Como montar uma aula de Yoga: em busca de uma prática consciente

Como montar uma aula de Yoga: em busca de uma prática consciente!

Você sabe como montar uma aula de Yoga? Se você já tentou fazer isso, sabe que não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Esse é um dos grandes desafios enfrentados por aqueles que ensinam a prática. 

Como professores de Yoga, sabemos que muito do que é ensinado para o aluno durante a aula pode ter efeitos que vão atingi-lo após a saída do studio!

Afinal, o yoga vai além do tapete!

“Essas instruções podem se espalhar em ondas de significado muito tempo após uma aula terminar, tocando suas vidas em sentidos que nem imaginamos e, por isso, é tão importante olhar para a docência como uma ferramenta de transformação muito poderosa.”Daniela Reis, Professora e Fundadora do Gaya Bem-Estar

O sentido e a filosofia do Yoga vão entrar na vida do aluno de maneira a provocar transformações profundas nele e naqueles que o cercam. Portanto, se você é um professor ou professora de Yoga, precisa se lembrar disso.  

O papel dos professores é muito importante e fundamental para a sociedade.

A respeito do que acreditamos ser um dos maiores desafios como professor ou professora de Yoga:

“Manter a criatividade alta para montar tantas aulas semanais e, ainda por cima, encontrar uma razão para sequenciar as posturas de yoga dessa ou daquela maneira, sem parecer um sorteio de cartas aleatórias. Além disso, não perder esse foco sobre a nossa responsabilidade sobre a transformação que oferecemos aos nossos alunos!”  – Daniela Reis, Professora e Fundadora do Gaya Bem-Estar

Para começar a montar a sua aula, podemos escolher posturas que queremos que façam parte de uma prática específica e vamos chamá-las de “posturas chave”. 

Depois de pensar na postura chave, você pode pensar no que mais vai acontecer durante os 60 minutos de aula: 

  • Como começar a prática?
  • Em que parte da aula essa “postura chave” vai estar? 
  • E depois dela, o que vai acontecer? 

Um dos grandes desafios é estabelecer o que vai guiar e aula e fazer a ligação entre todas as posturas para conversar com o seu objetivo. 

As aulas de Yoga pensadas sem lógica podem trazer até consequências mais graves, como, por exemplo, alunos machucados porque fizeram uma postura sem estarem prontos!

Isso vai no caminho contrário à filosofia ensinada pelo Yoga. Afinal, ninguém vai para uma aula de Yoga, relaxar e meditar para, no fim, sair com algum machucado ou dor, não é mesmo?

Para que você consiga criar essa sequência de posturas com consciência, segurança e harmonia, preparamos um guia especial que você pode conferir no fim desse texto. 

É um e-book gratuito! 

Um material escrito por Daniela Reis, Fundadora do Gaya Bem-Estar e Professora de Yoga há 20 anos, que tem como objetivo mostrar que uma aula de Yoga deve ser elaborada com cuidado.

Assim, criar aulas de Yoga vai ficar mais fácil e você vai conseguir fazer isso de uma maneira mais consciente. 

Antes de mostrar esse guia, vamos dar algumas dicas gerais para você ter um gostinho do que tem nele. Confira ao longo desse conteúdo. 

Aulas de Yoga conscientes 

Embora as aulas sem lógica  de movimentos ou sem uma meditação no final sejam muito mais comuns do que deveriam, esses não são os únicos problemas na hora de montar uma aula consciente. 

O Yoga pode ser praticado por todo mundo, por isso, é importante que a aula seja pensada para diferentes corpos e com capacidades distintas.

Você que é professor ou professora e dá aulas de Yoga está sendo consciente na hora que planeja e idealiza as suas aulas? Ou você faz uma  aula focada naqueles que têm mais experiência e esquece os novos praticantes? 

“O Yoga é, acima de tudo, um processo de autoconhecimento e autoinvestigação, uma maneira de olharmos para dentro de nós e a partir dessas reflexões, trazer insights para uma vida mais plena e equilibrada!” – Daniela Reis, Professora e Fundadora do Gaya Bem-Estar

Por mais difícil que seja montar uma aula de Yoga, não adianta você criar uma sequência e fazer movimentos que poucos vão conseguir acompanhar.

Como montar uma aula de Yoga

Agora, para entender como você pode criar uma sequência legal e consciente, trouxemos algumas dicas dos principais pontos que vão estar bem mais aprofundadas no material que fizemos, só para você continuar sentindo esse gostinho, confira: 

  • Escolha a postura chave para a sua prática;
  • Liste uma grande lista com as características possível dessa postura;
  • Em cada um dos itens, pense em posturas mais simples que ajudam a ensinar a mais avançada;
  • Pense em posturas que vão vir depois da postura chave, para acalmar o corpo e a mente do aluno;
  • Com as posturas montadas, coloque na ordem;
  • Faça um pouco de meditação no fim da prática. 

Para entender melhor cada uma dessas dicas e colocá-las em prática, você pode ler o nosso e-book e criar aulas de Yoga de uma maneira muito mais consciente e acessível para todos!

Afinal, todo mundo pode aperfeiçoar o seu método de ensino e esse é o assunto do próximo tópico.

Aperfeiçoar o seu método de ensino

Por mais experiente que você seja como professor de Yoga, o processo de aprendizagem é constante e nunca acaba. Você já deve saber disso.   

“Um bom professor precisa sair da esfera idealizada de uma aula cheia de desafios e se descobrir em um novo planejamento em que o nosso foco é olhar o aluno que temos, com as limitações naturais de cada um, para que aos poucos ele possa evoluir!” – Daniela Reis, Professora e Fundadora do Gaya Bem-Estar.

E é por isso mesmo que é importante nunca esquecer e estar sempre relembrando tudo aquilo que o Yoga significa. Afinal, se a própria prática que é milenar ainda está evoluindo, é seu papel evoluir também

O seu desenvolvimento pode vir de diversos tipos de conhecimentos.por exemplo, você sabe qual é a diferença entre movimento e ação? Eles podem parecer sinônimos, mas, acredite, não são. 

O movimento é bruto e as ações são forças invisíveis que aplicamos para criar o movimento. 

Interessante, né? 

Temos muito conteúdo que vai ajudar na sua jornada pelo aperfeiçoamento como professor de Yoga no nosso e-book “Além das posturas: como montar aulas de Yoga com consciência, segurança e criatividade”.

Juntos, podemos criar um Yoga mais consciente e acessível a todos. Vamos compartilhar esse conhecimento com as pessoas ao seu redor e com o mundo.  

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Unidade Juvevê - Gaya Bem-Estar

Rua Barão de Guaraúna, 483 – Juvevê – Curitiba/PR

Seg à Sex – 07h às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Unidade Praça do Japão - Radisson Hotel

Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Nomaa Hotel - Gaya Spa

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 10h às 20h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Fuso Hotel - Gaya Spa

Serv. José Cardoso de Oliveira, 633 – Jurerê – Florianópolis/SC

Seg à Sab – 12h30 às 20h
Dom e Feriados – 10h30 às 18h

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp