O Yoga é uma prática que envolve a união do corpo e da mente, com o intuito de atingir um estado de harmonia e equilíbrio. Existem vários tipos de Yoga, cada um com as suas características específicas, e é importante conhecer as diferenças entre eles para escolher o que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos pessoais.
Aqui, vamos explorar os principais tipos de Yoga, como Hatha, Vinyasa, Kundalini, entre outros, para que você consiga entender melhor as particularidades de cada um e escolher aquele que faz mais sentido para a sua vida.
5 estilos de Yoga e as suas características
Saiba mais sobre as características específicas sobre cada um dos estilos de Yoga a seguir:
- Hatha Yoga
Esse é o estilo mais comum de Yoga praticado no Ocidente. Envolve a prática de posturas físicas (asanas) e técnicas de respiração (pranayama), assim como meditação e relaxamento.
A palavra “Hatha” é uma combinação das palavras sânscritas “Ha”, que significa “sol” e “Tha” que significa “Lua”, representando a união de forças opostas. O objetivo dessa prática é equilibrar essas energias opostas dentro do corpo para alcançar bem-estar e harmonia.
O Hatha envolve a realização de posturas para fortalecer o corpo, melhorar o equilíbrio, aumentar a flexibilidade e a consciência corporal do praticante. As posturas combinadas com as técnicas de respiração consciente direcionam e controlam o fluxo de energia vital (prana) no corpo.
Além das posturas e da respiração, essa prática também abrange técnicas de relaxamento e meditação. O relaxamento auxilia na redução da tensão muscular e estresse, proporcionando que o praticante alcance um estado de mais calma e tranquilidade. A meditação pode variar desde a prática da concentração em um mantra ou objeto até a prática guiada para chegar em um estado de clareza mental e expansão da consciência.
Entre os benefícios do Yoga que abrangem os níveis mental, emocional e físico, podemos destacar: fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade, aumento da consciência corporal e do equilíbrio, melhoria da postura e alívio de dores articulares e musculares, aumento da concentração e clareza mental, entre muitos outros.
O Hatha Yoga pode ser praticado por pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico e idade, porque as suas posturas e técnicas podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais.
- Vinyasa Yoga
Conhecido também como “Flow Yoga”, esse é um estilo mais fluido e dinâmico, em que as posturas são feitas em sequência sincronizadas com a respiração. O objetivo dessa prática é criar um movimento contínuo, gerando calor e purificando o corpo.
Em sânscrito, a palavra “vinyasa” significa “colocar em um caminho específico” ou “mover-se com consciência”. No contexto dessa prática, se refere à transição consciente entre as posturas, as ligando de maneira fluida. A respiração tem um papel muito importante nesse estilo de Yoga, funcionando como um guia para o movimento contínuo e suave.
Diferente de estilos de Yoga mais estáticos, o Vinyasa Yoga é caracterizado por movimentos mais coreografados e rápidos. Geralmente, as transições entre posturas são acompanhadas por uma série de movimentos chamados de “vinyasas” ou “saudação ao sol”, que são compostos por uma combinação de posturas como a cobra, prancha e o cachorro olhando para baixo, que auxiliam no fortalecimento e alongamento do corpo.
Os praticantes desse estilo são incentivados a seguir o fluxo natural da respiração, se movimento de uma postura para outra com consciência e graciosidade. A transição contínua ajuda a construir resistência, equilíbrio, força e flexibilidade, ao mesmo tempo que promove a concentração mental e a conexão entre corpo e mente.
Entre os benefícios dessa prática, podemos destacar: desenvolvimento da capacidade de respirar conscientemente, liberação de tensão emocional e física, melhoria da resistência cardiovascular, aumento da consciência corporal e do equilíbrio, entre outros.
Essa é uma ótima solução para quem deseja combinar movimentos físicos, respiração consciente e meditação em uma prática de Yoga.
- Yoga e Alinhamento
Este estilo é focado na precisão e alinhamento de posturas, usando vários acessórios, como blocos, almofadas e cintos, para ajudar na prática. A proposta deste estilo aqui é mover-se com cuidado e atenção. Nele, as posturas são cuidadosamente exploradas, por meio da percepção mais detalhada dos alinhamentos do corpo.
Com permanência mais longa em cada uma das posturas, o praticante consegue realizar os ajustes necessários para permitir que a energia flua internamente, e o uso de acessórios são valiosos para que o Yoga consiga se adaptar a você, e não o contrário. O objetivo deste estilo é trazer alongamento, flexibilidade e melhoria da postura, proporcionando uma conexão mais profunda entre você e o seu corpo físico.
- Kundalini Yoga
Essa é uma prática mais energética e espiritual, envolvendo técnicas de respiração, posturas, meditação e mantras, com o intuito de despertar a energia vital que reside na base da coluna vertebral.
O Kundalini Yoga se concentra no despertar da energia Kundalini, que é considerada a energia primordial adormecida dentro de cada um. A prática envolve a combinação de posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayama), mudras (gestos com as mãos), cantos de mantra, meditação e sequência específica de movimentos, chamados de kriyas.
A energia Kundalini é representada como uma serpente enroscada na base da coluna vertebral. O intuito é despertar essa energia e permitir que ela flua por meio dos canais energéticos do nosso corpo, equilibrando e ativando os chakras.
Algumas das característica específicas do Kundalini Yoga incluem:
- Uso de técnicas de respiração específicas, como a respiração de fogo, para aumentar a energia e purificar o corpo;
- Incorporação de mudras, que são gestos feitos com as mãos para canalizar a energia;
- Recitação de mantras e cantos de sons sagrados para estimular a consciência e a mente;
- Prática de meditação com foco na visualização, repetição de mantra ou concentração em pontos específicos de energia do corpo;
- Ênfase na experiência pessoal e direta, encorajando os praticantes a explorarem seu próprio potencial e consciência.
- Yoga Restaurativo
Esse é um estilo mais passivo e suave, que usa acessórios como cobertores e almofadas para apoiar o corpo em posturas de relaxamento prolongado.
Esses são apenas alguns dos exemplos de muitos estilos de Yoga que existem. Cada um pode ser praticado por pessoas de diferentes níveis de habilidade física e experiências, e todos eles oferecem benefícios para a saúde física, espiritual e mental.
Conheça o Gaya Bem-Estar
Venha conhecer o Gaya, um centro de Bem-Estar com Yoga e SPA preparado para receber as pessoas que estão buscando pela prática, aqui, às suas necessidades pessoais serão atendidas. Nossa equipe é altamente qualificada e preparada para tornar a prática acessível para todos, oferecendo ferramentas transformadoras que podem ser usadas além do tapete.
Saiba mais também sobre a Dani, uma das fundadoras do Gaya Bem-Estar e professora há quase 20 anos, ela é bióloga de formação, e especialista em Yoga pelas Faculdades Integradas Espírita. Ela tem experiências internacionais que conquistou ao longo da jornada de estudo nesta filosofia.
Fez sua formação profissional em Nova York e na Califórnia, alcançando a qualificação máxima, E- 500h e YACEP (Yoga Alliance Continuing Education Provider), pela Yoga Alliance, instituição que reconhece e atende às exigências de formação profissional. Ela está pronta para te acolher e guiar nesta jornada.
Para saber mais sobre os estilos de Yoga acesse o link. E confira mais conteúdos como este no nosso blog e siga a nossa conta no Instagram, estamos sempre compartilhando muitas novidades e dicas valiosas sobre bem-estar, Yoga, saúde e muito mais.