Mais do que posturas: as diferenças entre o Yoga avançado e o básico

Mais do que posturas: as diferenças entre o Yoga avançado e básico

Já olhou para uma postura e pensou que nunca ia conseguir executá-la da maneira correta, ou até ficou com medo de tentar? Viu pessoas de ponta cabeça e sentiu que aquilo e até a própria prática não eram para você? Pensou que o Yoga é difícil? Olhando de fora, muitas pessoas acreditam que a prática é mais complexa do que a capacidade que elas possuem, a sensação que se cria é que é necessário fazer diferentes posturas para avançar. Isso pode até ter causado um desânimo. Mas, a verdade é que a prática é muito mais acolhedora e ampla. Não são as posturas que indicam se o seu Yoga é avançado ou iniciante. 

Então se você já teve vontade de praticar, mas também já pensou “será que é para mim?”, deixe esse pensamento de lado! Pare de imaginar que o Yoga parece muito avançado para a maioria das pessoas iniciantes… 

O Yoga vai muito além das posturas (os asanas), ele é uma filosofia de vida que você pode incluir na sua rotina todos os dias. A prática ajuda a trabalhar questões relacionadas ao estresse, à ansiedade, pode melhorar a sua insônia e até colaborar no seu tratamento da depressão. Além disso, dentro do Yoga é dito que cada pessoa é única Isso porque acreditamos que existe um tipo para cada ser humano na Terra. Então, a sua relação com a prática também será singular.  

Quando o aluno tem mais habilidades físicas e maior flexibilidade corporal, naturalmente, ele vai se inclinar para esse aspecto das posturas mais desafiadoras. Porém, outras pessoas com maior intimidade com os seus processos mentais vão se conectar com as práticas mais sutis e a meditação. 

Por isso, quanto mais você aprofunda os seus conhecimentos sobre essa prática milenar, não necessariamente fazendo as posturas complexas, mas sobre a filosofia, mais avançada a SUA prática se torna. E isso é pessoal de cada um. 

O ponto principal é não se comparar com os outros alunos, e também não se preocupar se é Yoga básico ou avançado. No fim, é somente a sua experiência e a relação que você constrói com a prática que contam.

Uma jornada de autoconhecimento… a sua jornada de autoconhecimento!

A nossa prática vai se tornando avançada à medida em que vamos nos conectando com as nossas emoções, sensações e pensamentos, quando nos tornamos capazes de conectar a mente, o corpo e o espírito. Quando aprendemos a nos ouvir mais. Isso sim é um indicativo de uma prática que está evoluindo. 

Aprofundar os seus conhecimentos na filosofia certamente também oferece uma perspectiva mais ampla dessa prática milenar, e ajuda você na sua jornada para conhecer mais profundamente o Yoga. 

O que é o Yoga básico?

O Yoga básico pode ser visto como aquela pessoa que acabou de começar, que ainda não tem muito conhecimento nem sobre as posturas, nem sobre a filosofia, que ainda não sabe como inserir o Yoga no seu dia a dia.

Conforme a pessoa vai se aprofundando, fazendo mais aulas, estudando mais os textos sagrados e aumentando o seu conhecimento sobre o tema, mais avançado vai se tornando o seu Yoga. E, como já dissemos, muito vai da sua predisposição, tem pessoas que vão investir e se encontrar mais na parte física, já outras, podem se identificar mais com a meditação e posturas mais sutis. 

Esse é um caminho natural para muitos, afinal, essa é uma prática envolvente com um universo muito rico por trás. Quanto mais você descobre sobre si mesmo na prática, mais avançada ela é. Seja por meio de posturas, meditação, estudos ou o que fizer sentido para você.  

Como avançar na prática de Yoga?

O Yoga é difícil? Essa é uma pergunta que você talvez já tenha se feito. Com certeza, ele tem muitos aspectos, e como já falamos, uma postura desafiadora não é o que faz a sua prática ser avançada ou não. Entender os princípios da teoria, ser capaz de usar a respiração para momentos de estresse e/ ou ansiedade, criar mais intimidade com o seu próprio corpo, a mente e os seus pensamentos… Tudo isso também é uma prática avançada. Quando você usa todos os elementos a seu favor é isso que torna o seu Yoga avançado.  Por isso, lembre-se de não se comparar com os outros. Cada um está na sua própria jornada. 

Além disso, o Yoga é um sistema amplo e milenar de conhecimentos e a sua prática se diferencia de outras atividades físicas pelas suas posturas, movimentos coordenados com a respiração e uma atitude de atenção profunda e plena. Essa prática integra o seu corpo, mente e a energia vital. Por isso, tenha paciência. 

Afinal, cada um começa a praticar com motivações e objetivos diferentes, seja para realizar as posturas mais difíceis ou conseguir se conhecer ou se concentrar melhor. Quando você consegue enfrentar os seus desafios de maneira mais saudável, com mais calma e equilíbrio, consegue controlar melhor a sua ansiedade, dormir melhor à noite  depois de muito tempo sofrendo com insônia, tudo isso é reflexo de você avançando no Yoga. Pense no seu objetivo, não esqueça o que motivo e levou você a começar a praticar

A sua jornada começa agora!

O Yoga traz esse equilíbrio entre o físico, o mental e o espiritual. Quando você busca e encontra esse equilíbrio, você está evoluindo.

Por isso, aqui vai uma sugestão: compartilhe o Yoga com as pessoas ao seu redor. Compartilhe com quem você ama, converse com pessoas que também conhecem e praticam essa filosofia. Isso vai fazer toda a diferença e torna o seu Yoga avançado. Se você sempre focou muito na parte física converse com quem foca mais na parte da meditação, troque experiências e conhecimentos. Isso também é Yoga. Isso também é a sua prática evoluindo. 

O Yoga não só pode, como deve, ser levado para a sua rotina. Esse equilíbrio vai ajudar a sua mente, o seu corpo e a sua vida. Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e siga o Gaya Bem-Estar no Instagram, lá compartilhamos as nossas novidades e dicas para você evoluir na sua jornada. 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Unidade Juvevê - Gaya Bem-Estar

Rua Barão de Guaraúna, 483 – Juvevê – Curitiba/PR

Seg à Sex – 07h às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Unidade Praça do Japão - Radisson Hotel

Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Nomaa Hotel - Gaya Spa

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 10h às 20h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Fuso Hotel - Gaya Spa

Serv. José Cardoso de Oliveira, 633 – Jurerê – Florianópolis/SC

Seg à Sab – 12h30 às 20h
Dom e Feriados – 10h30 às 18h

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp