Automassagem: é possível relaxar em casa!

Automassagem: é possível relaxar em casa!

Está sentindo falta de uma massagem, não é? 

  • Relaxar;
  • Acabar com as dores no corpo;
  • Desfazer os nódulos de tensão;
  • Fugir do caos do mundo lá fora;
  • Fugir do estresse;

Você sente falta de todos os benefícios que a massagem e uma ida ao spa trazia para a sua vida?

Sabemos que, para quem já experimentou fazer massagens com profissionais e já tinha se acostumado a fazer isso com frequência, está sendo mais difícil buscar momentos de relaxamento…

Pois é, a ajuda de um profissional faz toda a diferença. Assim como um ambiente de relaxamento que proporcione a criação de um momento especial.

Mas, e se nós revelarmos que é possível ter esses momentos com a massagem, em casa mesmo?

Calma, nós não queremos substituir a sensação que é estar em um spa, com espaços que são criados para que as massagens tragam o máximo do conforto e do relaxamento. Não é tão fácil assim…

Mas sim, podemos tornar esse momento em casa mais fácil e sem deixar o bem-estar das massagens de lado.

E como isso é possível? Com a automassagem!

Portanto, se você está procurando uma forma de trazer a massagem para a sua vida, nesse período em que estamos em casa, chegou a hora de descobrir como.

Afinal, é exatamente nesse momento que não devemos deixar de lado nenhuma atividade que nos promova o bem-estar e seja benéfico para a nossa saúde mental.

Mas, você sabe como fazer automassagem?

Para que você crie um momento de relaxamento único para os seus dias, resolvemos trazer dicas essenciais para quem está tentando praticar a automassagem.

Quer relaxar? Então vamos juntos até o fim do conteúdo!

A importância da automassagem para a saúde do seu corpo no atual contexto

Antes de trazer algumas dicas sobre como praticar a automassagem, é importante que você entenda como, no atual contexto, é essencial que você promova esses momentos de intimidade e relaxamento com você. 

Você sente alguns dos sintomas?

  • Aumento do estresse;
  • Crises de ansiedade;
  • Aumento das dores no corpo;
  • Aumento da tensão corporal;

Neste momento, muitas pessoas estão relatando estarem sentindo um aumento nessas sensações e sintomas. Seja pela situação como um todo, por ter que ficar dentro de casa, por estar trabalhando em modelo de home office….

Em home office é muito importante tomar cuidado com a postura! Saiba mais sobre esse tema em outro artigo do nosso blog! >

Os motivos para você sentir tudo isso são muitos. 

Portanto, fica claro a razão pela qual você precisa investir em alguma atividade que proporcione bem-estar e faça com que esses sintomas e sensações desapareçam, certo?

É aí que a automassagem surge como uma solução capaz de aliviar, pelo menos um pouco, o peso do momento.

Como fazer automassagem?

Agora que você entendeu porque pode estar precisando da automassagem, vamos te ensinar um pouco sobre como você pode fazer! Vamos lá?

Importante: todas as dicas que serão apresentadas aqui foram validadas e aprovadas pelos massoterapeutas do Gaya Bem-Estar, profissionais com anos de profissão e experiência. 

Confira o passo a passo para fazer a automassagem:

1. Primeiro passo: encontre o lugar ideal

A automassagem é quase que um ritual, como a meditação. Por isso, indicamos que você encontre um local confortável, silencioso e que promova esse bem-estar que você está buscando.

Sentar no chão pode ser uma ótima escolha, visto que vamos indicar que você deite em algum momento.

Mas, se não tiver aqueles colchões de atividades físicas ou um tapete de yoga, não esqueça de colocar algo embaixo para deixar mais confortável, ok?

2. Segundo passo: desligue o celular

Como acabamos de falar: a automassagem pode sim ser vista como um ritual. Portanto: sem interrupções!

Se você está procurando relaxar e deixar o estresse de lado, saiba que nesse momento o celular só vai atrapalhar. 

A não ser que você utilize-o para colocar uma música relaxante ao fundo. Fica ao seu critério! Mas nada de ficar rolando o feed, tudo bem?

3. Terceiro passo: cabeça 

Agora que você já se preparou, chegou a hora de começar!

Nossa cabeça como um todo sofre muito com as tensões do dia a dia. Portanto, vamos começar com ela.

Comece pelo seu couro cabeludo, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos. Pode fazer isso com a intensidade que achar melhor, o segredo é se sentir confortável nesse momento.

Continue fazendo os movimentos circulares por toda a cabeça! Do topo até a base do crânio.

Depois disso, encha a sua mão com os cabelos e puxe-os um pouco. Faça isso também em toda a extensão da sua cabeça.

O rosto faz parte da sua cabeça, então depois dos passos acima, podemos começar a massagear nosso rosto.

Caso você ache melhor utilizar um óleo de massagens no rosto, ou um hidratante, pode utilizar. 

Aqui, o segredo também será buscar o conforto nos movimentos, mas sempre realizando-os de dentro para fora.

Na testa, ao redor dos olhos, nas maçãs do rosto…

Busque também apertar um pouco as suas têmporas (essa parte ao lado dos olhos). Isso pode ajudar a relaxar um pouco. Também, enquanto traz essa intensidade para o local, faça movimentos circulares.

4. Quarto passo: pescoço

Pode ser que a sua tensão esteja bem concentrada no pescoço. É onde todo mundo sente uma tensão maior.

Grande parte disso é ocasionado pela má postura.  Portanto, sempre mantenha a sua atenção na forma como você se senta, ainda mais agora, para quem está fazendo home office e que não possui uma cadeira e mesa adequadas.

De qualquer forma, no pescoço você também poderá usar algum óleo de massagem ou algum hidratante, assim a sua mão se movimenta com mais facilidade.

Desça da base da cabeça até o início da coluna, sempre com essa movimentação descendente, exercendo aquela intensidade confortável que já conversamos.

Fique um tempo no pescoço para relaxar bem.

5. Quinto passo: costas

Chegou a hora de deitar!

A ideia aqui é utilizar algumas bolinhas de tênis, caso seja possível, para deitar em cima delas. Coloque-as na região das escápulas e também na região lombar.

É claro que as costas acabam sendo um pouco mais difíceis de massagear, mas só de deitar em uma superfície não muito macia (como o chão), você já vai estar exercendo um pouco de intensidade sobre a musculatura.

Sinta onde estão os maiores pontos de tensão e tente relaxar nessa posição. Aproveite que está deitada(o) e também massageie o seu peitoral, de dentro para fora.

6. Sexto passo: pernas

Por fim, suas pernas também merecem descanso.

Ainda deitada(o), leve as duas pernas para o mesmo lado. Depois para o outro. Igualmente relaxante é você alongá-las, levantando uma de cada vez. 

Depois, sente-se e busque tocá-las e massageá-las com intensidade. Tente sentir onde estão as tensões, para dissolvê-las.

Prepare-se para relaxar!

Conseguiu entender como é possível fazer a automassagem em casa? Você não precisa deixar de lado os momentos de relaxamento que tinha em sua rotina normal.

E, se você nunca tinha feito massagens antes, essa é uma boa forma de começar a entender o poder de relaxamento que elas possuem.

Além disso, também é possível investir em outras atividades enquanto está em casa, como o yoga e a meditação. 

Estamos juntos com você para tentar deixar esse momento mais leve e com investimento na sua saúde.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que aproveite as nossas dicas. Não deixe de acompanhar o nosso blog para levar mais bem-estar e saúde para a sua vida.

Deixe uma resposta