 18h

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp