6 livros sobre yoga essenciais para quem quer se aprofundar na prática

6 livros sobre yoga essenciais para quem quer se aprofundar na prática

Como uma filosofia de vida milenar que vai de encontro à perfeita sintonia entre corpo e mente, o yoga é um convite à aprendizagem constante. Isso porque, além de envolver o controle da respiração, movimentos corporais e pensamentos, também trabalha o autoconhecimento e a percepção individual. Assim sendo, a busca pelo desenvolvimento no yoga é uma constante na vida de seus praticantes.

Mas, para desenvolver a compreensão sobre o que é yoga e qual é o caminho para a luz, é importante se dedicar a estudar seus princípios. E, neste sentido, ler livros sobre yoga ainda é uma ótima forma de ir além da realização das posturas no tapete.

Deseja aprofundar seu conhecimento do yoga para iniciar novos ciclos com bem-estar e equilíbrio?

Encontre, neste post, as principais leituras recomendadas pela nossa equipe para se aprofundar nessa filosofia milenar e aprender melhor sobre como praticar yoga:

1. O coração do Yoga, de T. K. V. Desikachar

Para iniciar sua jornada pelo conhecimento do yoga você pode começar pela obra “O Coração do Yoga”, de T. K. V. Desikachar – filho do mestre Sri Tirumalai Krishnamacharya. 

De maneira didática e completa, o livro ajuda a entender o que é o Yoga, qual sua história e como se tornou uma filosofia de vida.

Passando pelos principais elementos do yoga, como filosofia, meditação, postura e respiração, o autor mostra uma forma personalizada de praticar yoga. Essa adaptação ao praticante é, inclusive, uma das principais heranças deixadas por seu pai.

2. Iyengar Yoga: posturas principais, de B. K. S. Iyengar

Indicado principalmente para quem sente dificuldade em realizar as posturas de yoga, o livro “Iyengar yoga: posturas principais”, de B. K. S. Iyengar, é outra leitura recomendada.

Ele fala sobre o método Iyengar Yoga, respeitado internacionalmente pelo seu estilo rigoroso e pela sua sofisticada compreensão das posturas do yoga, que desenvolvem força, flexibilidade e resistência. 

A obra traz imagens sobre cada postura sob diversos ângulos, e é voltada tanto para praticantes experientes quanto para quem está começando e quer conhecer melhor o método.

Uma maneira de entender melhor suas posturas e superar seus próprios limites.

3. Os Yoga Sutras de Patanjali, traduzido e comentado por Sri Swami Satchidananda

Considerado um clássico entre os livros de yoga, “Os Yoga Sutras de Patanjali” é fundamental para o entendimento da base do yoga. Disponível em inglês, com o título The Yoga Sutras of Patanjali, tradução e comentários do mestre Sri Swami Satchidananda, também tem sua versão em português.

É um manual completo sobre a prática do Raja Yoga, uma modalidade que trabalha a concentração, meditação e auto realização. Mas, além disso, fornece ensinamentos sobre ética e posturas e também instruções para lidar com os desafios da rotina.

Um livro para ser lido e relido. Afinal, é importante lembrar que Patajali foi o responsável por compilar textos antigos e a partir disso tornar o yoga filosofia.

4. Mudrás: as mãos como símbolo do Cosmos, de Ingrid Ramm-Bonwitt

No livro “Mudrás: as mãos como símbolo do Cosmos”, de Ingrid Ramm-Bonwitt, você vai entender mais sobre esse posicionamento de mãos tão presente no yoga. Um símbolo que pode representar determinados estados e processos de consciência, além de sintonizar seus praticantes a esses patamares.

De maneira ilustrada e fácil de entender, a obra traz desenhos e representações das mudrás, além de curiosidades sobre seus nomes, traduções e aplicações. O gesto também se faz presente na dança indiana, na iconografia hindu, no budismo, entre outras áreas.

Então, essa é uma obra que traz mais informações sobre como se aplica em diferentes vertentes.

5. Yoga, imortalidade e liberdade, de Mircea Eliade

Escrito pelo filósofo e historiador Mircea Eliade, “Yoga, imortalidade e liberdade” resgata as origens do yoga sob a ótica da fisiologia, metafísica, psicologia e terapia. Um resgate aos conceitos que baseiam o bramanismo, dravidismo, hinduísmo e tantrismo, além da alquimia, folclore e devoção aborígene.

A leitura é indicada especialmente para quem quer aprender ainda mais sobre a cultura indiana e yogi.

6. A moderna ciência do Yoga, de William J. Broad

E, para fechar a seleção de livros sobre yoga essenciais para quem quer se aprofundar na prática, não poderíamos esquecer do best-seller mundial “A moderna ciência do Yoga”.

Escrito pelo jornalista William J. Broad, do jornal The New York Times, a obra traz artigos científicos que comprovam os benefícios do yoga e também propõe o rompimento de alguns de seus principais mitos.

O livro traz uma visão sobre o yoga dentro da cultura ocidental e as principais consequências de sua modernização. Leve e fácil de ler, é muito recomendado para quem quer iniciar no yoga e conhecer mais a fundo seu potencial transformador.

Gostou das nossas sugestões de obras literárias sobre essa filosofia de vida milenar?

Aproveite para conferir também outros artigos sobre yoga que já publicamos aqui no blog do Gaya Bem-Estar:

Conclusão

Esperamos que este post tenha ajudado você a ampliar sua visão sobre o yoga.

Quem sabe este é o chamado que precisa para você se aprofundar ainda mais em seu estudo e descoberta?

Muitas pessoas se surpreendem ao começar a desbravar a filosofia do yoga e a inserir sua prática na rotina. Não é à toa que alcança o coração de cada vez mais praticantes em todo o mundo.

Veja só o depoimento de um dos nossos profissionais de yoga, Edgar Martins, sobre a experiência dele com essa descoberta constante e transformadora:

E você, quer compreender mais sobre o que de melhor o yoga pode oferecer e onde praticar yoga em Curitiba? Sinta-se convidado para conhecer o nosso espaço, um oásis de relaxamento dentro da cidade. No Gaya Bem-Estar, ajudamos a inserir o yoga na vida das pessoas como uma verdade de vida para que possam sentir, na prática, seus reais benefícios.

Deixe uma resposta