A libertação a partir do yoga: como a prática pode libertar?

A libertação a partir do yoga: como a prática pode libertar?

Em algum momento da vida você já se sentiu limitado e desejou profundamente a liberdade? É certo que com o isolamento social, decorrente da pandemia, essa sensação tenha se tornado comum a milhares de pessoas em todo o mundo. Mas o que ainda pouco se fala é sobre como o yoga pode promover a libertação do praticante e transformar sua vida.

Mais do que uma atividade física, estamos falando de uma filosofia milenar que para muitos hoje é percebida como um estilo de vida. Acredite: o yoga pode promover mudanças realmente significativas em sua jornada, desde que se sinta seguro e preparado para isso.

Mas, por trás de todos os benefícios proporcionados pelos ásanas (posturas) está um propósito ainda maior: a libertação, ou simplesmente Moksha.

Vamos entender mais sobre como o yoga pode impulsionar sua jornada pelo autoconhecimento e superação? Neste post vamos desmistificar o conceito do Moksha e também mostrar como essa prática milenar pode te ajudar a vencer seus próprios limites para que possa viver bem e em paz.

Continue com a gente!

Yoga como libertação: conheça o conceito do Moksha

Com origem em sânscrito, Moksha quer dizer liberação, liberdade ou libertação. Considerado o objetivo final do yoga, é o último dos “purusharthas” – o que o ser humano mais busca em sua existência – de acordo com a tradição védica. Isto é, funciona como uma espécie de iluminação espiritual a qual todo praticante de yoga deseja alcançar um dia.

Moksha é se libertar não só de sentimentos indesejáveis como também de condicionamentos físicos, de karmas, de pensamentos, de misérias existenciais e da passagem do tempo. Vence até mesmo a morte. 

Proporciona uma verdadeira mudança de visão sobre si mesmo. Como um resgate final da alma ou consciência, traz fim ao sofrimento.

Assim sendo, na filosofia hindu ele é visto como o ponto mais alto para se alcançar um estado superior de consciência. É citado, inclusive, no budismo e jainismo com outras interpretações.

Logo, já dá para imaginar que exige muito comprometimento, dedicação e acima de tudo o autodesafio. Certo? Por mais que todos queiram atingir esse estágio, sua trajetória de aprendizado é tão importante quanto alcançar o objetivo. E acredite: não é impossível, mas sim motivador!

Isso porque estamos sempre aprendendo, até mesmo nos momentos em que sentimentos como raiva ou tristeza aparecem inesperadamente em nossas vidas. O que precisamos ter, muito claro, em nós, então, é que podemos nos libertar do que julgamos ser ruim.

Leia também:

Benefícios do Yoga para a libertação

A aplicação do Moksha no yoga se trata da jornada pelo autoconhecimento, quando o praticante pode desenvolver a aceitação de si, do outro e do mundo como ele realmente é. Uma forma de se libertar, inclusive, de traumas, sentimentos e percepções negativas sobre si mesmo que até então o aprisionavam.

Ajuda a promover a autoconsciência, o autodesenvolvimento e a constante superação no dia a dia. Permite, ainda que possamos conhecer melhor e sem julgamentos depreciativos quem realmente somos em essência. 

Ir em busca do Moksha e compreender seu significado, na prática de yoga, ajuda a reduzir a sensação de que falta algo, além de promover a aceitação de que somos tudo o que buscamos.

Um modo de superar a ignorância e o apego pelas experiências e paixões terrenas, incluindo dinheiro, ego, ganância e poder.

A libertação no yoga permite que cada um possa corrigir a visão de que seu próprio “Eu” é alguém limitado e infeliz. Isso porque acredita que a maior parte do sofrimento humano tem origem nas noções equivocadas atribuídas a ele.

Um exemplo muito claro disso é a diferença que podemos perceber entre a cognição da palavra arrependimento e o pensamento “Eu estou arrependido”. Pois, quando nos deparamos com a palavra isolada, ela não nos causa desconforto. Mas pensar e verbalizar que se está arrependido vem carregado de sentimentos e significados. Concorda que a frase entre aspas parece muito mais forte e negativa que a palavra sozinha?

É aí que entra a importância da exploração e também experimentação, incluindo erros e acertos, no yoga.

A prática traz a consciência de que não somos perfeitos, mas podemos trabalhar todas as aflições internas para poder compartilhar com o mundo quem podemos ser de melhor.

Em uma sociedade tão movida a compromissos, pressa e velocidade, nada melhor do que expandir as capacidades da nossa mente e romper ideias que nos trazem limitação.

Quando o praticante de yoga alcança o Moksha ele não se vê mais limitado às circunstâncias, emoções e situações que estão a sua volta, mas livre.

Conclusão

Tem interesse em se aprofundar no conhecimento de yoga, de desenvolver o senso de consciência sobre si mesmo e de iniciar sua jornada de libertação rumo ao Moksha? Você pode dar seu próximo passo ao buscar um studio de yoga perto de você.

Se estiver em Curitiba, sinta-se bem-vindo a fazer uma aula experimental de yoga no spa Gaya Bem-Estar. Nós acreditamos no yoga como uma prática que vai muito além da realização de posturas e meditações, mas que transforma vidas!

Com uma grade flexível, diversos horários disponíveis, planos ilimitados e a oferta de diferentes estilos de yoga, temos professores capacitados e certificados. Buscamos preservar a percepção de que sempre vai existir um estilo de yoga mais adequado para o seu momento.

Nosso espaço está localizado dentro da cidade e funciona como um refúgio de paz e relaxamento onde o cuidado com o seu bem-estar é a premissa. 

Ainda não sente segurança de praticar essa filosofia milenar fora de casa, seja em função das suas próprias preferências, horários ou pandemia?

Se preferir praticar yoga sem sair de casa, também disponibilizamos uma plataforma digital para que possa aprender online no conforto e segurança de seu próprio lar.

Para conhecer mais sobre nós assista este vídeo em que a professora Amanda Silva dá dicas para se praticar yoga em qualquer lugar:

Este post sobre a libertação a partir do yoga foi útil para você? Esperamos que possa te inspirar a impulsionar seu encontro com a autoconsciência. Para continuar estudando sobre o tema, confira um eBook exclusivo e gratuito sobre os principais ensinamentos do yoga para aliviar o estresse no dia a dia.

Deixe uma resposta